Profissão e carreira em logística: o que faz o profissional de logística?

Tradicionalmente, formados em administração, economia e engenharia atuam na área. Hoje, com a popularização dos cursos de tecnologia em logística, o número de profissionais no mercado aumentou.

* Por Fernanda Nogueira

profissão e carreira em logísticaUm profissional flexível, disposto a trabalhar em horários alternativos e interessado no funcionamento de outras áreas da empresa é a pessoa ideal para atuar no setor de logística de fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas do país.

O especialista em logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

Com o mercado aquecido devido ao crescimento da economia, profissionais formados em administração, economia e engenharias em geral são procurados para a função. O objetivo é usar os espaços de armazenagem de materiais da melhor forma possível, planejar o transporte desses produtos, tudo de forma rápida e com custo baixo.

Segundo o gerente de operações logísticas da DHL Express, Amaury Vitor, indústrias farmacêuticas, o setor ferroviário e empresas de comércio eletrônico são algumas das áreas que mais recrutam especialistas em logística atualmente. “Essas são áreas que buscam profissionais especializados”, disse.

Quem entra na área em uma função especializada, no caso de conhecer um material, um processo industrial ou um produto, por exemplo, como os engenheiros, ganha mais no início de carreira. Enquanto um técnico e os formados em administração e economia entram na função com ganhos de dois a três salários mínimos, um engenheiro ganha de seis a oito salários mínimos, segundo Vitor.

Quem pretende trabalhar na área precisa ter conhecimentos em informática, para trabalhar com bancos de dados e sistemas, e tem de saber falar outras línguas, para se comunicar com fornecedores e clientes de várias partes do mundo.

Na DHL Express, Vitor é responsável pela distribuição interna de produtos entre os centros de distribuição da empresa. Trabalha em parceria com outros profissionais, como a gerente de engenharia e projetos especiais Roberta Zerbini, formada em engenharia de alimentos.

Roberta desenvolve projetos para clientes que precisam de soluções customizadas e cuida ainda do planejamento de rotas de distribuição e do tamanho das filiais e de espaços em aeroportos.

Outra profissional que atua na área de logística da empresa é Diana Oliveira, formada em direito, e responsável pela regularização dos serviços da empresa perante órgãos públicos, como a Receita Federal e a Infraero.

O que faz o profissional de logística?

É o responsável pela administração de materiais e recursos numa empresa, para otimizar o uso dos espaços e reduzir o tempo e o custo de cada processo. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

Qual o perfil do profissional de logística?

Ser flexível, ter disponibilidade de horários e para viajar, gostar de trabalhar em equipes, saber outras línguas e ter conhecimentos de informática.

Onde atua o profissional de logística?

Atua em fábricas, canais de distribuição, como portos, aeroportos, empresas de transporte, atacadistas e varejistas.

O que estudar para ser um profissional de logística?

Hoje existem cursos técnicos em logísticas, tecnólogos (graduação tecnológica) ou mesmo bacharelados na área. Ainda é possível estudar Engenharias, Administração ou Economia.

Qual o salário inicial médio de um profissional de logística?

O salário varia com a região, o porte da empresa e a qualidade do profissional. Em termos gerais, para nível técnico, formados em cursos tecnólogos, administração ou economia o salário inicial será entre 2 e 4 salários mínimos (menor para cursos mais básicos, maior para os cursos mais avançados). Para graduados em engenharias, o salário inicial chega a ser de 6 a 8 salários mínimos.


* Fonte: G1 Guia de Carreiras, por Fernanda Nogueira


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : terça-feira, 19 out, 2010


  • fabiana

    Qual melhor caminho a seguir cursar um técnologo em logistica e depois fazer uma pós em engenharia da produção ou cursar administração? Aguardo resposta obrigado…

    • Gilmarsantosba

      O interessante é fazer o contrário: primeiro você cursa engenharia, depois faz pós em logística. O mercado valoriza muito mais.

