Profissão e carreira em logística: o que faz o profissional de logística?

Tradicionalmente, formados em administração, economia e engenharia atuam na área. Hoje, com a popularização dos cursos de tecnologia em logística, o número de profissionais no mercado aumentou.

* Por Fernanda Nogueira

profissão e carreira em logísticaUm profissional flexível, disposto a trabalhar em horários alternativos e interessado no funcionamento de outras áreas da empresa é a pessoa ideal para atuar no setor de logística de fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas do país.

O especialista em logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

Com o mercado aquecido devido ao crescimento da economia, profissionais formados em administração, economia e engenharias em geral são procurados para a função. O objetivo é usar os espaços de armazenagem de materiais da melhor forma possível, planejar o transporte desses produtos, tudo de forma rápida e com custo baixo.

Segundo o gerente de operações logísticas da DHL Express, Amaury Vitor, indústrias farmacêuticas, o setor ferroviário e empresas de comércio eletrônico são algumas das áreas que mais recrutam especialistas em logística atualmente. “Essas são áreas que buscam profissionais especializados”, disse.

Quem entra na área em uma função especializada, no caso de conhecer um material, um processo industrial ou um produto, por exemplo, como os engenheiros, ganha mais no início de carreira. Enquanto um técnico e os formados em administração e economia entram na função com ganhos de dois a três salários mínimos, um engenheiro ganha de seis a oito salários mínimos, segundo Vitor.

Quem pretende trabalhar na área precisa ter conhecimentos em informática, para trabalhar com bancos de dados e sistemas, e tem de saber falar outras línguas, para se comunicar com fornecedores e clientes de várias partes do mundo.

Na DHL Express, Vitor é responsável pela distribuição interna de produtos entre os centros de distribuição da empresa. Trabalha em parceria com outros profissionais, como a gerente de engenharia e projetos especiais Roberta Zerbini, formada em engenharia de alimentos.

Roberta desenvolve projetos para clientes que precisam de soluções customizadas e cuida ainda do planejamento de rotas de distribuição e do tamanho das filiais e de espaços em aeroportos.

Outra profissional que atua na área de logística da empresa é Diana Oliveira, formada em direito, e responsável pela regularização dos serviços da empresa perante órgãos públicos, como a Receita Federal e a Infraero.

O que faz o profissional de logística?

É o responsável pela administração de materiais e recursos numa empresa, para otimizar o uso dos espaços e reduzir o tempo e o custo de cada processo. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

Qual o perfil do profissional de logística?

Ser flexível, ter disponibilidade de horários e para viajar, gostar de trabalhar em equipes, saber outras línguas e ter conhecimentos de informática.

Onde atua o profissional de logística?

Atua em fábricas, canais de distribuição, como portos, aeroportos, empresas de transporte, atacadistas e varejistas.

O que estudar para ser um profissional de logística?

Hoje existem cursos técnicos em logísticas, tecnólogos (graduação tecnológica) ou mesmo bacharelados na área. Ainda é possível estudar Engenharias, Administração ou Economia.

Qual o salário inicial médio de um profissional de logística?

O salário varia com a região, o porte da empresa e a qualidade do profissional. Em termos gerais, para nível técnico, formados em cursos tecnólogos, administração ou economia o salário inicial será entre 2 e 4 salários mínimos (menor para cursos mais básicos, maior para os cursos mais avançados). Para graduados em engenharias, o salário inicial chega a ser de 6 a 8 salários mínimos.


* Fonte: G1 Guia de Carreiras, por Fernanda Nogueira


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : terça-feira, 19 out, 2010


  • Drielly

    Olá, sou de Aracaju, tenho 17 anos. Vou começar um curso técnico em logística semana que vem. Sou interessada pelo curso pois acho que me ajudará bastante na área de engenharia de produção. O curso tecnológico é no SENAC, duração de 1 ano e 3 meses. Pode me informar se ele pode valorizar mais o curriculum de um eng. de produção? E depois de conclui-lo, será que da pra conciliar o emprego, na área de logística, com a faculdade? Obrigada desde já.

  • manoel thiago de souza.

    Boa tarde Leandro!!!! estou cursando tecnólogo em logística na uniasselvi,por ser um caminho mais curto, optei pelo tecnólogo ,sendo que é considerado como superior,minha pergunta;
    quando eu me formar vou fazer uma pós ,isso aumentará minha remuneração?

