Profissão e carreira em logística: o que faz o profissional de logística?

Tradicionalmente, formados em administração, economia e engenharia atuam na área. Hoje, com a popularização dos cursos de tecnologia em logística, o número de profissionais no mercado aumentou.

* Por Fernanda Nogueira

profissão e carreira em logísticaUm profissional flexível, disposto a trabalhar em horários alternativos e interessado no funcionamento de outras áreas da empresa é a pessoa ideal para atuar no setor de logística de fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas do país.

O especialista em logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

Com o mercado aquecido devido ao crescimento da economia, profissionais formados em administração, economia e engenharias em geral são procurados para a função. O objetivo é usar os espaços de armazenagem de materiais da melhor forma possível, planejar o transporte desses produtos, tudo de forma rápida e com custo baixo.

Segundo o gerente de operações logísticas da DHL Express, Amaury Vitor, indústrias farmacêuticas, o setor ferroviário e empresas de comércio eletrônico são algumas das áreas que mais recrutam especialistas em logística atualmente. “Essas são áreas que buscam profissionais especializados”, disse.

Quem entra na área em uma função especializada, no caso de conhecer um material, um processo industrial ou um produto, por exemplo, como os engenheiros, ganha mais no início de carreira. Enquanto um técnico e os formados em administração e economia entram na função com ganhos de dois a três salários mínimos, um engenheiro ganha de seis a oito salários mínimos, segundo Vitor.

Quem pretende trabalhar na área precisa ter conhecimentos em informática, para trabalhar com bancos de dados e sistemas, e tem de saber falar outras línguas, para se comunicar com fornecedores e clientes de várias partes do mundo.

Na DHL Express, Vitor é responsável pela distribuição interna de produtos entre os centros de distribuição da empresa. Trabalha em parceria com outros profissionais, como a gerente de engenharia e projetos especiais Roberta Zerbini, formada em engenharia de alimentos.

Roberta desenvolve projetos para clientes que precisam de soluções customizadas e cuida ainda do planejamento de rotas de distribuição e do tamanho das filiais e de espaços em aeroportos.

Outra profissional que atua na área de logística da empresa é Diana Oliveira, formada em direito, e responsável pela regularização dos serviços da empresa perante órgãos públicos, como a Receita Federal e a Infraero.

O que faz o profissional de logística?

É o responsável pela administração de materiais e recursos numa empresa, para otimizar o uso dos espaços e reduzir o tempo e o custo de cada processo. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

Qual o perfil do profissional de logística?

Ser flexível, ter disponibilidade de horários e para viajar, gostar de trabalhar em equipes, saber outras línguas e ter conhecimentos de informática.

Onde atua o profissional de logística?

Atua em fábricas, canais de distribuição, como portos, aeroportos, empresas de transporte, atacadistas e varejistas.

O que estudar para ser um profissional de logística?

Hoje existem cursos técnicos em logísticas, tecnólogos (graduação tecnológica) ou mesmo bacharelados na área. Ainda é possível estudar Engenharias, Administração ou Economia.

Qual o salário inicial médio de um profissional de logística?

O salário varia com a região, o porte da empresa e a qualidade do profissional. Em termos gerais, para nível técnico, formados em cursos tecnólogos, administração ou economia o salário inicial será entre 2 e 4 salários mínimos (menor para cursos mais básicos, maior para os cursos mais avançados). Para graduados em engenharias, o salário inicial chega a ser de 6 a 8 salários mínimos.


* Fonte: G1 Guia de Carreiras, por Fernanda Nogueira


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : terça-feira, 19 out, 2010


  • Diego

    Excelente matéria!

    Gostei do modo como tudo foi explicado e exemplificado, o blog está de parabéns!

  • http://www.logisassessorialogistica.blogspot.com/ Franklin

    Uma ótima matéria, muitos empresarios e não empresarios deveriam ler esta matéria e saber realmente o que o profissional em logística faz, pois muitas vezes, e a maioria delas, pensam que logística envolve apenas transportes, e na verdade não é isso, e não procuram saber o que realmente este profissional faz e quais suas atribuições. Fica a dica para estas pessoas, procurem saber melhor o que faz o profissional de logística.

  • https://twitter.com/pegestao Paulo Emilio Gomes

    Fantástico o/

  • http://www.twitter.com/kenyasodre Kênya

    Muito bom o texto e impressionante a diferença salarial comnparada a Engenharias.

