Dia da logística

Dia da logística

Hoje, 6 de junho, comemoramos o dia da logística.

Assim como a origem da logística, a data também deriva de operações militares e de guerra. Foi num 6 de junho em 1944 que as forças aliadas desembarcaram na Europa, iniciando assim o final da 2a Grande Guerra. Este dia ficou conhecido como Dia D. E onde entra a logística nessa história?

Este evento militar foi o maior movimento logístico de tropas que se teve conhecimento até aquela data. O transporte de milhares de soldados, equipes de apoio, armas, tanques, alimentos e muito mais exigiu um planejamento enorme, mas que resultou no final do conflito mundial. De certa forma, a logística acabou com a guerra.

Desde então, a logística evoluiu mas a forma como a aplicamos nas empresas hoje continua, em sua essência, a mesma: utilizando lógica, planejamento, estratégias e muitas ferramentas técnicas. Do site do MEC, temos que o profissional de logística “planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.”

Hoje, a logística é uma ciência que deixou de ser apenas uma matéria em cursos de Engenharia ou Administração e já forma profissionais com diploma específico, não só no nível técnico ou tecnólogo mas até com bacharelados específicos aparecendo em universidades pelo país. Já temos o curso que forma Bacharéis em Logística. É um orgulho para profissionais de nossa área.

Da mesma forma, o Logística Descomplicada busca disseminar alguns conhecimentos nesta área, seja através de matérias escritas por este autor, seja com diversos autores convidados. Temos também a convicção de que os estudos são necessários e assim divulgamos cursos e eventos e também livros relacionados à nossa área.

E finalmente, há poucos dias lançamos uma nova seção no site, dedicada à divulgação de trabalhos, TCCs e artigos de estudantes e professores. Se você escreveu um trabalho ou um artigo e gostaria de vê-lo publicado aqui no site, entre em contato.

Assim, fica registrado aqui nossos parabéns aos profissionais e estudantes de logística.

Deixe seu comentário sobre esta data e como você faz uso (ou fará num futuro próximo) de seus conhecimentos de logística nos comentários abaixo.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).