    • carolina neotti

      Tb queria saber sobre essa pergunta. Vou comecar o tecnololo de logistica e depois quero dazer a pos.. tb tenho duvida se aumentara minha remuneracao e que caminho mais correto a seguir depois de terminar meu tecnologo…

  • http://www.facebook.com/avilla.laranja Ávilla Laranja

    Olá, estou decidido a fazer um curso técnico de logística, logo após, faculdade para tecnólogo em logística junto a um curso de inglês.

    gostaria de saber se essa é uma boa pedida para o momento, estou chegando ao fim do curso técnico de segurança do trabalho e já sou formado em técnico de informática.

    Abraços !!

    • Eduardo Neves

      o curso técnico é muito bom . Mas não recomendo fazer o tecnólogo , pois você ficara preso somente a logistica , e isso não é bom pra uma carreira , as empresas buscam profissionais bem abrangentes . Se quer trabalhar em logisitica , recomendo fazer o bacharel em Administração e depois uma pós em logistica empresarial .
      Abraços …

  • jade santos

    tenho um curso d qualificaçao em logistica e pretendo cursar uma faculdade na msm area,qual o curso q eu devo fazer para aprimorar minhas canches no mercado,ingles é uma boa pedida

  • Guest

    estou cursando administração de empresas , estou na metade do curso , estou começando a fazer um curso técnico em logística , sera que estou agindo corretamente ao meu futuro?

  • Tarcisio Jastak

    Olá, sou de jatai, tenho 25 anos. Vou começar um curso técnico em logística . Sou interessada pelo curso pois acho que me ajudará bastante na área de administração de empresas bacharelado . O curso técnico é no SENAC, duração de 1 ano e 3 meses. Pode me informar se esse curso tecnológico pode valorizar mais o curriculum de um administrador de empresas ? E depois de conclui-lo, será que da pra conciliar o emprego, na área de logística, com a faculdade? Obrigada desde já.

    • julia muna

      sim,vc não estará fazendo um tecnico de logística e sim um curso superior de logística.

  • Fernando Douglas

    Boa noite, meu nome é Fernando, tenho 24 anos. Eu ja trabalho nessa área no setor de armazenagem, já fiz dois cursos nessa área e ano que vem vou começar o curso superior em logística. Pretendo me especializar nesse ramo.

  • christian

    pow meu primo ta querendo fazer mas ele tem um problema nas pernas com esse problema ele consegue trabalhar nessa área ? espero a resposta. obrigado desde já.

  • Henrique

    Bom, sou estudante do 3º período de Bacharel em Administração e iniciando o tecnico em logística então estou conciliando as duas. Gostaria de saber se dá pra conseguir um cargo de Gerente em Logística? Ou é mais compensador trabalhar na área de RH?
    Obrigado!!!

  • Eduardo

    Gostaria de contribuir com quem tem duvidas…. sou graduado em gestão de logística. É Fundamental para quem gosta de logística fazer o curso de gestão, aonde tu estuda 5 semestres exclusivamente logística, então tu teras muito mais conhecimento especifico que qualquer bacharel em adm…. Meu caso é interessante porque sai do departamento de compras no qual aprendi muito com o curso de logística, agora como fui promovido a Gerente de produção estou fazendo pós em Engenharia da produção. infelizmente no nosso pais ainda existem preconceitos quanto a curso superior de tecnologia, porem nos EUA 80% dos formando são tecnologos.

    • Fabiana Gvg

      ajudou sim,e emuito Eduardo;faço um curso tecnólogo em logística e tinha minhas dúvidas quanto onde atuar;tinha uma visão muito limitada ,como apenas controle e organização interna.Obgda por compartilhar sua experiência.

    • Marcus

      Eduardo, bom dia!
      Meu conselho as pessoas, façam ADM e especialize em logística, sua formação será mais ampla, o mundo de Logística envolve gestão de pessoas, marketing, TI , contabilidade e qualidade a medida que você cresce dentro da empresa, verá que terá que deixara a área operacional e ter interface com outras áreas e necessitará desses conhecimentos que um curso de ADM em uma boa universidade te dará. os EUA são uma país bem Administrados por que são um país administrados por Administradores, infelizmente no Brasil as pessoas tem uma visão errada de administrador, hoje o boom é engenharia de produção, mas 80% dos formandos em engenharia de produção não são contratados como engenheiros e sim como analista de engenharia, pois as empresas não querem pagar o Piso do Crea. Trabalho com 5 engenheiros e vejo a dificuldade que eles tem em gerir pessoas, pois alguns só entendem a logica e Logística e mais do que Logica: é Processo, tecnologia e gestão de pessoas,

  • Marcelo Gobeti

    Boa tarde tenho tecnólogo em logística e tecnólogo em TI mas gostaria de seguir em logística alguém tem alguma opinião sobre uma pós ??ainda estou como conferente vou sair da empresa q estou me ajudou muito mas não estou vendo novo horizontes aqui e preciso de novos ares ..