  • Roberto Santos

    Excelente matéria, mostrando a importância do prfissional de logistica de forma adequada.

  • RicardoFreitas

    Matéria muito boa, ajudou-me a sanar algumas dúvidas e a criar outras.

    Pela definição do que faz um profissional de logística e pelo que foi comentado quanto a "acham que só mexemos com transportes", um ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO não seria mais bem visto para cargos relacionados a estoque/cargas/espaço ?

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Des

      Dentre as engenharias, o Engenheiro de Produção é o que mais se aproxima da logística, tendo matérias específicas na área, além de outras como previsão de demanda, movimentação de materiais, custos (de armazenagem, por exemplo).
      cursos específicos de logística vêem estas áreas mais aplicadas à logística, enquanto o engenheiro sai com uma visão mais global da organização toda.

  • JOSE PETRONIO SABINO

    Apesar do termo "popularizou" popularização dos cursos de tecnologia em logística. Entendo que "esses" Tecnólogos tem um bom aprendizado e consequentemente um bom conhecimento da área de logistica. No mais, excelente a matéria.

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Des

      José, o termo popularizou quis dizer exatamente o que ele significa: tornar mais popular, mais comum. Há poucos anos não havia este curso Tecnólogo em Logística, e hoje existem dezenas deles, formando profissionais especializados no trato das questões logísticas das empresas. Foi um avanço para a área, que agora conta com uma formação própria e não precisa buscar mão-de-obra de outros cursos como os citados na matéria.

      • José Petronio

        Simplesmente perfeita sua explicação – satisfeito

  • Márcia

    Muito esclarecedor o artigo, parabéns!

  • rosilenica

    Gostei da matéria, afinal tem muita gente que não sabe muito bem o que faz esse profissional!

  • Aglemar

    Gostei otima materia,parabens!

  • valdeci

    Eu esse ano o curso de Tecnólogo em logística, e realmente ele esta me ajundando muito em meu trabalho, com serteza hoje vejo de outra maneira o meu dia a dia .

  • Edriana

    Adorei a matéria e acho que foi bastante esclarecedora.

    Inclusive estou cursando Logística!!!!

  • yuri

    muito bom o site,tirou algumas de minhas duvidas sobre logística

  • Regina Oliveira

    Gostei da matéria, inclusive foi util para um trabalho que estamos desenvolvendo no curso técnico, realmente muitos empresários associam a logistica ao transposte, se esquecendo de detalhes como a cadeia de suprimentos integrada e a gestão de estoque, pois também se consegue diminuir custos com um bom giro de estoque e implementando outros sistemas internos como o just-in-time por exemplo.

  • http://www.twitter.com/priscillatrinta Priscilla Trinta Rio

    Nossa, TUDO muito bem explanado, gostei bastante do site e dessa matéria em especial..sou graduanda em engenharia de produção e me identifico muito com a área de logística.

  • FLAVIO

    muito bom ate porque a logística vem ocupando um lugar de destaque

    • http://logisticadescomplicada claudinelle

      OLA EU TAMBEM GOSTEI MUITO DO curso, ESTOU CURSANDO O TECNICO EM LOGISTICA

      E FAÇO ASSISTENTE EM LOGISTICA, AGORA SO FALTA DESENVOLVER AS ATIVIDADES, VOU VE SE CONSIGO ESTAGIOS NA AREA, MUITO LEGAL BOM PRA QUEM GSTA DE TRABALHAR EM EQUIPE….

  • http://drikaaraujo DRIKA

    Olá…Gostei muito do site..
    Onde tirei quase todas as minhas duvidas sobre logistica
    vou começar estudar no ano que vem..
    E estou muito anciosa…!!!!

    obrigado…..DRIKA ARAUJO

  • Everton

    Legal estou concluindo o tecnologo

    numa etec

  • rafael

    Como estudante em Logistica esse site e sua questoes a serem levantadas é muito boa…valeu Leandro!!

  • http://log.descomplicada ginalva

    Então? Com o tecnólogo no mercado não há mais a necessidade de outros profissionais ocuparem a área, pode deixar!!! Que nós tecnólogos tomamos conta!Mas estou pensando em estudar engenharia da produção para fechar o cerco.

