Categorias
Vídeos

Elevador-eclusa em vídeo

Uma das eclusas mais famosas do mundo estão localizadas no Canal do Panamá (que já teve uma matéria aqui no site e também em vídeo). Mas aquele não é o único tipo de eclusa existente.

Uma solução muito engenhosa foi feita na cidade de Peterborough, no Canadá. Trata-se do maior (mais alto) par de elevadores hidráulicos de barcos do mundo com uma diferença de altura de quase 20m. O maior do mundo (elétrico) fica na Bélgica e tem uma diferença de altura de 70 metros.

Mas este no Canadá, com seus 20m e funcionamento hidráulico foi construído em 1904! Cada lado do par de eclusas pesa 1700 toneladas e tem pouco mais de 2 metros de profundidade.

O curioso é que não é usada nenhuma eletricidade. O funcionamento é baseado na força da gravidade e na diferença de peso entre os lados, pois a parte de cima recebe mais água, fica mais pesada e quando os freios são soltos, ela desce, empurrando o outro lado para cima.

Qual a utilidade disso tudo? Permitir a navegação entre dois ambientes com uma grande diferença de altura!

Quer conhecer mais sobre este sistema? Acompanhe o vídeo abaixo:

[youtube video=Mnf2fFnPykA width=640 height=510 /]

Veja também a galeria de fotos a seguir e deixe sua impressão nos comentários:

[nggallery id=19]

Por Leandro Callegari Coelho

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá.

6 respostas em “Elevador-eclusa em vídeo”

A logística em nosso país é fortemente afetada pela falta de infraestrutura. Falta aeroportos, portos, ferrovias, rodovias, segurança, energia, incentivos fiscais etc. Irônico se não fosse trágico, investir em infraestrutura é estratégia e planejamento para o crescimento sustentável. E melhora dos preços e qualidade dos produtos Brasileiros

Isso que é estrutura 😀

Ja havia visto antes imagens, porém superficialmente, agora vi o vídeo bem mais detalhado e bem de perto.

Gostei da matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *