A importância da qualificação para o profissional de gestão e logística

Com o aquecimento da economia mundial e a posição de destaque que o Brasil tem alcançado, muitas empresas que não possuíam um processo formalizado de logística estão percebendo a necessidade em melhorar (ou implantar) procedimentos de gestão e de logística. Para isso, precisam contratar profissionais aptos capazes de encarar o desafio.

Seja na área de transportes, estoque ou administração, o mercado busca profissionais qualificados e com experiência para resolver os mais diversos tipos de problema. Mas uma dúvida pode surgir: o que caracteriza um profissional qualificado?

Toda semana recebo emails com dúvidas sobre quais cursos seguir ou carreira a escolher (e respondo a todos individualmente. Quem quiser, pode utilizar o formulário de contato acima). Nesse post vou tentar esclarecer algumas dúvidas de forma geral.

qualificação, pós-graduaçãoPrimeiramente, é preciso conhecer os níveis de estudos que são oferecidos. Temos o nível técnico, seguido do tecnólogo. Esse, proporciona um diploma de nível superior, apesar de durar menos do que um bacharelado (em Logística, já é aceito registro junto ao Conselho Regional de Administração de SP). Depois, temos a graduação “tradicional”, seguida dos diferentes níveis de pós-graduação: MBA/Especialização, Mestrado e Doutorado. Para uma explicação mais detalhada, confira essa matéria no Engenharia que Transforma, blog oficial do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo.

Posto isto, vamos às qualificações. Hoje em dia, apenas a graduação não é mais suficiente para garantir uma boa colocação profissional. É importante que durante os estudos o aluno esteja disposto a fazer estágios, que darão uma boa noção de como funciona uma empresa. É importante que essa experiência esteja aliada à formação continuada, buscando sempre aprimoramentos por meio de cursos extras (veja a seção de Eventos, aqui do Logística Descomplicada para uma lista de diversos cursos). Muitas pessoas buscam nos cursos de pós-graduação esse tipo de formação e essa é uma excelente escolha. Novamente, recomendo uma leitura do Engenharia que Transforma, que dá uma visão muito boa desse caminho.

Seja com um MBA/Especialização ou mestrados acadêmicos e profissionais, os alunos encontram nos cursos de pós-graduação diversas vantagens: conteúdo atualizado e professores qualificados; ambiente motivador e turmas normalmente pequenas, o que aumenta a interação entre alunos e professores e, por fim, mas não menos importante, uma excelente rede de contatos. São também profissionais da área, que se interessam pelos mesmos temas, com experiências e histórias diferentes, além de um background em diferentes empresas.

Existem muitos cursos de gestão e logística nesta área. Como citei o Instituto Mauá, se você é de São Paulo, pode querer conhecer a lista de cursos oferecidos na pós-graduação.

Por fim, manter-se atualizado com o que acontece no mundo da gestão e logística é essencial. Os jornais e revistas sempre trazem notícias relativas a essa área. Temos no Brasil algumas boas revistas dedicadas exclusivamente a logística. Além disso temos, claro, o Logística Descomplicada, onde você encontrará sempre dicas e textos do seu interesse.

Assim, aliando formação, experiência e vontade de conhecer cada vez mais, você estará pronto ir em busca do sucesso em sua carreira.

E aí, como você está se qualificando? Deixe um comentário e troque idéia com os leitores.

* Este post contém material publicitário

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).