Ranking do PIB mundial (Brasil e outros países comparados)

ATUALIZAÇÃO (maio de 2012): Leia o artigo

Brasil: 6ª potência econômica no ranking do PIB mundial

Atualização em dezembro/2011: Brasil torna-se a sexta potência econômica mundial 

lista do pib mundial por paísesDepois da recente crise econômica mundial, que em alguns países ainda continua a causar seus efeitos, vemos algumas mudanças no ranking das maiores economias do mundo.

Passando por um período de estabilidade, o Brasil tem ganho posições e é hoje a 8ª maior economia do mundo, com folga para o 9º colocado (Canadá) e muito perto de ultrapassar a Itália. A China ultrapassou o Japão para tornar-se a 2ª maior economia do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos, que continuam líderes absolutos.

Nos parágrafos abaixo você encontrará além da lista das maiores economias do mundo alguns gráficos que ajudarão a entender a dinâmica e que ajudam a colocar em perspectiva o tamanho das economias de diversos países.

Começamos pelo Brasil e com uma comparação com nossos vizinhos. Veja nas imagens abaixo (clique para ampliar e veja todas em sequência pelas setas abaixo da imagem; clique na imagem para fechar e voltar ao texto) como o PIB do Brasil (calculado em dólares americanos) evoluiu muito nos últimos anos, com uma pequena queda devido à crise. Esta arrancada também se deve à estabilidade econômica e controle do dólar.

Quando colocamos alguns de nossos vizinhos sul americanos, percebemos que o Brasil é a potência econômica local, e deve utilizar-se disto para tornar-se também uma potência política, sem se deixar influenciar ou abalar por presidentes ditadores que utilizam discurso forte.

[nggallery id=13]

Mesmo quando inserimos o México, que no início da década despontava como um grande concorrente do Brasil no cenário internacional, vemos que hoje a comparação econômica entre os dois países já favorece com folga o Brasil.

A comparação começa a ficar mais séria quando colocamos no mesmo gráfico os países que compõem o BRIC. Comparando o Brasil com Índia e Rússia mostra que são países que estão muito parecidos quanto ao tamanho de suas economias. No entanto quando incluímos a China, percebemos que o poder econômico é muito diferente deste último para os três primeiros. O gráfico mostra isso claramente e pode ajudá-lo a compreender se perceber que o PIB chinês é maior do que a soma dos PIBs brasileiro, russo e indiano.

[nggallery id=14]

Incluindo neste mesmo gráfico o PIB dos Estados Unidos faz com que os PIBs dos demais países percam a representatividade regional e passem a ser coadjuvantes no cenário mundial.

Confira na tabela abaixo a lista das 10 maiores economias do mundo, com dados do Fundo Monetário Internacional de 2010.

PosiçãoPaísPIB (milhões de US$, 2010)
--Mundo61,963,429
--União Europeia16,106,896
1Estados Unidos14,624,184
2China5,745,133
3Japão5,390,897
4Alemanha3,305,898
5França2,555,439
6Reino Unido2,258,565
7Itália2,036,687
8Brasil2,023,528
9Canadá1,563,664
10Rússia1,476,912

Na imagem abaixo, veja a comparação dos gráficos do PIB dos 10 primeiros países desta tabela, e na segunda imagem a comparação do mesmo gráfico mas incluindo o total do PIB mundial.

[nggallery id=15]

Finalmente, na imagem abaixo, você tem a representação de cada país através de um círculo, e círculos maiores representam PIBs maiores. Assim, você consegue comparar no mapa mundi os países mais importantes do ponto de vista econômico.

[nggallery id=16]

* todos os gráficos utilizados nesta matéria foram obtidos através do banco de dados de Indicadores de Desenvolvimento Mundial do Google


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : segunda-feira, 14 fev, 2011


  • Doriberguazzelli

    Afirmo sob minha responsabilidade de observador que acompanha a evolução da economia mundial que, em quinze anos, no máxinmo, o Brasil será a segunda economia do mundo, e o primeiro em renda per capita.
    Doríber Guaszzelli – Vacaria/Rs.

