RFID e o futuro dos negócios

Complementando a matéria sobre RFID e os impactos na logística (Radio-Frequency Identification ou Identificação por Rádio Frequência), confira este vídeo que mostra como esta tecnologia pode revolucionar a agilidade dos negócios. Imagine esta tecnologia sendo implanatada em larga escala num grande armazém ou agilizando a contagem e identificação de peças por um grande distribuidor.

Veja o vídeo abaixo (tradução da fala do guarda abaixo):

O guarda diz: Com licença senhor, você esqueceu o seu recibo.

Isto é o que promete esta tecnologia: identificar as mercadorias sem precisar passá-las uma a uma num leitor de código de barras, integrar com um sistema de pagamentos e agilizar a vida das empresas e das pessoas. A idéia já está no mercado há anos, mas ainda não conheço uma boa aplicação em larga escala.

Alguém aí conhece um sistema grande em operação? Compartilhe conosco!

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • marcelo

    Existe um sistema para controle de pneus, grandes transportadoras estão implementando o sistema onde um chip é acoplado ao pneu e o caminhão ao entrar e sair da empresa, além de ser totalmente rastreado quanto a furto, também informa revisão para rodízios, e controle do tamanho do sulcos, calibragem etc.

  • Pingback: Logística Descomplicada » » RFID e seus impactos na logística()