Curva ABC (Classificação ABC ou Pareto)

80 20 pareto curva abc - logísticaA Curva ABC é uma das mais usadas na logística e precisa ser bem entendida. A Curva ABC, também chamada de Classificação ABC ou Teorema de Pareto (em homenagem ao seu criador), nasceu quando Pareto percebeu que 80% da riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população. Isto ficou conhecido como regra 80/20 e é muito utilizada em processos administrativos e na logística como veremos a seguir.

Da mesma forma que boa parte da riqueza estava concentrada em uma pequena parcela da população, nas empresas boa parte do trabalho é devido a poucos produtos, a maioria dos custos de estoque deve-se a poucos itens caros e grande parte da receita vem de poucos produtos.

Tendo isto em mente, deve-se direcionar recursos, esforços e pessoal para fazer com os itens mais importantes, mais caros e os clientes mais rentáveis sejam atendidos com atenção especial.

Onde pode ser utilizada a Classificação (ou Curva) ABC ?

Na logística, a Curva ABC é muito usada para controlar o estoque. Alguns produtos são mais importantes que outros e precisam ser tratados como tal. Pode separar os itens no estoque segundo algum critério: giro do produto, proporção sobre o faturamento, margem de lucro, custo do estoque, ou outro parâmetro escolhido.

Os itens da Classe A são aqueles de maior importância (valor, quantidade, custo) e devem representar aproximadamente 20% dos itens ou 80% do custo (ou lucro, quantidade, etc).

Os itens da Classe B são de importância intermediária e representam em torno de 30% dos itens. Os outros 50% são itens da Classe C.

Como separar em classes A, B ou C?

Com o auxílio de uma simples planilha eletrônica é possível construir a curva ABC de forma rápida. Com os dados relativos aos estoques e seus custos (para todos os produtos), organize-os em ordem decrescente do custo. Some todo o custo e depois calcule o percentual que cada produto representa do custo total. Depois, basta somar as primeiras linhas até encontrar 80% dos custos (isto deve representar em torno de 20% dos produtos). Estes produtos serão aqueles que comporão a Classe A da Classificação ABC. A idéia continua para montar as classes B e C.

Alguns itens, no entanto, devem ser incluídos na lista dos “Classe A” por serem estratégicos, estarem atrelados a contratos de fornecimento ou por questões de marketing. São poucos itens nesta situação, mas que merecem um tratamento diferenciado.

Com estas informações você já sabe como controlar os estoques de maneira mais eficiente, direcionando os esforços e recursos para os itens mais importantes do seu negócio.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá.

There are 27 comments for this article
  1. itarocha at 1:57

    quando um produto classe C pode se tornar classe A?

  2. isaias at 22:03

    Mesmo quem nunca trabalhou com curva ABC, mas tem experiência em logística ,sabe que não é nada difícil, as vezes o que atrpalha são as interferências..e essas interferências ocorre em qualquer meio de controlar e analisar estoques…. a produção é a dor de cabeça da logística.depois de uma área comercial sem planejamento…

  3. Cesar Santos at 19:02

    eu achei saída a empresa criou para tentar reduzir avarias uma parte de estoque aguardando kits ,mais infelizmente não deu certo ,
    agora estou com idéia quero saber opinião de você esses produtos que criaram aguardando kits acabar com ele essas peças criar códigos separados e vender essas peças individualmente,como esse processo faz esse produtos girarem e a empresa acaba tendo um lucro em cima desses produtos.

    gostaria de opiniões aguardo obrigado

  4. Cesar Santos at 18:48

    olá meu nome cesar sou coordenador de logística temos muitas avarias queria um ajuda com conhecimento de você obrigado

  5. Milca at 19:32

    muito show….gosto tbm do just time! acho as melhores técnicas para estocagem! muito bem elaboradas!

  6. alana at 21:40

    Curva ABC É MASSA, eu estou adorando aprender la no Meu curso.

