Tecnólogo pode fazer concurso para nível superior?

diploma  de tecnólogo pode fazer concurso de nível superior?Candidatos com nível superior de tecnólogo precisam ficar atentos aos editais de concursos públicos para saber se a seleção de interesse aceita ou não o curso de curta duração para vagas de nível superior, de acordo com resposta da especialista em concursos Lia Salgado, especialista em concursos que respondeu algumas perguntas de internautas no portal G1.

Em uma resposta, Lia explicou que, apesar de o curso de tecnólogo ser legalmente de nível superior, ele tem duração menor em relação aos cursos regulares de graduação e alguns concursos não aceitam essa formação para cargos de nível superior. “O que tem que fazer é observar o edital (…) Se constar bacharel ou nível superior com duração mínima de quatro anos, nesse caso você [com formação em tecnólogo] não vai poder concorrer ao cargo de nível superior”, disse.

Concursos suspensos ou cancelados
Um outro internauta perguntou se não é muito arriscado investir tempo e dinheiro em concursos públicos devido à falta de regras. Ele comentou que já viu seleções serem suspensas ou canceladas. Lia ressaltou que é preciso, sim, haver regras claras que definam todas as etapas do concurso para dar transparência e segurança jurídica aos candidatos. Mas explicou que a maioria dos concursos transcorre normalmente. “Se acontecer alguma suspeita, é importante que tudo seja denunciado, investigado, apurado e punido. Se for confirmado [que houve fraude], que o concurso seja anulado, suspenso, e volte ao início”, respondeu.

Organizadora sempre mantém o mesmo estilo?
Finalmente, respondendo se uma instituição que aplica provas de concursos sempre tem o mesmo estilo na avaliação. De acordo com a colunista, normalmente a equipe que elabora as provas nas instituições se mantém e, por isso, a tendência é que o estilo de questões e de provas seja igualmente mantido. “Por isso mesmo é bom usar provas anteriores da banca para aprofundar a preparação, mas isso não substitui o estudo da teoria”, aconselhou.

Lia sugere que o candidato estude por bons livros a teoria, faça exercícios didáticos de cada ponto para fixar conteúdos e, aí sim, num segundo momento, refaça provas anteriores da mesma banca organizadora.

* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Fonte: Adaptado de G1

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Rosemberg Silva

    Este curso politécnico não condiz com a necessidade do mercado de trabalho pois você não tem registro no Conselho Regional de apenas diploma de nível superior não sei de nada para o mercado de trabalho.

  • marie

    gostaria de saber se a pessoa que tem mestrado em certa área pode concorrer a vagas em concurso para especialista na mesma área. Pergunto pois sei q o mestrado contempla mais horas de curso do que a especialização.

  • valter euclides da silva

    quem tem um curso tecnologo pode prestar concurso público para nivel tecnico?

  • regina

    sou merendeira mas quero fazer esse curso a distancia de preferencia em curto tempo , não quero exerce só para eu ter aumento no meu sálario, esse curso tecnólogo serve como superior , afinal o aumento
    inicial seria de 35%

  • Nunes

    Sr. Leandro, obrigada pelas informações!

    É uma pena ler alguns comentários absurdos sobre os cursos tecnólogos. No geral são pessoas que nem ao menos buscam se informar antes de criticar seus “concorrentes”.
    Parabéns aos que estão em busca de conhecimento, seja ele EAD ou presencial, seja tecnólogo ou não.

    Atenciosamente,

    Nunes.

  • Leandro Antonio

    A pós o termino do curso em tecnólogo em logística, posso fazer uma pós graduação em Segurança do trabalho.

  • GIL

    Tem um concurso que pede superior pleno . O diploma de tecnólogo serve para concorrer as vagas de nivel superior

  • Evandro

    curso de curta duração? O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas que faço na Fatec totalizam 06 semestres com 2.800 hrs de carga horária.
    O Bacharelado em Ciências da Computação da Unip possui 3000 hrs de carga horária….Será que 200 hrs são diferenciais relevantes tão importantes para que se coloque um Bacharelado no nível mais alto no que de um Tecnólogo?

  • Ronaldo

    o edital de concurso público é ato normativo meramente complementar e que apesar de sua natureza vinculatória deve possuir respaldo legal.Caso alguém tenha sido lesado em seu direito ,é só entrar com Mandado de Segurança,visto que possui um direito líquido e certo.O edital não é superior a lei!

  • Ronaldo

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    I – os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração(CF de 88).