  • maiara santos da sil

    sou estudante de engenharia de Produção. estou no segundo semestre apenas. Porem me interesso em logistica, e queria me especializar na area. principalmente por ter caracterisca que se adaptam a minha realidade.'flexibilidade'

  • Marcio Marques

    Achei bem legal a explicação sobre o profissional em logística,pois faço curso superior em Logística e esta área realmente vem crescendo muito,mas para isso é preciso muita dedicação e conhecimento.É bom explicar para aquelas pessoas que não conhecem o curso,quem sabe se identificam e passam a ser um profissional desta área?

  • Emanuel Paulo

    MUITO BOA A EXPLICAÇÃO VALEW !!!!

  • Samuel

    Tenho procurado a respeito da area Logistica em varios sites ate que em fim encontrei explicações realmente necessarias para tirar minhas duvidas, agora sim posso afirmar com toda certeza que essa é a area que irei me realizar como profissional.Sua explicação foi perfeita

  • bruna

    gostei muito da materia eu estava em duvida em gestao portuaria ou em logistica como eu sou de permanbuco , e suape existem vagas de emprego , lendo essa materia eu fiquei mais aliviada

  • Maicon Ribeiro

    Olá. Estou na minha primeira semana do curso Superior de Tecnologia em Logística, estou adorando. Fiquei muito mais interessado e apaixonado pela área após essa ótima matéria. Parabéns a todos responsáveis pelo site. Grato pelas informações.

  • marcondes

    O texto relata a verdadeira classificação do profissional em logística, a principio gosto muito da área de gestão e estou cursando o técnico em logística. Seu texto tem um valor muito esclaresedor, tanto para quem atuar, com para quem que iniciar. Parabéns.

  • barbara

    Olá boa tarde .Eu gostei muito,de certo é uma matéria muito completa,o suficiente para me deixar por dentro da profissão!Mas ainda tenho uma duvida:Gostaria de saber se caso eu fizesse o curso de Logística seria melhor do que fazer engenharia?Se possível senhor leandro me de essa resposta!Muito Obrigada.

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

      Barbara, os cursos são bem diferentes, com vocacões diferentes. Eu por exemplo sou engenheiro, trabalhando na área logística. Não me arrependo da minha opção.

  • joel fagundes

    Olá pessoal.Sou de porto alegre e me formei como tecnologo em logística.O curso é excelente e consegui emprego na area onde trabalho numa empresa de exportação.Meus ganhos mensais são de R$1755,00 liquido.Estou muito feliz pois este curso me abriu portas para o sucesso.Eu tinha tinha uma graduação em administração e estava com dificuldades em arrumar emprego na area.O curso de tecnologia me salvou…abraço a todos

    • Marcio Jonne Amorim

      Muito , bom .

      É realmente tira duvidas mesmo .

      São informaçÕes , e esclarecimento assim que fazem o mundo melhor.

  • Marcus

    Começo da materia definiu bem o que é um profissional de Logistica.

    Quanto as diferenças salariais entre eng e adm, acredito que isso ocorrá entre os que não tem experiência, pois conheço varios administradores ganhando mais do que engenheiro na área de logistica, eu sou um exemplo.

    Quanto a informação de que o engheiro tem uma visão mais ampla isso é relativo, entretanto os engenheiros pecam muito na questão de gestão de pessoas, ainda mais quando iniciam em logsitica operacional, pois essa é 100% gestão de pessoa. no meu trabalho constantemente tenho que ser Coach de varaios engenheiros que tem dificuldade de lidar com pessoas, nesse ponto adm me deu bagagem, mas para todos que querem entrar sejam bem vindo existe campos ara todos, logsitica naval, automotiva, construção civil. Hoje estou na Logistica automotiva, que me da bons $$$$$$, além disso foco em Logistica Humanitaria, quem sabe um dia não trabalho na ONU. rsrs

    • Karine

      Marcus…

      Você me deu um empurrão mesmo!!!

      Se tinha alguma dúvida quanto a logística, agora tenho certeza!

      Obrigada,

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000541340363 Helô Calciolari

      comecei a cursar logística no meio do ano passado e esse ano começarei a cursar petróleo e gá. O q me diz? É um bom começo? É um bom caminho??

  • Pedro

    Boa tarde.

    Não consegui essa informação em nenhum site.

