Pesquisa infraestrutura parte 3 – aeroportos brasileiros

Pesquisa infraestrutura parte 3 – aeroportos brasileiros

Numa série de 3 artigos destinados a infraestrutura brasileira, você conhecerá mais sobre as rodovias, os portos e os aeroportos do país. Informações sobre qualidade, tamanho, quantidade e outros dados relevantes serão apresentados sobre cada um dos modais de transporte avaliados. Ao final de cada artigo o autor também apresenta algumas curiosidades ou informações gerais sobre história, geografia e economia do Brasil. O primeiro artigo da série foi sobre os portos; o segundo tratou das rodovias e este será sobre os aeroportos.

 

aeroporto aviões logística infraestrutura brasilExistem cerca de 4000 aeroportos e aeródromos no Brasil, sendo 721 com pistas pavimentadas, incluindo as áreas de desembarque. O país tem o segundo maior número de aeroportos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado nas proximidades de São Paulo, é o maior e mais movimentado aeroporto do país, grande parte dessa movimentação deve-se ao tráfego comercial e popular do país e ao fato de que o aeroporto liga São Paulo a praticamente todas as grandes cidades de todo o mundo. O Brasil tem 34 aeroportos internacionais e 2 464 aeroportos regionais.

Um aeroporto é uma área com a infra-estrutura e os serviços necessários para o atendimento de aterrisagens e decolagens de aviões.

Aeroportos precisam ser de fácil acesso a estradas, para o transporte de passageiros, trabalhadores e carga do aeroporto a outras cidades. Para esse fim, alguns aeroportos também possuem acesso a ferrovias (carga),e metrô (passageiros). Além disso, aeroportos movimentados possuem equipes de emergência como bombeiros e pronto-socorros, para a eventualidade de um acidente.

O crescimento vigoroso do setor aéreo no país tem estimulado o apetite das companhias estrangeiras pelo mercado brasileiro, aponta um levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

As empresas nacionais têm perdido participação principalmente nas ligações de longo curso, como para os Estados Unidos e a Europa”, diz Elton Fernandes, professor da Coppe/UFRJ e presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA).

O avanço das estrangeiras é reflexo de uma política de abertura do mercado adotada pela Anac nos últimos anos, que inclui a instituição da liberdade tarifária e os acordos bilaterais, que permitem a operação de voos internacionais. O Brasil possui acordos com 78 países, dos quais 40 foram negociados a partir de 2008. O foco é a livre determinação, pelos países signatários, do número de voos e a escolha de rotas e cidades de destino.

Maior Aeroporto do Brasil – Guarulhos em SP

Em 20/01/2007, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos comemorou 22 anos de operações.

Ao longo desse período, os números consolidaram a importância deste complexo aeroportuário: 222,3 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram pelos terminais de passageiros, através de 2,9 milhões de operações de pousos e decolagens que transportaram cerca de 6,9 milhões de toneladas de cargas.

Atualmente, o Aeroporto de Guarulhos opera com dois terminais. São 44 empresas aéreas nacionais e internacionais, regulares, cargueiras e charters que utilizam 260 balcões de check-in.

Mais de 40 diferentes modelos de aeronaves utilizam as duas pistas do aeroporto, uma com 3.700 metros e outra de 3 mil metros de extensão, que recebem, em média diária, 475 operações de pouso e decolagem .

De Guarulhos partem e chegam vôos procedentes e com destino a 26 países e 117 cidades nacionais e estrangeiras. A rede comercial dos terminais de passageiros é formada por 177 pontos comerciais.

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro (IATA: GRU, ICAO: SBGR) (conhecido popularmente também como Aeroporto de Cumbica), é o principal e o mais movimentado aeroporto do Brasil, localizado no estado de São Paulo, na cidade de Guarulhos, no distrito de Cumbica, distante 25 quilômetros do centro de São Paulo, principal metrópole que o aeroporto serve.

Maior terminal de Cargas do Brasil e da América do Sul – Aeroporto de Viracopos / Campinas (SP)

O Brasil tem no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, São Paulo, o aeroporto de transporte de carga aérea. O Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (IATA: VCP, ICAO: SBKP) está localizado a 20 quilômetros do centro de Campinas e a 99 quilômetros de capital paulista. O aeroporto é referência do crescimento industrial da cidade de Campinas, e movimenta primariamente o tráfego de carga.

O velho campo de pouso, como era chamado, tornou-se um dos principais pontos de conexão da América Latina. O Terminal de logística de Carga de Importação e Exportação possui uma área de mais de 81 mil metros quadrados. Viracopos apresenta o maior terminal de cargas da América do Sul. O Terminal de Logística de Carga de Importação e Exportação tem capacidade de processar até 720 mil toneladas de carga aérea por ano.

