Sistemas de Transporte no Brasil e Logística Internacional

sistemas de transporte e logística internacionalNão é segredo que a matriz de transportes do Brasil não favorece meios econômicos e seguros de transportes, especialmente para as cargas enviadas a longas distâncias. Ainda usamos majoritariamente o modal rodoviário quando poderíamos ser mais econômicos utilizando as ferrovias ou hidrovias.

Para tentar mudar esta realidade é preciso conhecer em detalhes cada um dos modais, seus equipamente principais e como fazer a gestão das frotas. Somente a partir deste conhecimento poderemos utilizar plenamento a multimodalidade e aproveitar o que cada modo de transporte tem de melhor a nos oferecer.

Para ajudar nesta busca por conhecimento, a indicação de leitura de hoje é o livro Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à logística Internacional: a obra busca analisar características, vantagens e desvantagens dos diferentes modais de transporte, comparando a teoria clássica com as distorções observadas no Brasil, sobretudo quanto à predominância da matriz direcionada ao transporte rodoviário. Aborda sobre a disponibilidade das redes de cada modal no país (rodoviário, ferroviário, fluviolacustre, marítmo, aéreo e dutoviário), tratando ainda do transporte multimodal.

Apresenta terminologia e conceitos usuais em transportes, oferecendo um Capítulo inteiramente dedicado ao contêiner. A segunda parte da obra contempla a evolução da logística e suas demandas no atual cenário globalizado. Trata da gestão de estoques, discorrendo sobre suprimento internacional, abrangendo a visão moderna do Just-in-Time e a gestão internacional da distribuição e sua integração com a cadeia logística. Analisa as principais estratégias e o planejamento da distribuição internacional, enfocando os portos como elos logísticos internacionais.

Você encontra este livro no Submarino, na Saraiva ou na Cia dos Livros.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • um livro de conteudo exelente,para aprimoriamento dos estudos!>resaltando alguns dados desuatualizados>

  • Christina

    Como faço para adquirir o livro Introdução aos Sistemas de transporte no Brasil e à logística Internacional

  • Miguel

    Estou com um exemplar da 4ª Edição, de 2009, e não recomendo esta obra, por conter informações ultrapassadas ou/e erradas. Por exemplo cita-se o "DNER" que deixou de existir em 2002, porém citado como se ainda existisse. Não há qualquer citação sobre ANTT. Bem como menciona-se ICAO com um nome incorreto que qualquer leigo em pesquisa na internet saberia ver o nome certo.

    É uma pena ver um livro escrito por um "mestre" com tamanhas incoerências.

    • Miguel, obrigado por seu comentário. Devemos repassá-lo à editora do livro para que tomem as providências cabíveis. Vou avisá-los de seu comentário.

  • livro muito bom …

    queria muito um, tema abrangente e especial para quem gosta de Logística.

    Grato,

    Willian

  • Raphael Elmais

    Tema muito atual, esse livro parece abrir horizontes de conhecimento.. parabéns