  • http://hotmail lorrayne cardoso lou

    gostaria de saber se estou começando no caminho certo em estudar logística,pois vou começar uma faculdade em logística, em janeiro e nunca ouvir falar oq era isso hj ja sei com o q se mexe, e quero saber se fazer so a faculdade ja consigo um emprego, ou tenho q fazer algo a mas pra poder ter o meu primaeiro emprego…

  • http://www.logisticadescomplicada.com/profissao-e-carreira-em-logistica-o-que-faz-o-profissional-de- lucas sutil

    eu moro em itajai/sc e eu gostaria de atuar no porto daqui, tenho 17 anos eu fazendo o curso agora será que eu ja consigo um emprego no porto com um salario razoavel/bom?

  • marcos rodrigo

    qual a melhor maneira de atuar numa empresa que presta serviço de segurança, sera que a logistica sera util nos processos internos e externos? alguem tem uma experiencia neste tipo de serviço prestado?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000541340363 Helô Calciolari

    Estou fazendo um curso técnico em logística e começarei, ainda esse ano, técnico em petróleo e gás. Você considera um caminho bom começar com esses dois cursos??

  • fidlis crus cordeiro

    fidelis  crus  cordeiro  ola  sou  universitario   da  area  de  marketryng  e  tenho  maior  votade   de   na  area   da  logistica   como  faço  eu  pra  comseguir  fazer  os  cursos   pela  internet     cruscordeiro@bol.com.br

  • Julyanocv

    quero saber o melhor caminho a seguir depois de tecnologo em logistica se fazer uma pos graduaçao em engenharia da produçao ou administraçao aguardo respostas…

  • Rafael

    Olá, sou formado em Gestão de Tecnologia da Informação, me interesso também por logística, gostaria de saber se uma pessoa como eu com conhecimentos em informática seria bem vista e teria facilidades em logística?

  • Nubialafaiete95

    Estou cursando,técnico em logística e tenho interesse em trabalhar na área e me aperfeiçoar mais.  

  • mayara

    quando acabar o curso de logistica o ideal, é fazer administraçao ou engehariia
    qual o salario de um  logistica

  • mayara

    vou fazer uma faculdade de loogistica qual é a melhor indiucaçao para ser uma boa gestora em logistica

  • luana

    eu curti vou estudar e ser uma menina formada em logistica e engenhariaque sempre foi o meu sonho agora vou me aprofunda mais no meu estudo

  • Regis

    gostaria de saber, se é obrigatorio falar varias linguas para fazer o curso tecnólogo em logística, brigado.

    • Cleliaplis

      Olá….. não pude deixar de observar o seu português,
       o correto é obrigado e não brigado, o inglês é excelente, principalmente nessa área, comece a fazê-lo urgentemente. Um abraço .

  • Priscila Vedan

    MINHA PERGUNTA É A MESMA DO REGIS:

    gostaria de saber, se é obrigatorio falar varias linguas para fazer o curso tecnólogo em logística, brigado.

  • Marcos A P S

    Eu comecei agora a fazer um curso Técnico em logística. Ja posso começar um curso de ingles? Um Técnico tem chance nesse mercado da Logística. Marco Antoni

  • http://www.facebook.com/people/Fabinho-Rodrigues/100002459901180 Fabinho Rodrigues

    um técnico em logística no seu dia dia planeja e executas as as atividades  diárias de empresa voltada no seguimento  logístico 
    com transportadoras em armazenagem e distribuição  sendo ele o principal executor dessas operações  como recebimento ,expedição ,armazenagem ,separação   

  • Filipe Nascimento

    Um Profissional da logística realiza Planejamentos de atividades da área de Logística, envolvendo o transporte, recebimento, expedição, armazenagem de produtos e serviços em geral, desenvolvendo e otimizando os processos de movimentação e armazenagem visando adequação de prazos e redução de custos sob avaliação técnica de seu potencial em termos de produtos, equipamentos, capacidade produtiva, pessoal, responsabilidades financeiras e demais referências.
    Lembrando a todos que não é só mil maravilhas vocês irão lhe dar com clientes exigentes maior parte das vezes chatos que chegam a te faltar com respeito então fiquem atentos aos pros e os contras fica a dica sejam bem vindos a logística a esqueci a sua vida social já era também sábados domingos e feriados já não fazem mas parte da sua vida :PForte Abraço. 

