Série: Administrando a Produção 2 – Just in Time e Kanban

sistemas just in time e kanbanContinuando a Série Administrando a Produção, que no primeiro artigo abordou os sistemas Vendor Managed Inventory e Teoria das Restrições, hoje veremos o que são o Just in Time e o Kanban.

Não perca o próximo artigo, na sexta-feira, sobre a Pesquisa Operacional e a Teoria das Filas.

Veja agora o que são e pra que servem o Just in Time e o Kanban.

Just in Time

É atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção, evitando-se assim a manutenção de maiores estoques. Assim, este sistema de produção define que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata.

Nasceu na filosofia de produção da Toyota no Japão na década de 50 e é o pilar do Sistema Toyota de Produção (Produção Enxuta). O conceito Just in Time está relacionado com a produção puxada, onde primeiro há um pedido do cliente (venda do produto) e posterior fabricação do mesmo.

Uma das ferramentas que contribui para um melhor funcionamento do sistema Just in Time é o Kanban, que será visto abaixo.

KANBAN

O sistema Kanban, como discutido acima, é uma das ferramentas que ajudam no sucesso do Sistema Enxuto ou Just in Time. Literalmente, Kanban significa placa visível.

Seu funcionamento é baseado num cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.

Este Kanban (um sinalizador) e colocado em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida e o processo recomeça. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.

O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção seja estável.

Você já usou alguns desses sistemas? Conhece algum outro que mereça fazer parte desta série?

Deixe sua opinião nos comentários.


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : quarta-feira, 7 abr, 2010


  • Fernando José

    Moro em Jaú, interior de SP, sou universitário da FATEC local e faço o curso de Tecnologia em Logística e sempre acompanho os posts do site, sobre o assunto acima, o just in time é um conceito que infelizmente só tem funcionado nos grandes centros, a minha cidade é polo industrial calçadista, e em algumas consultorias a empresários do setor, vemos a dificuldade de tentar implantar esses conceitos nas empresas familiares. Um abraço

  • DANIEL DE ARAUJO SAN

    ola me chamo daniel estou cusando gestão de logística terceiro semestre,atraves do site logística descomplicada estou podendo ficar sempre atualizado no mundo da logística muito bom mesmo obrigado..

    abraços…

  • ROBERTO

    ola sou roberto moro na cidade de boituva interior de são paulo e curo o 1° periodo do curso de logista em salto na ceunsp,conheci este site qndo iniciava uma pesquisa para um determinado trabalho e foi muito util e esclarecedor pra mim ,vcs estão de parabens obrigado a todos por compartilhar os conhecimentos da aréa…abraços a todos

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Des

      Obrigado! Abraços

  • FERNANDO

    Olá estou fazendo meu TCC sobre PRODUÇÃO E LOGISTICA ORGANIZACIONAL, estou com dificuldades alguem pode me mandar algum artigo ou alguma coisa que possa me ajudar a entender um pouco isso.. Obrigado…

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Des

      Para começar recomendo a leitura de um dos bons livros de logística e produção que estão listados na seção Leitura Recomendada.
      Abraços

  • júlio louren&

    Olá!! Bom dia! curso o 3° período de logística na UNIP e
    trabalho com Kanban na área operacional de uma empresa de
    estamparia, que tem como principal cliente a PSA Peugeot Citroen.
    Sou colaborador nessa empresa a 3 anos. Nesse período ví pessoas
    mais novas de empresas que eu sendo promovidas. Sou um funcionário
    dedicado, ganhei todos os prêmios de qualidade que concorri.
    Gostaria de saber o que falta em mim para esta tão sonhada
    promoção?

  • anderson

    meu nome é anderson morro em cotia e sou formado em tecnólogo em logística sempre uso o site para me atualizar e melhorar em conteúdo de informação.

    grato

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

      Anderson, obrigado! Continue acompanhando o site sempre! Abraços.

  • THIAGO ADRIANO DOS S

    Bom dia, gostaria de uma explicação. Se o just in time é um processo que visa a mínima produção de estoque, como o kaban é um principal colaborador do just in time, visto que o kaban prega o processo contínuo de produção, somente alertando que a produção de um determinada empresa foi concluída ? Sendo assim iniciando novamente o processo de produção ….

    Aproveito para parabenizar o site, vou começar pósgraduação em logística e esse site está sendo uma mão na roda para mim que vim da área de educação …

  • THIAGO ADRIANO DOS S

    Ok. podemos dizer então que o Just in Time é uma produção sobre uma demanda pré-estabelecida ou pré-programada ?

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

      Thiago, eu prefiro dizer que o just in time deveria trabalhar com uma demanda confirmada. Essa é a ideia para produzir apenas no momento em que se precisasse do produto. Como você pode ver nas matérias que indiquei antes, não foi exatamente o que aconteceu.

  • anderson

    gostaria mais uma vez de parabenizar o site por colocarem assuntos tão importante,para nós do mundo da logística.

    O assunto just in time é muito importante ,mas tenho sentido na pele a dificuldade de implantar esse sistema juntamente com o kanban,que é a continuidade e um necessita do outro para que o processo funcione.

    Mas tb tenho percebido a vantagem que traz ao processo e recomendo pois a dificuldade esta mais em fazer as pessoas entenderem,pois se trata de uma ferramenta simples mais que tem que usado corretamente trás benefícios.

    abraço

    Anderson martins…..cotia sp

  • Gilvan soares da costa

    sou gilvan soares faço gestão da qulidade minha dúvida é; o kanban pode ser implementado em qualquer organização seja ela, pequena ,média ou grande?

    • http://www.facebook.com/porto.correa Rodrigo Porto

      Sim.
      A empresa em que trabalho utiliza o Kanban.
      Nós herdamos ele  de uma multi-nacional juntamente com as linhas de produção durante um Outsourcing realizado em meados de 2011.
      Ainda estamos nos adaptando à novidade, pois antes eramos uma empresa pequena apenas de usinagem, que produzia 2 dos 26 itens que montam o conjunto do medidor de combustível por exemplo.

      É um sistema que depende muito do comprometimento das pessoas para que funcione.Mas ajuda muito quando a árvore de estrutura dos produtos fabricados é muito grande e é definida.

      Funcionava em uma multi-nacional e hoje funciona onde eu trabalho, da mesma forma, porém a empresa tem menos da metade do porte e é uma empresa familiar.

  • http://www.facebook.com/porto.correa Rodrigo Porto

    É o sistema que utilizamos na empresa em que trabalho,sistema puxado.
    Muito bom para pequenas empresas,principalmente no ramo de usinagem, onde o lead time da matéria-prima não é tão longo.
    Porém exige muito alinhamento entre os setores de PCP e compras, respectivamente com os clientes e fornecedores.

    Estou há 2 anos e meio na área de logística e gosto muito.
    Este site ajuda muito.
    Parabéns.