Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais

SIMPOI 2010
Simpósio de Administração da Produção,logística e Operações Internacionais 2010

“REDES DE OPERAÇÕES GLOBAIS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS”

SIMPOI 2010: O fenômeno da globalização desencadeou uma maior integração de mercados, organizações e consumidores. A economia, do Brasil e dos principais países do mundo, está se tornando cada vez mais de natureza global. Muitas empresas estão divulgando e distribuindo seus produtos, localizando suas instalações e também realizando compras de empresas fornecedoras localizados em diferentes países do mundo.

Existem diversos fatores associados com a crescente globalização e internacionalização dos negócios e estes apresentam fortes relações com os diversos aspectos do projeto e gestão de redes.

Se considerarmos a organização em Rede — formada por interligações laterais e horizontais — que muitos autores acreditam ser a forma organizacional característica da nova competição, verificaremos que um novo e mais abrangente nível de análise precisa ser agregado ao projeto e gestão de operações.

Pesquisas demonstram que mudanças ambientais têm forçado as empresas a mudarem seu foco para a eficiência da rede, ao invés de se deter na eficiência interna. Essa tendência pode ser descrita como um movimento que se iniciou silenciosamente, há quase três décadas, em uma série de indústrias e que se transformou em uma verdadeira revolução.

A base da nova competição é significativamente diferente do paradigma competitivo anteriormente vigente. As empresas já não competem mais com outras empresas, a nova competição se dá entre redes globais em cujo centro encontra-se empresas ágeis, que respondem rapidamente às demandas do mercado.

O tema do SIMPOI desse ano abre espaço para explorar as questões centrais associadas com o projeto e a gestão de redes de suprimentos globais, sobretudo se considerarmos os desafios colocados pela recente crise econômica que se abateu recentemente sobre as principais economias do mundo.

Essas mudanças no ambiente competitivo se apresentam como um grande desafio para as organizações e para a pesquisa em Gestão de Operações, uma vez que exigem uma visão que vai além do relacionamento entre cliente e fornecedor para enxergar e compreender uma complexa rede de empresas.

O SIMPOI é um evento reconhecido como um fórum de debate e articulação entre professores, pesquisadores, discentes, empresários e profissionais da área de Administração da Produção e Operações no Brasil. Os principais objetivos do evento são:

* Troca e compartilhamento de informações acadêmicas na área de produção e operações;
* Troca e compartilhamento de informações organizacionais relacionadas à área de produção e operações;
* Demonstração e divulgação de pesquisas e descobertas recentes da área de produção e operações;
* Discussão de temas e problemas correntes, seus possíveis desdobramentos e as soluções possibilitadas pelo conhecimento e pelas ferramentas da área de produção e operações;
* Fortalecimento do relacionamento entre acadêmicos e profissionais da área de produção e operações.

Pesquisadores interessados na área são convidados a enviar artigos para este evento.

Embora artigos que abordem o tema do SIMPOI 2010 sejam encorajados, o evento está aberto a todos os temas da Área de Produção e Operações ou a ela relacionados.

Confira o site do SIMPOI 2010 clicando aqui.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).