Transporte internacional de cargas

livro transporte internacional de cargasA operação mais visível e conhecida da logística é sem dúvida o transporte. É através dele que a logística agrega muito valor aos produtos (transportando do local de fabricação para o local de consumo) e este é também um dos maiores consumidores de recursos da área logística. Portanto, um transporte feito com eficiência, segurança e economia pode se tornar uma vantagem competitiva para qualquer empresa.

Quando se fala em transporte internacional de cargas, sabemos que a maior parte é feita por navios, através de grandes portos concentradores e distribuidores de mercadorias. É através deste modal de transporte que um país pode se destacar no comércio exterior, facilitando as exportações e diminuindo o lead time e o custo das importações.

Por isso, é preciso dominar todos os detalhes deste tipo de transporte, conhecendo em profundidade as cargas unitizadas em contêineres e as linhas regulares no comércio marítimo internacional.

O livro Transporte Internacional de Cargas representa uma preciosa fonte de informação para todos os envolvidos com o transporte internacional de cargas, quer acadêmica, quer profissionalmente, aumentando o conhecimento sobre transporte internacional em seus diferentes modais, tendo em vista as mudanças ocorridas com o advento da conteinerização e o desenvolvimento do transporte multimodal.

O livro é recomendado tanto para os iniciantes na área que querem conhecer o mercado, as características e a evolução da demanda por transportes marítimos quanto para aqueles que já conhecem o funcionamento e os agentes de um porto, tais como a autoridade portuária, a capitania dos portos, o agente marítimo, o transitário, os agentes aduaneiros, os práticos, os rebocadores e os estivadores (todos também explicados no livro).

Também são explicados todos os parâmetros e a documentação necessária para se executar o transporte internacional, a conteinerização, as tarifas e os terminais de frete. O transporte de cabotagem também recebe atenção especial.

Mas nem só de transporte marítimo se faz a logística, portanto os transportes rodoviário, ferroviário e aéreo também têm cada um o seu capítulo próprio no livro.

Finalmente, como não poderia deixar de ser, o transporte multimodal é avaliados e explicado, incluindo discussões sobre as convenções, regras e a legislação específica no Brasil.

Este livro pode ser encontrado tanto no Submarino quanto na Cia dos Livros.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Muito bom este site…

    Há muitas informações importantes sobre Logística, ensinando e nos atualizando para o mercado competitivo.

    Grato,

    Willian