    Logo o que posso afirmar é que o edital não pode limitar o acesso do candidato,pelo fato dele não ser bacharel,visto que o curso de tecnólogo é reconhecido em lei e pelo MEC como curso superior e o edital não é superior a lei.

  • Ricardo moura

    Fiz logistica,trabalhei na area graças ao curso,passei em um concurso no qual exigia nivel superior,quer mais?meu curso foi a distancia.

  • Dalila da Silva

    Eu fiz rcolei grau recentemente, em uma graduação tecnologica em marketing. Gostaria de saber se é possivel eu concorre a uma vaga na Universidade Publico como Graduado???

  • Verena Benitez

    Quero fazer concurso para PF possível fazer com o curso de superior de Gerencia de Marketing de 2 anos?

  • Guest

    Quero fazer concurso para PF é possícel apenas com framação de Gerência de Marketing duração de 2anos??

  • Cesar

    Prezados  Ivanbrasilia e Mari.
    já que ‘vossas senhorias” fazem cursos de longa duração e até dizem que os tecnólogos são feito nas coxas, então porque se preocuparem, vcs são mais capacitados não? vcs não se garantem não?. pelo amor de Deus nunca vi  comentários tão preconceituosos. abram as vossas mentes.

  • Rafaelsiqueiramkt

    o edital da policia federal diz: 2.1.1 REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível degraduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.minha formação é de tecnologo. é valido para o concurso?? tecnologo é um tipo de graduação, certo?

    • William Príncipe

      AS GRADUAÇÕES PODEM SER BACHAREIS, LICENCIATURAS E TECNOLOGICAS

      Graduação no Brasil[editar | editar código-fonte]

      Os cursos de graduação no Brasil estão tradicionalmente ligados às grandes áreas do conhecimento como Informação, Biologia,Geografia, Física, Química, Letras, Economia; a campos das artes como Artes plásticas, Artes cênicas, Design; ou a formações profissionais de perfil generalista como Medicina, Direito, Arquitetura, Administração de empresas, Jornalismo. Estão distribuídos nos seguintes graus acadêmicos:

      Bacharelado. Habilita o seu titular a ser um Bacharel em diferentes áreas do conhecimento. Tem duração normal de dois a seis anos e é oferecido na maioria das áreas de estudo em Artes, Segurança Pública, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Matemática, Ciências Naturais e nas profissões regulamentadas pelo Estado, por exemplo Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Veterinária, entre outros que constam no cadastro de cursos superiores do MEC. Incluem-se entre os bacharelados aqueles cursos que concedem titulação profissional.

      Licenciatura. Habilita o seu titular a ser um professor em diferentes áreas do conhecimento, especialmente na Educação Básica, podendo atuar também em outros níveis.

      Tecnologia. Habilita o seu titular a ser um Tecnólogo ou Tecnologista, ou seja, mão-de-obra Técnico-Científica especializada em diversas áreas do conhecimento, cobrindo demandas específicas do mercado. Os cursos são oferecidos por universidades ou faculdades e sua duração varia entre dois a quatro anos. Ex: Tecnólogo em Eletrônica, EletroEletrônica, Telemática, Mecatrônica, Tecnólogo em Gestão Tributária, Tecnólogo em Gestão Pública, Tecnólogo em Construção Civil, Tecnólogo em Química Agroindustrial, Tecnólogo em Citotecnologia, Tecnólogo em Sistemas de Informação, Tecnólogo em Redes de Computadores, Tecnólogo em Gestão (Tributária, Empresarial), Tecnólogo em logística etc.

  • messias gonçalves batista

    vou começar o curso de tecnologo em logistica esse ano, posso começar algum estagio nos primeiros meses e quanto ganharia pelo estagio ?

    • Jesuis Lucas

      Em torno de $600,00 a $1.000,00 (depende da empresa).

  • Fabricio, eis as respostas para suas perguntas:

    1- Sim (se vc conseguir conciliar…rs)
    2- Pelo que entendi, não.
    3- Não.
    4- Se somente fizer curso tecnológico vc será sempre tecnólogo

    Espero ter ajudado.

  • Olá, Parabéns pela iniciativa e pelo ótimo préstimo que este blog vêm conduzindo.

    Possuo quatro dúvidas que pairam sobre mim:

    1) Eu posso realizar dois cursos simultâneamente, um EAD em Gestão Financeira e outro presencial – Tradicional – Bacharelado 5 anos em Direito. Ambos, seriam pela mesma Instituição – UNIP.

