Porque a internet tem mudado os profissionais de logística

Porque a internet tem mudado os profissionais de logística

Que a internet veio para ficar, disso ninguém duvida! Já vencemos a era digital e estamos vivenciando atualmente a era pós-digital.

Para os amantes de logística, isso significa a consolidação do modal infoviário, que vem sendo considerado o 6º modal de transporte.

internet-logisticaA infraestrutura primordial desse modal é a própria internet. E os equipamentos de transporte, isso é, por onde as mercadorias (ou informações) transitam são os sites, aplicativos, redes sociais, softwares e por aí vai…

O modal infoviário mudou muita logística por aí!! Quer ver alguns exemplos?

DESCOMPLICANDO A LOGÍSTICA DE DOCUMENTOS

No passado, quando alguém te pedia cópia dos seus documentos, você precisava levá-los até um local que tirasse uma cópia para você e entregar em mãos ou colocar no correio.

Hoje, basta fazer um scan na sua impressora ou, mais fácil ainda, tirar uma foto do seu celular e enviar para quem te pediu.

Esse envio pode ser feito por email ou dentro de próprios formulários on line disponibilizado pelas empresas que já organizam toda a documentação.

Você não acha que eles irão imprimir e guardar pilhas e pilhas de papel, não é mesmo?

DESCOMPLICANDO A LOGÍSTICA BANCÁRIA

Antes, para pagar uma conta, era preciso esperar o boleto chegar na sua casa, se dirigir até o banco, pegar filas intermináveis para então pagar sua conta.

Atualmente, você acessa sua conta por aplicativos ou com seu login no site dos fornecedores, gera o código de barras e paga pelo internet banking. Isso se você já não colocou em débito automático e nem se preocupa mais com essa atividade…

DESCOMPLICANDO A LOGÍSTICA DOS FORNECEDORES

Há alguns anos seu fornecedor te levava um mostruário gigante dos produtos que ele tinha para você escolher.

Hoje, seu fornecedor tem um site que te mostra todas as opções.

Na verdade se ele não tem um site, há grandes chances de ele sequer continuar sendo seu fornecedor, pois você não tem mais tempo (nem paciência) para ficar olhando mostruários físicos… E na internet você vai encontrar rapidamente todos os concorrentes dele…

DESCOMPLICANDO (OU COMPLICANDO?) A LOGÍSTICA DE BENS DE CONSUMO

Observando o movimento na ótica de um varejista…

No passado, o varejista produzia ou comprava seus bens de consumo, colocava-os na prateleira de sua loja física e esperava os consumidores irem até lá e comprar esses produtos.

Se eram produtos de baixo volume, os próprios consumidores transportavam-nos até suas casas. Se eram produtos maiores, o varejista usava seu caminhão ou uma transportadora para levar esses produtos até a casa do consumidor.

Hoje o novo varejista primeiro monta uma loja virtual. Coloca todos seus bens de consumo a venda na internet. O consumir acessa o site e faz a compra.

Em seguida o varejista vai se preocupar em produzir ou em comprar esse produto que ele vendeu (sim, estou sendo extremista e considerando que essa logística é fácil… Não são todos os produtos que isso se aplica, mas eu conheço várias pessoas que inverteram a ordem produção x venda usando o modal infoviário).

E então o varejista coloca esse produto no correio, fazendo-o chegar até a casa do consumidor.

Nasce aqui um novo profissional de logística: aquele que sabe fazer boas operações da logística de e-commerce.

Porque a dinâmica é diferente, os times envolvidos são distintos mas os conceitos logísticos envolvidos continuam sendo aplicáveis.

Você, como profissional, já está capacitado para a logística da era pós-digital?

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

É economista pela ESALQ/USP e pós-graduada em Administração de Empresas pela IBE/FGV. Coordenou o grupo ESALQ-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial) e liderou equipe de projeção de demanda do LabTrans (Laboratório de Transportes da UFSC). É empreendedora de marketing digital no ramo da logística e idealizadora da série: “Logística em 2 minutos”. Também escreve sobre os bastidores do empreendedorismo no seu blog. Email: contato@prinunes.com.br.

  • Luiz Carlos Da Silva

    Hoje com a tecnologia está muito facil a logística está mais simplificada e com alto atendimento com qualidade na entrega.