Tráfego aéreo – vídeo de simulação incrível

Este vídeo é tão impressionante que merece estar na página principal.

Ele mostra uma simulação feita por uma universdade da China com apoio da NASA dos grandes vôos com mais de 250 passageiros.

Cada pontinho amarelo representa um desses vôos, e as informações foram colhidas de aeroportos do mundo todo.

Para ajudar a entender a variação do número de vôos, o mapa fica claro e escuro indicando dia e noite. Veja como é impressionante!

O que achou deste vídeo?

ATUALIZAÇÃO: Veja comentários abaixo. Algumas novas informações sobre o vídeo.

ATUALIZAÇÃO: Mudei o vídeo para um de qualidade melhor.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Silva

    Olá amigo, vim aqui para deixa o link onde estão todas as obras do Cientista Herbert Alexandre Galdino Pereira da área de Eletromagnetismo Aplicado e Aviónica. Ele é autor da Teoria do Triângulo das Bermudas, que visa explicar o que ocorre com os aviões ao entrarem nessa zona, Teoria dos Celulares e Eletricidade Estática, e Orientação aos Aviadores Brasileiros ao voarem a Serra do Cachimbo, em Mato Grosso, pois existe campo Magnético na área do Brasil (relaciona-se ao vôo 1907 e com o Tráfico Aéreo). Entre outras obras.
    Deixo o Link aqui em baixo para Leitura e Downloads das Obras deles.

    [link removido]

    Um abraço.

  • Pingback: Tweets that mention Logística Descomplicada » » Tráfego aéreo – vídeo de simulação incrível -- Topsy.com()

  • Everton Luis

    Se pararmos para analisar esta situação de trafego aereo, ficamos a imaginar como não acontecem acidentes a todo momento!!! 😀 eu tenho medo de viajar de avião sempre tive, mas é necessário…

    Podemos notar neste video como a precisão logística é perfeita. Por falta de controle aereo dificilmente aconteceria algo de errado, mas que é incrivel é!!!

    Parecem naves espaciais invadiando a terra….

    perfeito

  • Bruno

    Fala Leandro! Não encontrei um muito bom, mas coloca algum vídeo sobre o aeroporto de Saint Martin (aquele da ilha).

    Grande abraço e parabéns pelo site.

    http://www.youtube.com/watch?v=iAbBiCJHcqE&fe

  • Marcelo Calegari

    Muito interessante. Fiquei impressionado com a densidade de aeronaves nos EUA e Europa.

    Valeu.

    Marcelo.

  • Pingback: Logística Descomplicada » Blog Archive » Tráfego aéreo – vídeo de simulação incrível()

  • Luiz, obrigado pelo comentário.

    Realmente é uma coincidência muito grande que 2 aeronaves tenham se encontrado nesse espaço "sem fim" do céu da Amazônia.

    Sobre o vídeo, não consigo encontrar informações oficiais, mas uma pesquisa que acabo de fazer me trouxe alguns dados novos:

    Dizia que esta animação mostra os vôos agendados num dia de 2008, e que constam em torno de 93 mil vôos, de aproximadamente 9000 aeroportos, e que a qualquer instante no vídeo tem entre 8mil e 13mil aviões no ar. Dizia ainda que esta animação foi feita para ser exibida num museu Suíço (Technorama, mas no site do museu não achei referência à uma exibição deste tipo).

    Alguém sabe algo mais preciso?

    Um abraço!

  • Luiz

    Leandro, dois comentários:

    1) Vendo a densidade de tráfego nos EUA e Europa, não é inacreditável que, em plena Amazônia, em um dos locais com menor movimento aéreo do mundo, dois aviões tenham se chocado de frente no acidente da Gol (2006)? Fico pasmo com a incrível incompetência do nosso controle de tráfego aéreo.

    2) Você tem certeza que no vídeo só aparecem os vôos com mais de 250 passageiros? A maioria dos vôos dentro dos EUA e Europa é feita de 737 ou A319-320, aviões que levam menos de 200 passageiros.

    Parabéns pelo site!

    Luiz