    2) Há possibilidade de utilizar-me de créditos que recebi na ocasião em que cursei Business Administration pela Florida University – Nos Estados Unidos?

    3) Existe alguma forma de posteriormente (juntar, Unificar ou mesclar) uma graduação de Menor Tempo para que venha a se equiparar a um bacharelado? Se sim, quais seriam estas alternativas?

    4) No caso de fazer um curso Tecnólogo, posteriormente, inscrever-me e concluir uma mestrado, seja ele Latu ou Strict Sensu, conseguirei assim então me esquivar das pegadinhas dos famosos editais? Ou não importe o que eu faça depois, sempre serei um tecnólogo, ou seja, sem um bacharelado?

    Grato pela atenção,

    No aguardo de vossa manifestação,

    Att,

    Fabrício C. Neto

    • João

      Fabrício, "esquivar" não parece oportuno; aliás, moralmente incorreto. Aposte na Tecnologia como curso superior. Sou Tecnólogo e estou concluindo pós graduação em Direito Ambiental. Estudei e estudo muito; momentos de lazer ficam em segundo plano. Sucesso!

  • Eduardo Santillo

    Boa tarde sr. Callegari Coelho, achei muito coerente e educativo os seus comentários, gostaria de saber se seria possível tirar uma dúvida minha, tenho uma filha de 17 anos que está interessada em cursar Logística na FATEC, porém ela tem recebido de outras amigas a informação que se trata de uma profissão onde as mulheres não são bem aceitas pelas empresas, daí a minha dúvida: – Isso procede? Devo estimulá-la ou sugerir a ela outro ramo? Obrigado por sua atenção.

  • João

    Dona Mari, mas quem aqui pleiteia “os mesmos direitos” do bacharel em Administração?? A senhora está completamente fora do contexto, “fora da casinha”. Se continuar assim, com a visão retrógrada e distorcida, levará uns 15 anos para concluir a graduação.
    Eu estudei muito para concluir o curso de Tecnologia em Gestão Pública, e não foi fazendo provas mensais, nem ouvindo CDs, nem somente lendo. A necessidade da leitura, da ampla pesquisa, da busca do conhecimento é obrigação em qualquer profissão. Sugiro que comeces por aí.
    Vale lembrar que o Tecnólogo tem campo restrito de atuação, diferente, portanto das amplas atribuições do bacharel.
    João, Tecnólogo em Gestão Pública.

  • Mari

    Encontrei esta página por acaso e gostaria de deixar aqui a minha opinião: Faço Administração de Empresas na PUCRS e não acho que seja justo os tecnólogos terem os mesmos direitos que nós, futuros graduados. No curso regular, temos que cumprir 3.000 horas de aulas (mínimo de quatro anos), assistir às aulas todos os dias, gastar com condução e alimentação, apresentar trabalhos individuais e em grupo, ir à campo (pesquisas e entrevistas nas Empresas), realizar 120 horas de atividades complementares em cursos, seminários, estágios, etc., enquanto que os tecnólogos podem estudar tranquilamente em suas casas, pois só precisam ler, ouvir os cds, fazer trabalhos on-line e uma prova presencial por mês! Comparando as duas situações….por favor, né?

    • Mauro

      Minha cara Mari, vou para o segundo curso de curta duração e nem um e com cd´s, vc como uma futura administradora deve mudar esse seu pensamento e evoluir seus conhecimentos pq vc, estar fora do contexto, entrou fora do assundo.

    • Weslesnype

       Deu pará ver que a senhorá e muito inteligente

      vai se informá melhor prá não fica falando M$%#$#

    • LU-PEREIRA30

      QUE conceito ABSURDO!!!! A SENHORA PRECISA REVER SEUS CONCEITOS!!!!!

    • Ivanbrasilia

      Concordo plenamente, pois estes cursos ” nas coxas” , os chamados de ” tecnólogos, nada mais são que uma forma de enganar os trouxas, pois, os concursos deste ano ( 2012 ) de nível superior, só aceitam BACHARELADO. Necas de tecnólogos.ou licenciatura curta. É só observar a Petrobras e outras empresas públicas, que só
      Aceitam bacharéis. Estes cursos de ” GESTORES AMBIENTAIS e outras Tecnologias não tem nenhum valor, pois os donos da bola é que ditam as regras dos jogos, vejam o novo concurso do IBAMA, beste res. Ambientais nanananinão. Só bacharéis .