    Qual é a profissão de um profissional de logistica? Exemplo: Quem faz medicina é médico, quem faz psicologia é Psicologo. e quem faz graduação em logistica?

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro Callegari Co

      Pedro, o curso de logística forma o profissional para atuar em diversas áreas, como você viu nessa e em outras matérias. Podemos assumir diversos cargos e atuar em diferentes áreas. Parte disso é pelo fato de a profissão não ser regulamentada. Assim como outras profissões (como o Bacharel em Letras, por exemplo, ou ainda o bacharel em direito, que só será advogado se passar no exame da OAB), a graduação não dá um título ao futuro profissional, o mercado é o limite!

    • cesar.basseguita viana

      vc será um tecnico em logistica, considerado hoje como nivel superior, só que voltado pra área logística. Tendo direito de fazer uma pós graduação que a faculdade irá indicar pra vc. valeu?

  • kaizu izumi

    Boa noite

    me intereço pela area de logistica,tenho 19 anos e nao tenho nenhuma qualificaçao na area,agora quero fazer gestão da distribuição e logistica de transportes pelo senac de ribeirão preto-sp.Queria saber se com esses pequenos cursos na area de logistica vao me ajudar à arrumar um bom emprego no mercado de trabalho ou se não,não vale apena fazer esses pequenos cursos do senac,que eu não vou conseguir um emprego bom na area e nem salário??

  • Adriano

    Gostei muito muito da matéria. Consegui uma oportunidade como aux. de Logística sem ter nenhuma experiencia, então comecei a ler muito e procurar informações sobre a área. Estou com uma dúvida. Tenho 26 anos e possuo apenas o ensino médio, quero me qualificar crescer nessa área.. Seria mais vantajoso cursar um tecnólogo em Logística, que eu poderia bancar integral e concluir em 2 anos e depois cursar adm., ou começar por adm. mesmo? Eng. de produção eu acho complicado, demoraria muito tempo por causa da minha condição financeira além do óbvio, a dificuldade do curso pois se trata de Engenharia…. mesmo assim eu tentaria se fosse o melhor caminho. O que o senhor acha?

  • Karine

    Olá …

    Estou pensando em iniciar o tecnólogo em logística. O curso tem menor duração e ainda dá pra fazer uma pós graduação em engenharia de produção o que valoriza muito o currículo.
    Estou pesquisando muito sobre a área e gostaria de saber se o meu pensamento é coerente e se vou ter uma boa rentabilidade?

    Agradeço

  • talita

    muito boa a materia nos ajuda a entender mais um pouco sobre a logistica

  • talita

    muito boa a materia nos ajuda a entender mais um pouco sobre a logistica

  • Bento Cordeiro Ribei

    sou estudante do curso de logística e estou muito entusiasmado.os esclarecimentos a respeito da profissão foram ótimas.

  • marcelo

    olá boa noite, tenho 26 anos e estou na duvida se eu fasso o curso tec. ou a faculdade de logistica, e gostaria de saber mais detalhes sobre as materias que são dadas nas aulas, e se a matematica pra logistica é muito complicada.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000541340363 Helô Calciolari

      embora eu tenha só 16 anos eu estou fazendo o técnico em logística. Comecei no meio do ano passado termino no final desse ano. O 1ºmódulo tem como matéria: Planejamento Empresarial & Empreendedorismo, Planejamento Financeiro e Orçamentário, Elementos de Custo do Processo Produtivo, Linguagem Técnica do Trabalho, Ética e tem mais uma q eu ñ me lembro pq to de férias. Espero ter ajudado um pouco.

  • flaviana

    Estou com o mesmo problema do Marcelo, pois faço um curso de infórmática e um de aux. administrativo e me interessei em fazer logística ou administração de empresas. O problema é que eu queria saber como é a matemática das mesmas, se for mto puxada acho que nem faço. Obrigada.

  • Regina Oliveira

    Li os artigos e achei muito esclarecedores, terminei o curso Técnico em Logistica na ETEC e gostei muito pois ao contrário do que se pensa a Logistica está inserida no nosso dia-a-dia e quem não sabe o que é nunca se dará conta de como ela é importante. Ainda não trabalho na área, porém trouxe a logistica para dentro da área de turismo que é onde estou me desenvolvendo no momento.

    Boa Sorte a todos os profissionais!!!