Movimento Operacional de Viracopos

[table id=8 /]

A importância de Viracopos pode ser mais bem visualizada a partir de alguns indicadores:

– Geração de mais de 7.000 empregos diretos e indiretos;

– Concentração de cerca de 500 importadores regulares expressivos para o comércio exterior brasileiro, destacando-se Embraer, Motorola, Mercedes Benz, Samsung, Volkswagen e LG.

Principais Aeroportos Brasileiros

O Brasil possui aeroportos administrados pela Infraero e pelos Municípios. Os aeroportos administrados pela Infraero, são os regularmente servidos pelas grandes empresas aéreas. Os aeroportos brasileiros servidos pela infraero são:

Aeroportos Internacionais no Brasil, administrados pela Infraero:

[table id=9 /]

Sigla IATA ou código aeroportuário IATA é um código composto por três letras que designa os aeroportos em todo o mundo. É definido pela Associação Internacional de transportes Aéreos (em inglês, International Air Transport Association – IATA). Os caracteres destacadamente mostrados nas etiquetas de bagagens anexadas nos balcões de check in são um exemplo da utilização de tais códigos.

Sigla ICAO ou código aeroportuário ICAO é um código composto por quatro letras que designa aeroportos em todo o mundo. É definido pela Organização da Aviação Civil Internacional (em inglês, International Civil Aviation Organization – ICAO).

No Brasil são usados os seguintes códigos ICAO: SB,SD,SN,SS,SW

Conhecendo mais o Brasil:

O Estado de Minas Gerais é o Estado brasileiro com o maior número de cidades, com 853.

Os Estados de Roraima e do Amapá, são os Estados com o menor número de cidades, tendo cada estado 15 e 16 cidades respectivamente.

O maior estado brasileiro é o Estado do Amazonas com uma área de 1.570.745,6 km2.

O menor estado brasileiro é o Estado de Sergipe com uma área de 22.050,3 km2.

Os 3 maiores municípios brasileiros por área são:

1. Altamira no Pará, com área de 159.696 km2.

2. Barcelos no Amazonas, com área de 122.476 km2.

3. São Gabriel da Cachoeira no Amazonas, com área de 109.185 km2.

Os 3 menores municípios brasileiros por área são:

1. Santa Cruz de Minas em Minas Gerais, com área de 2,9 km2.

2. Águas de São Pedro em São Paulo, com área de 3,6 km2.

3. Madre de Deus na Bahia, com área de 11,1 km2.

[nggallery id=3]

Fontes de Pesquisa: IBGE, INFRAERO, ANAC, DAC

 

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Ludmar Rodrigues Coelho é administrador de empresas e possui pós-graduações em MBA Executivo em gestão empresarial pela UFSC e MBA Executivo em Negócios Financeiros pela FGV-RJ.

  • Nyckell Loureto

    Vale a pena ressaltar que a logística aeroportuária é outro setor que carece de investimentos em infraestrutura. Muitos aeroportos que não foram citados não possuem pistas adequadas para recebimento de aviões de grande porte. Tambem carecem de eficiencia no desembaraço e agilidade no que diz respeito ao fluxo de cargas.

  • Renato Rarx Pavan

    Olá, amigos da logística Descomplicada. Estou fazendo o curso técnico em Logística, 1°semestre, em São Pedro. Poderiam me ajudar?

    Preciso fazer um trabalho de TCC sobre algum serviço ou produto novo. Estou estudando a 5 meses e infelizmente, só consegui pensar em consultoria e treinamento a empresas que não tem uma boa Logística. Agradeço antecipadamente e se alguém tiver uma idéia, favor mandar pro meu e-mail. Valew

    rarxpavan@yahoo.com.br

  • Sabrine

    Olá, sou estudante de arquitetura e urbanismo, e estou fazendo meu trabalho final de graduação sobre a mobilidade do modal aéreo no sul de santa catarina, se puderes me enviar informações, artigos, sobre aeroportos fico muito agradecida! Obrigada.

  • Sebastião Jos

    Pelo grande crescimento vôos no Brasil percebemos, que a população esta viajando mais de avião que de onibus.

  • Rodrigo V.

    E nem que existiam cidades tão pequenas!!

  • Rodrigo V.

    Não sabia que existiam tantos aeroportos no Brasil!

  • Denise

    Prezado Ludmar Rodrigues, li um texto seu sobre classes sociais relativo a este ano. Gostaria de saber como conseguiu os números, pois os que tenho são desatualizados

    Grata

    Denise

    • Denise, o Ludmar já escreveu uma atualização para esta matéria, que irá ao ar aqui no Logística Descomplicada em breve. Fique atenta aos novos dados.
      Atenciosamente