Pós-graduação: diferenças entre especialização, MBA, mestrado e doutorado

Pós-graduação: diferenças entre especialização, MBA, mestrado e doutorado

No Brasil, segundo dados do MEC, mais de 1 milhão de estudantes concluem anualmente seus cursos de graduação. Uma minoria já está colocada no mercado de trabalho ao final de seu curso, mas a grande parte dos formandos, concluem a graduação sem perspectivas imediatas de um emprego.

Um dos caminhos naturais é a realização de uma pós-graduação. Opções não faltam. Só entre mestrados e doutorados existem no Brasil mais de 5 mil cursos, além de milhares de outras opções entre MBAs e especializações.

E agora o que fazer? Perguntas nas mentes dos formandos não faltam. Por exemplo: MBA (Master of Business Administration) é curso de Mestrado? Existe pós-graduação gratuita? Quais as melhores especializações com custos baixos?

Duas perguntas podem ser respondidas imediatamente: 1) pós-graduação gratuita é difícil de encontrar, mesmo quando oferecidos nas universidades federais muitos cursos de especialização são pagos. 2) Especializações com custos baixos existem, mas muitas vezes são atrelados ao local e à qualidade.

Existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. Nas opções lato sensu, que significa amplo sentido, temos os cursos de aperfeiçoamento e especialização. Os MBAs são considerados cursos de especialização. Eles têm duração menor (no mínimo 180h para aperfeiçoamentos e 360h para especializações), e são menos exigentes do ponto de vista científico.  São regulados pelo ministério da educação e pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Nos cursos stricto sensu, que significa sentido específico, existem os cursos de mestrado e doutorado. Estes tem uma exigência científica maior, e o aluno deve fazer contribuições claras ao avanço do campo de conhecimento. Um curso de mestrado dura, em média, 2 anos, e o doutorado em média 4 anos. Ao final de um curso de doutorado, o aluno passa a ser chamado de doutor.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Ludmar Rodrigues Coelho é administrador de empresas e possui pós-graduações em MBA Executivo em gestão empresarial pela UFSC e MBA Executivo em Negócios Financeiros pela FGV-RJ.