  7. Angela Troia at 12:25

    estou fazendo um curço de logistica e suas pesquisas estam sendo muito ultiu.

  8. Marco at 13:25

    Leandro, farei uma entrevista de emprego que cairá sobre curva ABC. O que eles podem me perguntar?

  9. Ana lúcia at 23:37

    Estou precisando da sua ajuda fiz uma prova recentemente sobre custo médio e não fui muito bem agora irei fazer sobe curva-abc gostaria de saber quais as pegadinha utilizadas, pós minha facilitadora faz muito isso nas provas foi uns dos motivos que não tive um bom redimento

  10. adeanison pereira at 15:07

    leandro obrigado pelas dicas dos livros ao pessoal,

    tô fazendo o curso tecnico de logística pelo senac e tenho de entrega

    um trabalho sobre curva abc, tava observando os comentários e anotei

    algums livros como administração da produção e operação, obrigado mais

    uma vez e parabéns pelo site.

  11. Welington at 13:34

    Comecei a trabalhar com Inventário, e gostaria de saber quais ferramentas posso utilizar para facilitar os processos deste serviço.

    Aguardo retorno

    Abs

  12. WINSTON at 16:12

    PARABENS, ESTOU PREPARANDO UM ARTIGO PARA CONCLUSÃO DE CURSO, GOSTARIA DE ABORDAR ESSE TEMA, FOCADO SUA APLICAÇÃO NO ESTOQUE DO VAREJO, ACHO INTERESSANTE PARTIR DA CRIAÇÃO DA CURVA ABC DOS FORNECEDORES, TENDO EM VISTA QUE TEMOS QUE EFETUAR AS COMPRAS EM SEPARADO POR FORNECEDORES, QUAL A SUA OPINIAO ?

    • Leandro – Log&iacute at 16:37

      Também é importante saber com qual fornecedor se gasta mais, de qual se compra a maior quantidade de produtos, ou de qual fornecedor é o maior número de avarias, ou atrasos, etc etc… existem muitas informações que podem ser obtidas através de diferentes curvas ABC, depende do interesse da empresa.

  13. MARCELO CARVALHO at 13:50

    Parabens a logistica merece ter pessoas como vc pra ajudar a mostrar a sua grande importancia no cenario que se encontra o pais, principalmente os orgãos publicos, estaduais e federal.

  14. Rodolpho Schimitd at 6:29

    Achei o assunto bem interessante. Parabéns pelo Blog!

  15. Eld Loureiro at 22:25

    Caro Leandro, boa noite!

    Há como vc me indicar algum livro que traga essa classificação na prática, com exemplos concretos e resultados significativos? ou sites e artigos que ensinem a aprofundarmos nesse assunto? qualquer informação eu agradeço e desde já parabéns pelo site! já te acompanho há algum tempo via twitter.

    • Leandro – Log&iacute at 16:04

      Eld, agora não lembro de nenhum livro que trate da curva ABC, mas vou procurar e se tiver alguma coisa volto a comentar aqui. Abraços.

    • tatiane lira at 19:41

      Sr Eld, sou estudante daFaculdade de Tecnologia e mauá a conhecida FATEC, tenho aulas com um mestre que julgava ser vidrado em exemplificar a curva abc de forma muito sucinta e eficiente…Caso tenha interesse poso verificar algum material para que possa pesquisar sobre o assunto, creio que meu mestre que leciona no curso de Logistica possa contribuir com o estudo de forma simples e detalhada de forma peculiar…caso tenha interesse reponda ok.!

      • Eld Loureiro at 5:41

        Tatiane bom dia!
        Obrigado pelo contato e sim, ainda quero essas informações sobre a curva ABC, pois vou assumir um CD em Brasília e pretendo aprimorar o treinamento dos estoquistas. Me formei Tecnólogo em Logística em dezembro de 2010. Se eu também puder te ajudar, fique a vontade. theld32@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.