    Fabio tu já pegou o diploma?

  • Msocorromm

    Priscila Marcos e Regis 

    Qualquer língua se tornará um diferencial que será levando em consideração na avaliação do perfil do candidato em uma seleção, porém o mercado está precisando de bons profissionais o que não é muito fácil é comum ter pessoas com formações técnicas e outras que não se adequam ao perfil de um profissional de logística é comum que se tenha pelo menos o básico, pois boa partes dos recursos utilizamos em alguns sistemas são em inglês. 

  • Ednelson2011

    oi, tenho todas as caracteristicas de um logistica,gostaria de mem aprofundar mas nessa funçao.gostaria de uma ajuda sua.estou cursando o segundo ano,tenho ainda oportunidade de entrar nessa area? 
      

  • Bebelzinha2423

    vou fazer tecnico em logistica 2 anos vou ter facilidade em me empregar

  • Danielvieira

    boa noite.
    eu ja trabalho numa empresa de logistica, mas na expediçao gostaria de saber se têm como tirar o curso de tecnico de logistica no porto

  • igor de oliveira amorim

    eu tenho 14 anos e o meu desejo e trabalhar na area de logistica ou na mecanica “”””e o meu nome e igor sou dde sp guarulhos

    • Eudes

      e dai,,quem perguntou??

      • Edsonjn

        Eudes, se você deseja ser um profissional em logística com esta resposta sua mostra-nos que será um fracasso! 
        Primeiramente o menino mostrou o sonho e a vontade que tem, ao invés de desejar ser um traficante…
        Segundo, você é um inculto quanto a respeito ao próximo!
        Terceiro, aprenda a ser mais humilde isso é uma qualidade e não uma utopia.
        Como gerente de uma empresa você já estaria na lista dos desempregados.
        Pense no que escreve na internet isso influencia mais cedo ou mais tarde no “seu” profissionalismo.

        • Oliveiramaxwellllima198

          concordo com vc Edson pois e muito raro hj jovens terem interesse tão cedo em ser um profissional saja tanto em logistica,como em qualquer outra profissão achoo q o Eudes não tem oq fazer e fica falando oq num teve

        • juliana

          edson, estou em duvida em fazer técnico em logística ou radiologia sei que são duas coisas diferente mais mim identifico com logística oq vc mim indica pois não tenho noção do que posso fazer em logística…Aguardo resposta

    • Oliveiramaxwellima198

      bom igor decida e vá na carreira que vc se identifica mais naum na que tem maior rendimento mensal muitas pessoas que fazem isso nunca rendem o maximo sempre ficam estressadas e mal-humoradas  va pelo o que lha traz maior satisfaçãoi pessoal

    • Junior

      Fala Igor!
      Só o seu interesse já vale o respeito, por isto vou ignorar os ignorantes…
      Meu caro, sou formado em logística e tenho muito orgulho.
      Minha sugestão é que vc faça (se possível) visitas em setores nestas duas áreas e só depois de uma avaliação, vc decida.

      Grande abraço

      Junior-Joinville/SC

      • claudinei

        oi junior vc e formado e logística? vc poderia mim dizer como qui eu faço para conseguir mim forma nesta areá?

  • Jobson Costa

    Estou no útimo período do curso de logística (Tecnólogo), e até o final do ano passado eu estava estágiando em uma empresa na área de planejamento de compras de materiais. Foi uma experiência tremenda. Através da pressão diária que a indústria automobilística promove, tive a oportunidade de desenvolver novas caracteristicas e interagir com várias áreas para que meu trabalho eo trabalho da minha equipe pudesse ser concluido com sucesso. Porém, resolvi sair para procurar algo sólido, um emprego efetivo na área. Atualmente estou desempregado e pensando seriamente se vale a pena começar uma pós ou fazer Eng.

