Série Pesquisa Operacional – Problema de Roteamento de Veículos

roteamento de veículos - Logística DescomplicadaEm mais um artigo da série Pesquisa Operacional (confira a introdução da série e o artigo sobre o Problema do Caixeiro Viajante), hoje discutiremos o Problema do Roteamento de Veículos (Vehicle Routing Problem).

Este problema consiste em atender um conjunto de clientes que precisam receber mercadorias a partir de um depósito central. A idéia é visitar todos os clientes, entregar as quantidades necessárias, respeitando algumas restrições como o tempo da viagem dos veículos e a capacidade de carga dos mesmos, e garantindo que tudo seja feito ao menor custo possível. Se o Problema do Caixeiro Viajante (PCV) já era um problema difícil do ponto de vista de resolução computacional, o Problema de Roteamento de Veículos é ainda mais difícil, pois o trajeto de cada um dos veículos requer a resolução de um PCV, e ainda é preciso escolher quais clientes serão designados a cada um dos veículos, garantindo custo mínimo e eficiência máxima.

Este é um problema com alta ligação à área logística, pois a diminuição de custos de transportes é uma pressão constante nas cadeias de suprimentos. Além disso, possuem alto grau de aplicabilidade pois as diferentes versões do problema refletem de maneira muito real as decisões que precisam ser tomadas diariamente por transportadoras:

- roteamento com coletas e entregas (pickup and delivery): apresenta um desafio extra, pois a coleta precisa ser coordenada antes das respectivas entregas, a capacidade do veículo precisa ser ajustada dinamicamente para mais e para menos à medida em que entram e saem mercadorias;

– roteamento com janelas de tempo: cada cliente pode definir um intervalo de tempo limitado para que se dê início a coleta/entrega dos produtos;

– roteamento com múltiplos depósitos: como o nome diz, trata-se do caso em que há mais de um depósito para servir os clientes, e o sistema deve escolher quais veículos partem de quais depósitos para servir quais clientes, a fim de atingir o menor custo possível;

Existem muitas outras variações do problema, mas estas citadas representam boa parte das pesquisas e dos casos práticos utilizados. Assim como no Problema do Caixeiro Viajante, o roteamento de veículos também é solucionado através de heurísticas, os métodos “inteligentes” que geram boas soluções em um tempo reduzido (veja o primeiro artigo da Série Pesquisa Operacional para uma melhor explicação sobre heurísticas).

Na sua empresa, como você faz o roteamento? Que softwares são utilizados?

Depois da introdução, da matéria sobre o Problema do Caixeiro Viajante e deste artigo sobre o Problema de Roteamento de Veículos, na semana que vem veremos um artigo ainda mais complexo, que mistura as decisões de roteamento com o controle de estoques.

Na próxima 4ª feira, dia 10 de março, a matéria sobre o Problema de Estoques e Roteamento.

Fique ligado e não perca os exemplos que serão citados! Assine nosso newsleter (no começo da página à esquerda).


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : quarta-feira, 3 mar, 2010


  • Pingback: Logística Descomplicada » » Série Pesquisa Operacional – Problema do Caixeiro Viajante()

  • Pingback: Logística Descomplicada » » Série Pesquisa Operacional – uma visão geral (ATUALIZADO)()

  • http://www.disduc.com.br Ivonete Aparecida Santos

    Boa tarde Leandro,

    Você tem algum software para indicar que faça a sugestaão de atendimento de um conjunto de clientes que precisam receber mercadorias a partir de um depósito central.

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Logística Descomplicada

      Ivonete, respondi seu email, ok?

  • Danilo Zigrossi

    Conheço uma empresa muito boa que trabalha com desenvolvimento de Softwares para logistica de transporte.

    http://www.ailog.com.br

    Atenciosamente

    • clayton barros

      kkkk….so tem ladrao ai amigo! se roubar a tecnologia,maps, projetos e ideias da ex empresa que trabalha e maquiar tudo é criar, o rabo vai abanar o cachorro logo logo…

  • Oziris Bernardini

    Esse sistema de otimização na área de logistica. pode ser usado para roteiriza visita do vendedor na sua área de atuação?

    Se é possível gostaria de uma explicação.

    Obrigado.

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

      É possível sim. No campo acadêmico este é um problemas mais estudados do mundo. Chama-se Problema do Caixeiro Viajante. Leia mais sobre ele na matéria sobre o caixeiro viajante.