Sistemas de Transporte no Brasil e Logística Internacional

sistemas de transporte e logística internacionalNão é segredo que a matriz de transportes do Brasil não favorece meios econômicos e seguros de transportes, especialmente para as cargas enviadas a longas distâncias. Ainda usamos majoritariamente o modal rodoviário quando poderíamos ser mais econômicos utilizando as ferrovias ou hidrovias.

Para tentar mudar esta realidade é preciso conhecer em detalhes cada um dos modais, seus equipamente principais e como fazer a gestão das frotas. Somente a partir deste conhecimento poderemos utilizar plenamento a multimodalidade e aproveitar o que cada modo de transporte tem de melhor a nos oferecer.

Para ajudar nesta busca por conhecimento, a indicação de leitura de hoje é o livro Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à logística Internacional: a obra busca analisar características, vantagens e desvantagens dos diferentes modais de transporte, comparando a teoria clássica com as distorções observadas no Brasil, sobretudo quanto à predominância da matriz direcionada ao transporte rodoviário. Aborda sobre a disponibilidade das redes de cada modal no país (rodoviário, ferroviário, fluviolacustre, marítmo, aéreo e dutoviário), tratando ainda do transporte multimodal.

Apresenta terminologia e conceitos usuais em transportes, oferecendo um Capítulo inteiramente dedicado ao contêiner. A segunda parte da obra contempla a evolução da logística e suas demandas no atual cenário globalizado. Trata da gestão de estoques, discorrendo sobre suprimento internacional, abrangendo a visão moderna do Just-in-Time e a gestão internacional da distribuição e sua integração com a cadeia logística. Analisa as principais estratégias e o planejamento da distribuição internacional, enfocando os portos como elos logísticos internacionais.

Você encontra este livro no Submarino, na Saraiva ou na Cia dos Livros.


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : terça-feira, 25 jan, 2011


  • Raphael Elmais

    Tema muito atual, esse livro parece abrir horizontes de conhecimento.. parabéns

  • http://willaraujolog Willian Souza

    livro muito bom …

    queria muito um, tema abrangente e especial para quem gosta de Logística.

    Grato,

    Willian

  • Miguel

    Estou com um exemplar da 4ª Edição, de 2009, e não recomendo esta obra, por conter informações ultrapassadas ou/e erradas. Por exemplo cita-se o "DNER" que deixou de existir em 2002, porém citado como se ainda existisse. Não há qualquer citação sobre ANTT. Bem como menciona-se ICAO com um nome incorreto que qualquer leigo em pesquisa na internet saberia ver o nome certo.

    É uma pena ver um livro escrito por um "mestre" com tamanhas incoerências.

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

      Miguel, obrigado por seu comentário. Devemos repassá-lo à editora do livro para que tomem as providências cabíveis. Vou avisá-los de seu comentário.

  • Christina

    Como faço para adquirir o livro Introdução aos Sistemas de transporte no Brasil e à logística Internacional

    • http://www.logisticadescomplicada.com/ Leandro – Log&iacute

      No final de todas as indicações de livros aqui no site você sempre verá os links para as grandes livrarias online do Brasil.
      Você encontra este livro no Submarino, na Saraiva ou na Cia dos Livros.

  • http://www.razzo.com.br robson santos

    um livro de conteudo exelente,para aprimoriamento dos estudos!>resaltando alguns dados desuatualizados>