  • Daniel Cardoso

    Boa Tarde .. Sr Leandro
    Sou Daniel Cardoso iniciando o curso de tecnologia em logística porém tenho 14 anos de experiência em Importação/Exportação quero saber se é mais viável assim que terminar o curso em 02 anos qual seria o caminho a seguir além de fazer um inglês/espanhol. Você poderia me dar uma opinião ou seria melhor fazer uma pós na área de Engenharia..???? Poderia me ajudar com uma idéia.
    Obrigado até o momento fica aqui o meu e-mail.
    Cardoso_ibanez@hotmail.com

  • alex fernando

    boa noite!!!!
    Trabalho na área de logística já faz 15 anos
    Oque devo fazer para ter uma oportunidade,de Cordenador de logística….

    • Carlinhos Pereira

      Graduação ou pós. Ou os dois.

  • Danielle Herthel

    Boa Noite. passei pelo sisutec mas moro em mg e passei em sp queria saber se compensa sair de um estado e ir pra outro para fazer o curso ou se nao é tao caro assim para esse esforço todo

    • Carlinhos Pereira

      Pode fazer on line tanto o tecnico, como o superior e o pós.

  • Rodrigues

    Olá… está nos meus planos fazer um curso de nível técnico e estou muito atraído pelo curso Técnico em logística. Já pesquisei sobre o curso e até por intituições da minha cidade com boa avaliação do MEC, ou seja: já estou quase decidido, a um passo de fazer o curso. As minhas dúvidas são: Um Tecnico em Logística sairá do curso apto para um cargo grande em uma empresa? Em qual área, além da Logística, devemos focar mais? E, quais podem ser os diferencias de um Técnico em Logística? Agradeço a quem puder me esclarecer essas dúvidas. Abraço. Email: rodriguescastro14@gmail.com

    • Carlinhos Pereira

      Você tem o superior ?? Se não, faça esse técnico, depois já trabalhando tipo de ajudante faça o superior (duração 2a) e depois o pós em MBA em Cadeia de Surpimentos e logística (Supply Chain). Pronto, se vc gosta dá área taí o pacote completo. (carlospereira363@ymail.com). Abraço.

      • Rodrigues

        No caso, eu não tenho superior, começaria pelo Técnico mesmo. Obrigado pelas orientações, lembrarei delas nessa caminhada. Forte abraço.

        • Carlinhos Pereira

          Você trabalhando (como t´ecnico) já vai pegando a prática, experiência – E não esqueça o inglês.

  • TAVARES

    OLÁ JÁ SOU FORMADA FIZ FONOAUDIOLOGIA, MAS NÃO ATUA NA ÁREA, gostaria de saber se é possível – me direcionar para área de logística – aproveitando desse curso superior que tenho…. AGUARDO OBRIGADA….
    acho minha area muito restrita, to pensando.em fz adm em recurso humano ou logistica…

    • Carlinhos Pereira

      Faça então uma graduação (2 anos) em logística ou uma MBA em cadeia de suprimentos e Logística (1a a 1 e meio) – Estou fazendo essa última. (carlospereira363@ymail.com).

  • Leonardo

    Sou formado em Tecnólogo de Analise e Desenvolvimento de SIstemas, mas queria seguir para a área de logística.Deveria fazer um tecnólogo em logística ou uma pós graduação?
    Obrigado!!!

    • Rafael Modesto

      Cara faz uma Pós em logística, é bem mais especifico e você agrega melhor um conhecimento para gerar novas ideias e aperfeiçoar o que já absorveu.

  • Gislaine

    O curso de logística é muito bom , e nos dias de hoje não fazemos nada sem a Logística .