      • Preferia não ter lido isso, você fará concurso público meu filho? Pois tenho pena de todo cidadão que depender seus serviços. Você está parecendo um cavalo usando cabresto, faz graduação em 4 anos e esses 4 anos não ti serviram de nada né? :Cresce, amadurece e acorda para a vida.

      • Odemir

        ñ fala asneira ñ,

      • AnaRomon

        Meu querido, não quero ser indelicada… Mas todos os Tecnólogos tem o mesmo direito que um Bacharelado. Isso dependerá mais do profissional do que do requisito. Se você se mostrar competente, um mero detalhe como esse não irá impedí-lo de alcançar seus objetivos.

    • Tirando as 3.000 horas que a vocês fazem, nós dos cursos Tecnólogos temos que fazer os mesmos trabalhos, tantas provas e gastar com condução e com alimentação. É preciso ir todo dia e estudar para as provas. A diferença é que o tempo é menor.

      Não venha julgar essa modalidade de graduação só pq vc conhece um ou outro vagabundo que os pais pagam o curso e ele ainda reclama. Já muito aluno fazendo bacharel e os cambal tudo nas coxas enquanto que muitos tecnólogos aí se esforçam muito e pagam do bolso… Depende do aluno sua ignorante.

    • Você está completamente enganada a única diferença do seu curso para o meu é que fiz em 2 anos no geral tudo que você faz no seu curso eu também fiz no meu, mas em menos tempo. Antes de expor sua opinião procure saber do que falará, até porque quando for apresentar sua monografia, tese ou artigo terá que explicar tudo que apresentará e sem saber é complicado, não acha? Aqui vale o mesmo, antes de vir criticar procure saber para não falar asneira. É cada uma que a gnt vê!

    • Frederf

      Pelo visto vc não sabe o que é um Tecnólogo. Não necessariamente ele será em EAD (Ensino a distância) como vc descreveu equivocadamente. Assim como a graduação tecnológica tem de forma presencial, muitas graduações de 4 anos também podem ser feitas em EAD. Procure se informar antes de opinar sobre qualquer assunto.

    • Odemir

      Reveja os teus conceitos,procure se informar antes de falar asneiras.

    • Allan

      Vc acha msm que é só isso, interessante pois não é o que acontece na Unidade Estácio de Sá R9 onde estudo e la o Tecnólogo tem que concluir um total de 3.414 h mais 600 h de estagio alem de trabalho final para concluir o curso comparando com vc que faz ADM um curso digamos comum ate demais sem muito mercado pois temos um quantidade imensa de pessoas que cursam ADM pois nem fazem ideia do que fazer os tecnólogos são inferiores a este bacharéis espero que vc’s continuem pensando assim pois o mercado de trabalho não rs..

    • William Príncipe

      ja leu o site do MEC? Acho que não, pois estas EQUIVOCADA. Eu fiquei 2 anos estudando indo a faculdade todos os dias, fiz 120 horas complementares e varias matérias em EAD. Tenho o mesmo direito q vc, pois posso fazer uma ESPECIALIZAÇÃO, uma pós em qlq área, depois MESTRADO e depois DOUTORADO. Concluindo: apenas as GRADUAÇÕES permitem isso e nunca fikei em casa escutando CD, querida.

  • Renato

    Gostaria que vcs me tirassem uma dúvida. Sou formado em Tecnologo em Administração de Pequenas e Médias Empresas (curso este o qual trocou a nomenclatura para Processos Gerenciais) Porem meu caso é parecido com do Edimilson (acima) pois meu diploma está como Tecnologo em Administração de P. e M Empresas, e pretendo prestar concurso para o cargo de Administrado. O Edital pede nivel superior em administração e registro. Não fala em Bacharelado ou carga minima de horas)Já sou registrado no CRA, será que poderei concorrer a esta vaga?

  • Luiz Gustavo

    Prezados,

    Eu faço um curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (tecnólogo) com duração de 2 anos, gostaria de saber se posso fazer o concurso da POLICIA CIVIL pois já pesquisei muito e vejo muitas coisas em contradiçao, queria uma resposta fixa, porque no edital diz que para o cargo agente, que é o que eu quero basta ter nível superior em qualquer área, ou seja graduado, queria uma ajuda de voceis se isso é verdade, se vou estar apto a fazer esse concurso com essa graduaçao que irei ter.

    Desde já agradeço.

