O que fazemos no dia-a-dia importa – Vídeo-palestra de Fábio Barbosa – TEDx SP

Para quem não conhece, o TED é um conjunto de conferências (de âmbito mundial), cuja idéia principal é divulgar “idéias que valem a pena serem disseminadas”. TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design e a idéia surgiu nos Estados Unidos e as conferências são mais famosas nos Estados Unidos e Europa. O TEDx segue a mesma idéia, mas são desenvolvidos localmente, e São Paulo teve um desses eventos em 2009, que de acordo com a tradição, abordou idéias que valem a pena serem disseminadas.

Uma delas foi a palestra de Fábio Barbosa que compartilho abaixo.

Ele fala como pequenas coisas do nosso dia a dia podem fazer nossa sociedade melhor e mais justa. Por exemplo: identifique-se nos comentários abaixo quem nunca comprou um CD pirata (ou outro produto qualquer) no camelô. Você sabe que isso não é correto, mas às vezes você dá uma passadinha até o camelô local. Segundo Fábio, chamamos esse comércio de “informal”, quando o nome correto é “ilegal”. Tentamos dar um jeitinho e “cometemos pequenos delitos”. Quem nunca estacionou (só por 5 minutinhos) em local probido? Quem pede nota fiscal em todos os produtos que compra? A lista de “pequenos delitos” seria sem-fim.

Acredito que exista uma diferença muito grande quando falamos em nome da sociedade (tomos somos justos, defendemos os direitos e queremos o bem comum) mas quando estamos no nosso mundo privado (“eu”), cometemos estes pequenos delitos e temos pequenos deslizes. Podemos começar as mudanças por nós mesmos e depois exigir que outros sejam corretos.

Veja o vídeo abaixo e deixe sua opinião nos comentários a seguir.

Agora é com você! O que podemos fazer para mudar nossa sociedade, a partir de nós mesmos?

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).

  • Amaury

    Os políticos nossos tranformam o que é redondo em quadrado, temos tudo que é bom mas transformamos em algo ruim.

  • Dierny Alves

    Nossa em 16:55mim o cara falou muito coisas importante e que vale a pena parar e rever nosso comportamento muito bom.

    Sds, Dierny.