Saiba como funciona o maior depósito da América Latina

Todas as noites e madrugadas, armam-se verdadeiras operações de guerra dentro dos armazéns da Casas Bahia. A meta: cumprir as entregas diárias em 24000 endereços diferentes, localizados em oito estados brasileiros. logística, portanto, é parte crítica da operação da empresa, especialmente porque tudo é feito com recursos e funcionários da casa, incluindo uma legião de 1000 motoristas.

Localizado em Jundiaí, no interior paulista, o principal centro de distribuição da empresa possui 170.000 metros quadrados cobertos, sendo considerado o maior da América Latina. Todos os dias, 260 caminhões com o inconfundível baianinho estampado no baú partem do depósito central para realizar as entregas aos clientes. Outros 45 fazem o mesmo, mas para abastecer as lojas com produtos eletroportáteis, enquanto 60 carretas levam mercadorias aos entrepostos localizados nos demais estados –à exceção do Rio de Janeiro –não possuem armazéns.

O movimento não pára por aí. O depósito de Jundiaí recebe, em média, 180 carretas de fornecedores diariamente. No total, 2 400 pessoas labutam no armazém, que também é munido de muita tecnologia para funcionar.

A integração do software de logística com o sistema de identificação dos produtos por código de barras é o que permite a localização dos produtos dentro do depósito e também o controle da entrada e saída das mercadorias. Todos os racks, onde são empilhadas as mercadorias, possuem uma placa com código de barras. Assim é possível saber, por exemplo, quantos fogões há em determinado rack com a simples aproximação de um leitor.

As vendas realizadas nas lojas são repassadas automaticamente para o sistema de logística da empresa. Ao final do dia, o sistema imprime milhares de etiquetas com código de barras que contêm a descrição de cada produto, além do endereço da entrega e o nome do cliente que o comprou.

Munida dessas informações, uma equipe do depósito faz a “puxada de mercadoria”. Essa etapa consiste na separação dos produtos, que são devidamente etiquetados e encaminhados para um dos 420 boxes – espécie de garagem onde os caminhões são carregados. Esses boxes ladeiam todo o armazém.

A entrada de cada produto em cada um dos boxes também é informada ao sistema, que recebe previamente a programação das cargas. E na programação de cargas que são definidos o roteiro de cada caminhão e os produtos que cada veículo deverá entregar.

O sistema de logística também ajuda a calcular a quantidade de caminhões necessária para as entregas do dia, a partir do cálculo da capacidade do caminhão, em relação ao tamanho das mercadorias.

Mensalmente, mais de 1,2 milhão de itens entram e saem do depósito central da Casas Bahia. Haja braços e computadores para organizar esse mundaréu de fogões, geladeiras, camas, sofás e até botijões de gás.

Fonte: Revista Exame – março de 2003 – por Roberta Paduan


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : quinta-feira, 29 jul, 2010


  • Leandro Boeira

    Gostaria de saber da possibilidade de utilizar o artigo Saiba como funciona o maior depósito da América Latina, com algumas simplificações, como uma questão de analise de caso para uma avaliacao escrita de nossa unidade do curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais da FTEC (www.ftec.com.br).

    Certo de sua compreensao e no aguardo de seu retorno,

    Leandro do Amaral Boeira

    Prof. CST Processos Gerenciais – FTEC – Bento Goncalves

  • adriano

    muito bom assunto!!!

  • Vinicius Arboit Pedr

    Olá, estou pesquisando sobre centros de distribuição (cd) de empresas e de regiões (Santiago do Chile, Valência-Espanha e Roterdã-Holanda)se puderem me ajudar com o máximo de informações, desde já fico muito grato.

    Vinícius

  • leonardo

    porq nao tem mais super casas bahia em sao paulo queremos de vouta

    • Marcelo Zarur Flausino

      A maioria dos funcionários também não sabe, mas acredita-se que, o que motivou a suspensão deste evento, seja a fusão com o Ponto Frio, o qual ainda está se restruturando através da Via Varejo, empresa nova, criada para gerenciar os processos logísticos das duas gigantes do varejo.

  • bruna

    Ola, estou pesquisando um tema para fazer meu tcc e a um tempo atras fiz um trabalho simples sobre o deposito das casas bahia e adorei e queria fazer meu tcc sobre isso tambem porem o que acho na internet é muito pouco para me embasar teria como me fornecer o artigo na integra?

  • Douglas

    A separação dos produtos como é realizada? Pois os produtos são armazenados em endereços de varias alturas, a separação é feita por uso de empilhadeiras, ou plataformas, ou algum outro tipo de equipamento? Alguem sabe me responder?

    • Marcelo Zarur Flausino

      É feito através de empilhadeiras.

  • José Francisco Borges

    Olá, sou estudante do curso de DISTRIBUIÇÃO do SENA de Cabreuva, visitei este site e fiquei surpreendido com o acervo de informações importantíssimas e que enriqueceu meus conhecimentos. Gostaria de saber se podemos ao final do curso toda a classe fazermos uma visita neste ou em algum outro centro de distribuição para podermos ter uma ideia e aprimorarmos nossos conhecimentos, Além do curso de distribuição estou fazendo o curso de INSPETOR DE LOGÍSTICA, numa ONG chamada Projeto Cabreuva do Futuro.

    Sou José Francisco Borges do Carmo, trabalhei nos últimos 8 anos na qualidade pessoa jurídica para a TRANSBRASILIANA ENCOMENDAS E CARGAS, cargo: Gerente de Filial.

  • Odair

    Bom dia srs.
    Gostaria de postar reclamação a conduta de um motorista, o qual dirigia caminhão 1333 no rodoanel sentido santos.
    Este motorista dirigia pela faixa da esquerda, sendo que não respeitando as regras de trânsito, seguia colado a traseira de veículos, ou seja a mais ou menos 1 metro dos carros a sua frente.
    E uma conduta não admissível para um motorista de caminhão, os mesmos deveriam ser orientados a respeitar a distância de segurança, em razão dos imprevistos desta movimentada rodovia, o fato ocorreu às 7,00 horas de hoje.
    Atenciosamente Odair

  • sara cristina

    Olá preciso saber mais sobre fabricante e prcerias das casas bahia