  • Edmilson,

    O Leandro Callegari está correto na opinião dele. Aproveito a oportunidade, se me permitem, para deixar o link atualizado sobre assuntos referentes aos tecnólogos:

    http://ogestor.eti.br/categoria/tecnologo-2/

    Abs.

  • Edmilson

    Gostaria da ajuda da professora ou quem possa me ajudar na seguinte questão:
    Fui aprovado no concurso para Analista dos Correios – Administrador. A exigência no edital foi curso SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO… Eu tenho o curso de Tecnólogo em Administração, recentemente mudado a nomenclatura pra Processos Gerenciais, no entanto, no meu diploma ainda não tinha mudado o nome e é Tecnologo em Administraçao de Peq. e Médias Empresas. Sendo assim atendo ao edital, que não especificou Bacharel ou carga horária mínima, apenas pediu CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO RECONHECIDO PELO MEC E COM REGISTRO NO CONSELHO.

    A referida empresa não está aceitando meu curso e me inforaram q serei elminado do concurso. O que posso fazer? A quem recorrer? Tenho direito

    Muito obrigado

    • Se em seu diploma consta curso superior em administração, se ele é reconhecido pelo MEC e se você possui registro no CRA de seu estado, então acredito que você satisfaça os requisitos que você listou. Sugiro que busque ajuda de um profissional, neste caso um advogado.

  • joão carlos a

    Quero fazer o Concurso Público para Auditor Externo do TCE/RS. No edital (01/2011) constam vagas somente para Bachareis, contrariando Editais anteriores. Aí não reside discriminação com os Tecólogos? O Edital foi elaborado com base em que norma legal? Sou Tecnólogo em Gestão Pública e Pós Graduando em Direito Ambiental, e gostaria que a professora Lia Salgado esclarecesse a dúvida que tenho. Grato.

  • estou no primeiro periodo da faculdade ,curso logistica,posso muda pra administração sem esse periodo.DESDE JÁ MUITO OBRIGADO

  • estou feliz porque encontrei o que realmente me endentifico ,administração,vou ser gerente da jsl empresa em que estou colaborando

  • Arcilino Neto

    Boa Noite,

    Pretendo cursar análise e desenvolvimento de sistemas pelo sistema EAD na estácio de sá e gostariade de saber:Como descubro se é reconhecido pelo "MEC", se tem alguma restriçao no mercado por ser pelo sistema EAD e se posso fazer "PÓS/doutorado/mestrado".

    att,

    Arcilino Neto

  • Andres

    Concursos Públicos é uma váuvula de escape, temos que ter a plena conciência que devemos estudar e nos preparar muito para alcançar o tal objetivo ( Ser aprovado),mas não podemos deixar de lado o fato que a sorte conta muito quando a avaliação der como iniciada. Aos demais concurseiros como eu, os desejo boa sorte.

  • queria te agradeçer welton Dias por suas palavras , e, por seus encentivos Deus te abençoe valeu obrigado.

  • Welton Dias

    Arlei, só queria deixar aqui o meu PARABÉNS!!!! O Brasil precisa de educação. Você, pelo que podemos perceber em sua resposta, está em busca de educação/conhecimento. Isso aê cara. E pra vc "WX": Ao invés de criticar, INCENTIVE!!!!! Cara, hostilidade não leva a nada.

  • Felipe Dutra

    Oi, faco tecnologo em Sistemas para Internet num IF

    e ate hj nao entendo pq muitos concursos nao aceitam tecnologo. O curso forma profissionais para ser, por exemplo, analistas de sistemas, mas tem concursos q nao aceitam. O MEC deve melhorar isso, a pessoa faz um curso tecnologo e nao pode fazer concurso, isso eh um absurdo. Se ela estudou e esta apta para exercer tal profissao pq nao pode?

    Pelo menos Pos e mestrado podem ser feitos por quem fez tecnologo

  • estou cursando logistica,na,estacio mais até eu me forma eu queria ser carreteiro,por enquanto sou motorista de caminhão,empresa julio simôes categoria è AE

  • obrigado por suas criticas oa meu português , prometo melhorar, estou lendo bastante, estou em busca de sonho ,grato.

  • Arleir, para cargos de gestão em empresas é fundamental não apenas o conhecimento técnico da logística mas também conhecimentos gerenciais. Pós-graduações são uma boa oportunidade para aumentar os conhecimentos desta área, normalmente uma lacuna dos recém-formados.

