Falamos sempre em cadeia de suprimentos, cadeia de valor, cadeias produtivas, mas poucas vezes nos damos o trabalho de parar e pensar o que estas diferentes cadeias significam na prática. Hoje vamos desmistificar as cadeias produtivas, como elas se relacionam e o que elas têm a ver conosco, consumidores dos produtos finais.
Vamos imaginar um produto que todos vocês que estão lendo este texto estão usando: um computador. Ele é um exemplo típico de interligação de diferentes cadeias, países e segmentos. Provavelmente a tecnologia e os chips que seu computador possui foram desenvolvidos por anos de pesquisa no Vale do Silício, EUA; mas seu chip não foi produzido lá, essa produção foi terceirizada pra alguma fábrica na China. Muitas outras peças foram também produzidas em outras partes da China ou na Índia, Taiwan ou outro produtor asiático.
Mas você não viajou até a China para comprar seu computador. É possível que tenha comprado pela internet, num site brasileiro. Alguma empresa precisou comprá-lo da China para você, e alguma outra empresa o transportou até o Brasil (e uma outra entregou na sua casa). Junto com o computador vieram inclusive manuais em diversas línguas. Além disso, você também recebeu vários softwares, que foram desenvolvidos em outra parte do mundo, e caso você tenha dúvidas ligará para a central de atendimento, que pode estar localizada em qualquer parte do planeta (digamos, no México) e terá atendimento em português.
Então, o que um operador de telemarketing/teleatendimento no México tem a ver com a fábrica de chips de computadores na China? Tudo a ver, ambos fazem parte de uma mesma cadeia que serviu o produto que você está usando.
Se você acha que isso é verdade apenas para produtos altamente tecnológicos e industrializados, engana-se. Vejamos a cadeia produtiva dos alimentos: uma alface, por exemplo.
Essa cadeia tem início nas pesquisas agropecuárias de um pesquisador do EMBRAPA, por exemplo, quando ele desenvolve e seleciona as melhores sementes, mais resistentes e adaptadas ao local onde será feito o plantio. Passam pelos produtores, empresas de agrotóxicos e fertilizantes, máquinas e equipamentos, trabalhadores, empréstimo agrícola, transporte, embalagem, armazenagem, marketing, venda até chegar à sua mesa… uma simples alface!
Assim, a cadeia produtiva envolve todas as etapas da produção de um bem, desde o planejamento e design do mesmo até que ele esteja entregue ao consumidor. Além disso, podemos dizer que cadeia produtiva sustentável é aquela que faz tudo isso se preocupando com o meio ambiente, tentando reduzir o impacto de cada ação.
Veja que as possibilidades de melhoria são imensas. Cada parte pode fazer sua função mais eficientemente, com menor custo, com menos impacto ambiental e social. O resultado final é uma melhoria enorme.
Se quiser conhecer mais sobre cadeias produtivas e o impacto delas, veja o post onde mostrei o vídeo A História das Coisas (com um fundo político muito forte, mas ainda assim é válido compartilhar).
O que achou dessa matéria? Deixe seu comentário abaixo!
*texto baseado no documento "Cadeias Produtivas" do Walmart Brasil
12 respostas em “Entendendo o que são cadeias produtivas”
uma analise critica sobre cadeia produtiva ??
gostei muito
😀 vlw manolo , me ajudo no meu tabalho
gostei muito, pude visualizar a prática do conceito de cadeias produtivas.
Linguagem fácil e texto gostoso de ler. Bastante didático. Era exatamente o que eu procurava.
oi
[…] Créditos da imagem: https://www.logisticadescomplicada.com/entendendo-o-que-sao-cadeias-produtivas/ […]
A materia me ajudara muito no seminario da faculdade, onde apresentarei um trabalho sobre cadeia produtiva. trabalho mt bem feito, e que nos da exemplos simples de algo de extrema importancia.
A matéria mostra bem o que a logistica é capaz de fazer, porém, a valorização do profissional de logistica em alguns lugares do país como aqui em Cuiabá-MT ficam restritas à profissionais já experientes ou empresas de consultorias. Sou acadêmico de Engenharia de Produção e percebo que existe uma desvalorização do profissional em início de carreira por parte das empresas da região.
parabéns pela matéria excelente na logística tudo influencia parabens
noirgarcia@hotmail.com
Gostaria de informações no sentido que curso devo procurar para agregar valor a minha profissaõ dentro da log.?Afinal são tantas ferramentas como devo proceder? se alguém souber por favor!!!Obrigada
Suas matérias são sempre muito interessante, as vezes não nos damos conta de como começa o processo da produção, e se falamos isso é logística há quem pense que é fanatismo,mas compreendendo melhor o que é cadeia, me dá uma sensação de está fazendo algo que eu gosto, apesar, de o profissional por aqui ainda não ser reconhecido ainda é visto como parte da adm.o que também está correto,mas me refiro ao salário desse profissional que não é requisitado pelo mercado, estou falando da Bahia.