  • Raphael

    qual seria a média de um salário de um tecnico em logista formado pelo instituto federal ?

  • Mada-lena

    quero ser uma profissional em logística.
    estou fazendo curso.
    vou conseguir tenho certeza.e fé….

  • Rafa

    estou com uma grande duvida não sei se eu faço adm ou logistica como faço para decidir, obrigado pela atenção

    • Oliveiramaxwelllima198

      vc pode fazer o tecnologo em logistica e apos o termino ingressar em adm pois o curso de logistica complementa adm assim vc nao vai ter q fazer adm por completo e sai com duas qualificaçoes

  • Luana Santos

    gostei bastante das informações me esclareceu muitas duvidas… vou me formar em logística mesmo,
    sinceramente gostei mesmo foi do salario…

  • natalia alves campos

    qual é o salario minimo de um formado em logistica

    • dayvid ribeiro

      O salário mínimo atual é de R$ 678,00 ; este valor é estipulado por lei para qualquer profissão, ou seja, ninguém pode receber menos que esta quantia, mas atualmente o salário inicial de um técnico de logística é de 2 a 4 salários mínimos para técnicos, o que irá determinar isto é o mercado regional onde ira exercer a profissão, suas qualificações e habilidades e lembre-se inglês não é diferencial e sim essêncial.

  • natalia alves campos

    eu tenho duvidas medo de nao levar  jeito em logistica o que fasso

  • Juninhumoral

    gostei muito vou tentar
     

  • Alan_crisbrown

    obrigado pelas imformações me ajudou.muito ;quando cresçer vou fazer logistica ;)

  • pedro oides

    Bom saber o que um tecnico em logistica faz, assim fica bem mais facil de termos a noção do que se trata e o que ele opera em uma empresa.

  • Taynara almeida

    Vou fazer um curso tecnico em logistica na verdade estava em duvida entre edificações e logistica quero fazer os dois pois são duas áreas boas de se trabalhar e uma das que me indentifico mais.
    os dois salarios são bons pra quem é iniciante e gosta do que faz e tem amor por aquilo que gosta você só tende a crescer na sua área tendo amor e respeito ao proximo.

  • Manda_amandex

    da pra trabalhar com logistica num hospital???

    • Daniel

      Sim, pois faço faculdade, e tenho um grande amigo que trabalho com logistica em hospital, ele é responsavel por todo o estoque. Abraços!

    • Daniel

      Sim, pois faço faculdade, e tenho um grande amigo que trabalho com logistica em hospital, ele é responsavel por todo o estoque. Abraços!

  • Bruna

    Estou no segundo semestre do curso de logistica,e esta sendo uma experiencia otima eu recomendo…

    • Fmc Dne

      vc estuda ond ??? vou começar meu curso gostaria de algumas dicas !!!!

  • Rosildacm

    Boa tarde pessoal.
    Já tenho o tecnico em logistica e estou estudando engenharia,mas,gostaria de saber  o que seria um diferencial de tecnico em logistica?alem de outra lingua,o que eu poderia ir fazendo a mais?ja trabalhei na area  por dois anos,sei que é bem puxado.Hoje,PE tem um futuro muito promissor para essa area.Eu amei a experiencia,é bem que gosto de fazer.
    Recomendo a todos,e principalmente aos iniciantes.

  • Renata

    Hoje trabalho na área de logística em uma empresa de TI, porém pelo salário informado acima, estou bem longe de ganhar pelo menos 4 salários mínimos, decepcionante como tem empresas que pagam mal ou seja, ganho mal.

    • Fmc Dne

      muda de empresa !!!!!

  • Roberto

    Tenho 45 anos,interessou-me tecnico em logistica,ensino medio completo e aptdões q exigiram .Sera q compensa fazer o curso tecnico???

  • Joilson Alves de Carvalho

    quero entratr no mercado é dificil??

  • Charlesgomessml

    eu faço tecnico em logistica na etec ,sera dificil eu entrar na area?