    Recomendo a leitura de algumas matérias da Série sobre carreira e profissão que foi ao ar no mês passado.

  • WX

    Primeiro para voce passar em concurso tem que aprender a escrever direito. E estudar muito o português brasileiro.

    Minha opinião é para não se arriscar no concurso agora.

  • muito obrigado por suas orientaçôes,mais si nâo aceiteren tecnologo em logistica eu mudo o curso pra um curso pleno de 4 anos,ou então vou ser gerente de logistica de alguma empresa o que o senhor mi orientaria , desde já muito obrigado

  • quero trabalhar na area da segurança pulblica do rio de janeiro tenho 32 anos estou cursando logistica na estacio qual a sua orientaçâo pra mim.Muito obrigado

    • Arleir, como você falou, se o edital aceita a inscrição de tecnólogos, este é o caminho mais curto para a realização do seu objetivo. Recomendo que termine seu curso o mais breve possível e que prepare-se especificamente para as provas de ingresso do concurso. Sugiro também que entre em contato com a instituição organizadora do concurso para confirmar sua eligibilidade.

  • o concurso para inspetor de policia civil do rio de janeiro aceita tecnologo em logistica , porque o edital dis apenas ,que tem que ter curso superior ,Desde ja muito obrigado

  • eu gostaria de saber si tecnologo em logistica pode prestar concurso para policia civil do Rio de janeiro desde ja muito obrigado

    • Arleir, tem que conferir o edital. Na dúvida entre em contato com a entidade organizadora da prova.

  • Danilo Nascimento

    É extremamente importante observar essa questão do reconhecimento pelo MEC. Por exemplo, aqui na cidade do Rio de Janeiro temos pelo menos 10 universidades que possuem o curso de tecnólogo em logística, só que quando procurei o MEC para me informar sobre quais eram reconhecidas, descobri que apenas duas são. Isso muda inclusive de um campus para outro da mesma universidade. Por exemplo: O curso de logística é reconhecido pelo mec no campus Pres. Vargas da Universidade Estácio de Sá, mas o mesmo curso é oferecido em outros 3 campus da mesma universidade, só que não reconhecido pelo MEC ainda. Tenho um amigo que fez o tecnólogo em logística pela Unisuam, e no caso dele foram 3 anos de curso, e até hoje, um ano depois de se formar, ele e os outros alunos estão brigando para ter o diploma.

  • Francisco G. Neto

    Pergunto a quem posa me responder sobre;. O reconhecimento que o Ministério da Educação e Cultura(MEC) faz no curso de Tecnólogo em Logistica ministrado por uma univercidade de renome de São Paulo,esse curso de 30 meses EAD Pleno ,é reconhecido como nível superior?

    • Francisco, o fato de ser EAD não impede o curso de receber a autorização do MEC. Existem muitos EADs (plenos) por aí, em diversas áreas. Se um determinado curso é aprovado ou não pelo MEC, o ideal é consultar junto ao curso ou em alguma página onde o MEC liste os mesmos. É preciso prestar atenção para não pagar, cursar e se formar num curso que não seja reconhecido.

  • Mario Costa

    Que fique claro que os editais que exigirem cursos superiores de 4 anos ou bacharelado teem que ser compatíveis com o cargo ofertado, como por exemplo o cargo de economista, pois não existe curso de formação tecnológico nesta área e o cargo é especifico para bacharelado e por aí vai em relação a cargo X formação.

    Os editais que rejeitarem formação tecnológica para cargo passível desta formação está sujeito a cancelamento, então tomem cuidado com os editais, pois você pode ser surpreendido por um edital cancelado devidoa intervenção da justiça, seja por medidas ajuizadas por candidatos ou até mesmo o Ministério Público, aliás fato que já ocorreu com um edital da prefeitura de São Paulo há algum tempo atrás.

    • Obrigado pelo esclarecimento, e fica a dica para quem for fazer concursos.

  • Rodrigo V.

    Boas notícias!

  • Sempre é bom esclarecer este assunto, pois muitas são as dúvidas das pessoas. Se me permite, aproveito para deixar um link do O Gestor, blog de minha criação e administração que além de tratar sobre Tecnologia da Informação, também trata sobre tecnólogo e curso tecnológico.
    Abs.

  • Ademar

    Obrigado pelos esclarecimentos

  • Ricardo Freitas

    Sacanagem, mas em alguns pontos é justo.

    Pelo menos os técnologos podem fazer pós e mestrado.