A internet tem mudado a forma como os negócios são feitos, e hoje até mesmo as pequenas empresas podem ter um site com vendas online. No entanto, ao mesmo tempo que isto trás facilidades e alcance de um mercado mais amplo, trás também uma dificuldade – que é a principal causa de reclamações nas vendas pelo comércio eletrônico: a entrega.
Fazer o atendimento ao cliente com uma entrega eficiente, rápida, segura e barata é um desafio para muitas empresas. Grandes ou pequenas, elas precisam passar confiança para o consumidor. Como o comprador não vê o produto pessoalmente antes de realizar a compra, o índice de devoluções é maior no comércio eletrônico do que no comércio tradicional.
Ainda, dependendo do tipo de produto, é preciso ter cuidados extras para garantir que o cliente receberá um produto com qualidade: treinar os entregadores, mudar a embalagem, etc.
Confira abaixo 3 dicas para melhorar a entrega do e-commerce, e logo em seguida veja um vídeo que ilustra essas situações.
1) Prepare o negócio para a era da internet. O cliente não buscará o produto na loja, então é preciso planejar e investir para ter certeza que o produto chegará em boas condições nas mãos do comprador.
2) É preciso testar a embalagem, para garantir que ela não prejudique o produto, nem chegue destruída/quebrada ao destino. Aparência também conta!
3) Cuidado redobrado ao escolher o responsável pela entrega. Lembre-se que se o entregador falhar/atrasar, é o nome do seu negócio que está em jogo.
3 respostas em “A logística do e-commerce – 3 dicas para eficiência (+ vídeo)”
muito boa a matéria, mostra que a entrega feita com qualidade e rapidez conquista a confiança do cliente.
Parabéns uma ótima matéria e uma importância relevada da logística neste tipo de caso empresarial.
Muito boa matéria, parabéns !!