  • Flor

    Olá, estou trabalhando há 9 mêses em uma empresa de logística, é um terminal de cargas e fazemos tb estufagem e armazenágens. Estou encantada com a área que é totalmente nova para mim. Quero seguir nessa área, buscar novos conhecimentos. Não tenho muito o apoio do meu marido que acha que estou impolgada e pode não ser isso mesmo que quero. Tenho lido sobre o assunto e cada dia me interesso mais. A questão é: o que fazer primeiro? Já que ja li que é importante o curso técnico, o superior e não esquecer do inglês. Não tenho condições de fazer dois cursos ao mesmo tempo(devido a verbas), o que fazer primero?O téc. em logística ou de Inglês? Me ajudem com sua opinião. Desde já agradeço.

    • Dom

      se for realmente o que vc almeja, siga seus institos e bom trabalho

  • Helena

    Olá, eu gostaria de saber qual é a diferença entre logística e administração

  • Priscila

    queria saber sobre logistica ambiental,, estou trabalhando nisso a 1 mes e é muito dificil, sabem me dizer algo sobre ?

    • http://fessorthiagofreire.blogspot.com.br Thiago Freire

      Priscila,

      Não tema que a dificuldade em tratar a logística de uma forma teórica é bem comum. Primeiramente quando se pretende trazer a logísticas para áreas específicas, como logística ambiental; logística de informações; logísticas órgãos públicos, etc. Por isso, recomendo você a buscar os conceitos básicos que definem a logísticas e conceitos básicos de definem o que você pretende estudar na linha de pesquisa ambiental (meio ambiente presumo). E daí você avança o estudo, se aprofundando na temática ambiental sempre aproximando ela dos conceitos de logística. Exemplo: Tratar a logística ambiental focando desastres ambientais, tema esse tratado por um professor amigo, em que nele você irá buscar analisar a logística de transporte de equipes que vão atuar em desastres ambientais, ou logística (transporte, armazenagem e distribuição) de produtos doados para quem sofreu os impactos… e assim por diante. Outrossim, seria a logística ambiental voltada para o descarte de materiais/produtos que se equadram dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Fica a dica.

  • Gilcileno

    Gostaria de saber se existem concursos públicos para técnico em logística.

    • http://Www.ipda.com.br Divonei Elbravo56

      Seria mas fácil pesquisar …
      Google ….kkkkkkk

  • Gleyson

    Gostaria de saber qual a media salarial de um LÍDER OPERACIONAL na área de transporte de fretamento?

  • dbrucejames

    Estou no 5 periodo de Administração, vou iniciar o tec em logística e assim que eu acabar iniciarei língua inglesa, gostaria de uma sugestão quanto a especialidade que posso me encaixar ? grato desde já!

  • Cilmara

    Há algum curso que intercale as áreas logística e Economia? Curso de curta duração…

  • Ferreira

    Amigo faço engenharia de produção 4º período e tou fazendo também técnico em logística será que uma área boa .

  • Igor Freitas

    Boa Tarde!

    curso Gestão Financeira e agora começarei também o tecnólogo em logística, acho que os dois cursos casam bem, é isso mesmo ou estou equivocado???? Att;

  • http://Www.ipda.com.br Divonei Elbravo56

    Yo tengo 38 años …
    Essa idade é boa para fazer este curso técnico em logística
    Ou técnico em informática estoy en dúvida ….
    Graçias aguardo o retorno por favor …

  • Rodrigocampossilva30@gmail.com

    Olá sou Rodrigo Campos, quero saber se um técnico em logística tem chances mesmo sem ter muita experiencia no mercado de trabalho. Desde ja agradeço.

    • joyce

      tb sou tecnica e estou atraz de um trabalho na area de logistica…..

      • Marcelo

        Estar “atraz” complica heim!

      • Carlos

        Está no caminho “serto” Joyce. kkk

  • rodrigo rodrigues

    olá meu nome é rodrigo estou em dúvida em que cursar engenharia da produção ou logística porém trabalho na logística

    • Vinicius Macedo

      Rodrigo , eu esou cursando engenharia de produção é um curso mais generalista lá vc vai aprender calculo 1234,fisica 1,2,3,4, quimica, programação de computadores 1,2 agora nas materias especificas da engenharia de produção vc vai aprender logistica mas também terá matérias do ramo de produção e etc…No curso de logistica vc vai ter matérias apenas de logistica, conselho meu que vc de uma olhada na grade curricular dos cursos

  • cloves alves da silva

    boa noite meu nome e cloves alves formo em dezembro superior em tecnologo em logistica e já atuo como tecnico em segurança do trabalho desde 2005, esses dois profisssionais tem algo em comum.