Tecnólogo pode fazer concurso para nível superior?

diploma  de tecnólogo pode fazer concurso de nível superior?Candidatos com nível superior de tecnólogo precisam ficar atentos aos editais de concursos públicos para saber se a seleção de interesse aceita ou não o curso de curta duração para vagas de nível superior, de acordo com resposta da especialista em concursos Lia Salgado, especialista em concursos que respondeu algumas perguntas de internautas no portal G1.

Em uma resposta, Lia explicou que, apesar de o curso de tecnólogo ser legalmente de nível superior, ele tem duração menor em relação aos cursos regulares de graduação e alguns concursos não aceitam essa formação para cargos de nível superior. “O que tem que fazer é observar o edital (…) Se constar bacharel ou nível superior com duração mínima de quatro anos, nesse caso você [com formação em tecnólogo] não vai poder concorrer ao cargo de nível superior”, disse.

Concursos suspensos ou cancelados
Um outro internauta perguntou se não é muito arriscado investir tempo e dinheiro em concursos públicos devido à falta de regras. Ele comentou que já viu seleções serem suspensas ou canceladas. Lia ressaltou que é preciso, sim, haver regras claras que definam todas as etapas do concurso para dar transparência e segurança jurídica aos candidatos. Mas explicou que a maioria dos concursos transcorre normalmente. “Se acontecer alguma suspeita, é importante que tudo seja denunciado, investigado, apurado e punido. Se for confirmado [que houve fraude], que o concurso seja anulado, suspenso, e volte ao início”, respondeu.

Organizadora sempre mantém o mesmo estilo?
Finalmente, respondendo se uma instituição que aplica provas de concursos sempre tem o mesmo estilo na avaliação. De acordo com a colunista, normalmente a equipe que elabora as provas nas instituições se mantém e, por isso, a tendência é que o estilo de questões e de provas seja igualmente mantido. “Por isso mesmo é bom usar provas anteriores da banca para aprofundar a preparação, mas isso não substitui o estudo da teoria”, aconselhou.

Lia sugere que o candidato estude por bons livros a teoria, faça exercícios didáticos de cada ponto para fixar conteúdos e, aí sim, num segundo momento, refaça provas anteriores da mesma banca organizadora.

* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Fonte: Adaptado de G1


Para manter-se sempre atualizado assine nossa newsletter ou nosso feed.
Curso de logística de baixo custo, online e com certificado? Clique e conheça!


Escrito Por : Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

em : quarta-feira, 27 out, 2010


  • Ronaldo

    o edital de concurso público é ato normativo meramente complementar e que apesar de sua natureza vinculatória deve possuir respaldo legal.Caso alguém tenha sido lesado em seu direito ,é só entrar com Mandado de Segurança,visto que possui um direito líquido e certo.O edital não é superior a lei!

  • Evandro

    curso de curta duração? O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas que faço na Fatec totalizam 06 semestres com 2.800 hrs de carga horária.
    O Bacharelado em Ciências da Computação da Unip possui 3000 hrs de carga horária….Será que 200 hrs são diferenciais relevantes tão importantes para que se coloque um Bacharelado no nível mais alto no que de um Tecnólogo?

  • GIL

    Tem um concurso que pede superior pleno . O diploma de tecnólogo serve para concorrer as vagas de nivel superior

  • Leandro Antonio

    A pós o termino do curso em tecnólogo em logística, posso fazer uma pós graduação em Segurança do trabalho.

  • Nunes

    Sr. Leandro, obrigada pelas informações!

    É uma pena ler alguns comentários absurdos sobre os cursos tecnólogos. No geral são pessoas que nem ao menos buscam se informar antes de criticar seus “concorrentes”.
    Parabéns aos que estão em busca de conhecimento, seja ele EAD ou presencial, seja tecnólogo ou não.

    Atenciosamente,

    Nunes.

  • regina

    sou merendeira mas quero fazer esse curso a distancia de preferencia em curto tempo , não quero exerce só para eu ter aumento no meu sálario, esse curso tecnólogo serve como superior , afinal o aumento
    inicial seria de 35%