    • http://twitter.com/omine11 omine rodrigo

      Isso é praticamente impossível, o Brasil precisa de muito para avançar na economia, e mesmo que chegasse como estariam as condições sociais?

  • Naiara

    queria saber qual o valor exato do PIB do Brasil  hoje? e qual a sua posição em relação ao mundo e a América Latina??? e tb qual o valor do PIB mundial??? e e quais são os CINCO Países com o maior PIB do mundo??

    obg

  • Ederponcepereira

    nao fala nadaaa

  • vaniragatuxa

    queria saber qual o valor exato do PIB do Brasil  hoje? e qual a sua posição em relação ao mundo e a América Latina??? e tb qual o valor do PIB mundial??? e e quais são os CINCO Países com o maior PIB do mundo??

    obg         vanira

    • abreugabriel

      O PIB do brasil é de 14 bilhões de dólares.

  • Lessamatema

    Gostaria de saber qual é a representatividade das exportações de minério de ferro no PIB brasileiro, e qual o valor exportado para a China em 2010, para que eu pudesse estabelecer alguns dados pedagógicos em meu trabalho.
    Obrigado.
    Antonio Carlos Lessa
    Professor de Matemática

  • Gilvicente Miranda

    Esta forma de apresentação é confiável? Como se dá a apuração? Que conceito de riqueza se usa para medir a capacidade econômicade uma nação? Penso que se somos cidadãos de uma potência econômica deveriámos saber com que critérios esse poder econômico é medido. Quem sabe assim seria possível contribuir com a viabilização de  políticas públicas que resultassem em melhores indicadores sociais. 

  • Zelito Marins

    Esse negócio do PIB,não sei não.Dou um exemplo: Supondo o PIB do Brasil.MG,RJ,SP,PR,SC e RS são os de maior PIB com uma população ” X ” e os outros estados do Centro,Norte e Nordeste formam o MENOR PIB com uma população ” Y “.Pergunto o PIB “PERCÁPTO” vale ? Outra pergunta :Se PIB é “VALORES “,como fica se os grandes VALORES (DINHEIRO) das MONTADORAS no Brasil vão para suas MATRIZES.Vão para os USA e Europa ? Me respondam.

  • Cleidinha super 10

    Olá pessoal, ai vai uma pergunta de uma garota leiga, porém que tem curiosidades em alguns assuntos econômicos.
    Como é que se calcula o PIB? Seria somando o valor de todos os produtos fabricados no país inteiro durante um período de 12 mêses e divide pela quatidade de habitantes deste mesmo país?

    Abraços!!!!

  • Kamilla

    não me ajudou

  • Sara

    Acho esses dados do FMI no mínimo duvidosos, gente, não é possível q a diferença entre Estados Unidos e China esteja tanto assim, ao tomarmos as Olimpíadas como exemplo…

  • pedro

    naum deu preu pegar oq qeria

    pois eu queria saber o ranking

    e essa site naum mostra isso serto

    eu queria q vcs melhorassem um pouco mais

  • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

    Pedro, o ranking está disponível na tabela mostrada no artigo, não apenas o ranking mas também qual o PIB convertido em dólares americanos.
    Se você precisa de algo mais detalhado, convido a consultar o site do Fundo Monetário Internacional: http://www.imf.org

  • Alex

    … é você é que precisa melhorar um pouco mais Leandro?????? Desculpe, mas não deu para segurar!

  • Rodrigo De Filippo

    Por favor, melhore você o Português. Meu filho escrevia melhor aos nove anos de idade!

  • Diego

    Parabéns Leandro! A matéria está muito boa sim. Sempre haverá os pessimistas e os que reclamam, isso é normal.

    Referenciei parte dela, inclusive, para o meu projeto de MBA, que tem como tema central a análise de fundos de investimento, poupança e CDB após o período mais crítico da crise econômica.

    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!

    Sucesso!

  • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

    Diego, obrigado! Abraços

  • Rodrigo De Filippo

    Para esclarecer, minha crítica é direcionada ao Pedro.

  • Flavio Macedo

    PIB NOMINAL não indica o PPP( Paridade Poder de Compra). Com o cruzeiro super valorizado artificialmente isso indica menos ainda.Só serve para propaganda oficial.