Teoria das Restrições na prática

Teoria das Restrições na prática

A TOC (Theory of Constraints – Teoria das restrições) foi criada na década de 1970 por um físico israelense chamado Eli Goldratt para solucionar alguns problemas da logística da produção. A metodologia desenvolvida propõe que a produção seja programada em função das restrições, dado que todo sistema produtivo possui alguma restrição que o impede de ser melhor. Pode ser uma máquina que limita a capacidade de produção, pode ser a qualidade da matéria-prima, a habilidade dos funcionários, ou se tudo isto está funcionando com sobras, a restrição pode ser até mesmo a demanda ou o mercado (que não são tão grandes quanto poderiam).

Na década de 1980, o criador da TOC publicou o excelente livro A Meta, que mostra as dificuldades de um gerente de fábrica numa história envolvente. Este livro já foi indicado aqui no site e você pode ler mais sobre a recomendação de leitura. Lá, ele mostra uma série de etapas a serem seguidas para aplicar a Teoria das Restrições: identificar a restrição do sistema; explorar a restrição do sistema; subordinar tudo a decisão anterior; elevar a restrição do sistema.

livro a meta na prática - teoria das restriçõesO criador desta técnica faleceu neste final de semana, em 11 de junho. O legado que ele deixa para as empresas e para os seguidores da metodologia é imenso. Seguindo a evolução de seu sistema, Goldratt desenvolveu também processos de raciocínio lógico que poderiam ser aplicados à produção, depois de implantada a TOC, permitindo superar as novas dificuldades num processo de otimização contínua.

Por este motivo, hoje voltamos ao assunto da Teoria das Restrições e a indicação de leitura é uma outra obra de Goldratt, onde ele explica na prática como aplicar a TOC. No livro A Meta na Prática, que possui um CD ROM com um software para a aplicação da TOC, a ênfase recai no conhecimento de como conduzir a empresa à mudança e os exercícios com o simulador mostram como identificar, na prática, o problema e chegar rapidamente à sua solução e ao desempenho otimizado da produção.

O livro é baseado no processo que deve-se passar para solucionar o problema, e para isto ele conduz o leitor por atividades onde você preenche tabelas, listas e faz exercícios ao longo do livro para identificar e resolver a sua situação. Em paralelo, ele ensina a utilizar o software de simulação que acompanha o livro em CD ROM, deixando a leitura mais interativa e muito prática.

Este livro pode ser encontrado no Submarino ou na Saraiva.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Jonathan Alves

    Eu estava lendo o livro naquela época …

  • Daniel Radicchi

    Bom livro! O falecimento de Goldratt, no último dia 11, teve repercussão quase nula em portais brasileiros de gestão, negócios e afins. Trata-se de um curioso retrato da maturidade de nossa cultura gerencial.