Profissão e carreira em logística: o que faz o profissional de logística?

Tradicionalmente, formados em administração, economia e engenharia atuam na área. Hoje, com a popularização dos cursos de tecnologia em logística, o número de profissionais no mercado aumentou.

* Por Fernanda Nogueira

profissão e carreira em logísticaUm profissional flexível, disposto a trabalhar em horários alternativos e interessado no funcionamento de outras áreas da empresa é a pessoa ideal para atuar no setor de logística de fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas do país.

O especialista em logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

Com o mercado aquecido devido ao crescimento da economia, profissionais formados em administração, economia e engenharias em geral são procurados para a função. O objetivo é usar os espaços de armazenagem de materiais da melhor forma possível, planejar o transporte desses produtos, tudo de forma rápida e com custo baixo.

Segundo o gerente de operações logísticas da DHL Express, Amaury Vitor, indústrias farmacêuticas, o setor ferroviário e empresas de comércio eletrônico são algumas das áreas que mais recrutam especialistas em logística atualmente. “Essas são áreas que buscam profissionais especializados”, disse.

Quem entra na área em uma função especializada, no caso de conhecer um material, um processo industrial ou um produto, por exemplo, como os engenheiros, ganha mais no início de carreira. Enquanto um técnico e os formados em administração e economia entram na função com ganhos de dois a três salários mínimos, um engenheiro ganha de seis a oito salários mínimos, segundo Vitor.

Quem pretende trabalhar na área precisa ter conhecimentos em informática, para trabalhar com bancos de dados e sistemas, e tem de saber falar outras línguas, para se comunicar com fornecedores e clientes de várias partes do mundo.

Na DHL Express, Vitor é responsável pela distribuição interna de produtos entre os centros de distribuição da empresa. Trabalha em parceria com outros profissionais, como a gerente de engenharia e projetos especiais Roberta Zerbini, formada em engenharia de alimentos.

Roberta desenvolve projetos para clientes que precisam de soluções customizadas e cuida ainda do planejamento de rotas de distribuição e do tamanho das filiais e de espaços em aeroportos.

Outra profissional que atua na área de logística da empresa é Diana Oliveira, formada em direito, e responsável pela regularização dos serviços da empresa perante órgãos públicos, como a Receita Federal e a Infraero.

O que faz o profissional de logística?

É o responsável pela administração de materiais e recursos numa empresa, para otimizar o uso dos espaços e reduzir o tempo e o custo de cada processo. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

Qual o perfil do profissional de logística?

Ser flexível, ter disponibilidade de horários e para viajar, gostar de trabalhar em equipes, saber outras línguas e ter conhecimentos de informática.

Onde atua o profissional de logística?

Atua em fábricas, canais de distribuição, como portos, aeroportos, empresas de transporte, atacadistas e varejistas.

O que estudar para ser um profissional de logística?

Hoje existem cursos técnicos em logísticas, tecnólogos (graduação tecnológica) ou mesmo bacharelados na área. Ainda é possível estudar Engenharias, Administração ou Economia.

Qual o salário inicial médio de um profissional de logística?

O salário varia com a região, o porte da empresa e a qualidade do profissional. Em termos gerais, para nível técnico, formados em cursos tecnólogos, administração ou economia o salário inicial será entre 2 e 4 salários mínimos (menor para cursos mais básicos, maior para os cursos mais avançados). Para graduados em engenharias, o salário inicial chega a ser de 6 a 8 salários mínimos.


* Fonte: G1 Guia de Carreiras, por Fernanda Nogueira


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : terça-feira, 19 out, 2010


  • Alexandre

    Os cursos de ensino a distância podem ser muito úteis, mas adicionam pouco ao currículo do profissional. Pessoalmente, prefiro ler um bom livro e bons artigos do que fazer um curso de EAD.

    • Alexandre

      Os cursos de EAD não passam dos antigos cursos por correspondência com uma nova roupagem. O que houve foi somente uma mudança no uso de tecnologia …

      • WILL PETER

        Como seu pensamento é superficial ! Como pode uma pessoa pensar dessa forma tão leviana nesse mundo que estamos hoje? Com certeza é um ignorante no assunto, pois apenas um ignorante escreveria tamanha asneira, desmonstrando a falta total de conhecimento sobre o ensino EaD, e a infinidade de vantagens, incluindo a maior retenção dos conteúdos, frente ao arcaico sistema convencional de ensino. Desculpe-me colega,mas poupe-nos da sua ignorância e evite o ridículo ainda maior.

  • Daniella

    olá sou a daniella tenho 30 anos, e só terminei o ensino médio e me arrependo por ñ ter prosseguido com meus sonhos tenho vontade de ingressar na faculdade faço enem tds os anos mas as vagas no prouni ñ são acessíveis pra mim, são em outras cidades e estados, tenho duas filhas menor que 12 trabalho como costureira em casa e já toh cheia dessa profissão, qr um trabalho melhor e q o ganho seja maior pra sustentar vem as minhas filhas e já pensei em dazer vários curso, mas pesquisando bastante cheguei a logística, mas vendo o tutorial vi que há necessidade de fazer tbm outros cursos como Adm, economia, ou engenharia. sendo q n me vejo encaixada em nenhum como faço pra tornar este sonho real q passo devo dar? minha idade irá dificultar ou o fato de ter duas crianças? …