Categorias
Leitura Recomendada

Estatística e Logística: qual a relação?

livro estatistica geral e aplicadaMuitas pessoas se perguntam se há muita matemática no dia-a-dia do profissional de logística. Outras se indagam se o curso de logística é difícil ou complicado por conta dos números.

Minha resposta é que são os números que fazem da logística uma área tão interessante, pois a gestão deixa de ser apenas qualitativa e opinativa, e passa a ser uma ciência (quase) exata. Lembre-se de várias matérias que já passaram aqui pelo Logística Descomplicada em que os números e fórmulas eram necessários: o Lote Econômico de Compras, os modelos de previsão, os gráficos de controle, dentre muitos outros.

Por isso, para um bom profissional de logística, é fundamental ter conhecimentos de matemática e de estatística. Por isso, hoje recomendo um livro de estatística aplicada, para ajudar os leitores a entenderem melhor esta área da logística.

O livro chama-se Estatística Geral e Aplicada e aborda o assunto desde início, sendo útil para aqueles que tem pouco (ou nenhum) conhecimento da área, mas chega a tópicos avançados que deixarão satisfeitos até os mais curiosos e amantes dos números. O livro é focado em aplicações do dia-a-dia dos recursos oferecidos pela estatística, e ao final de cada capítulo (são 15 no total) apresenta quase 200 exemplos e mais de 500 exercícios.

No início, são apresentados os conceitos mais básicos de variável, amostragem, modelos, listas, gráficos, etc. A seguir são apresentados alguns elementos que se tornarão úteis nos próximos capítulos, como distribuição de frequências e medidas importantes tais como os diferentes tipos de média, amplitude, variância, desvio padrão… chegando até as distribuições de probabilidade e modelos de distribuição, para então entrarmos na parte mais prática, que será muito interessante para o profissional de logística.

No capítulo destinado à estimação, você aprenderá a calcular o tamanho de uma amostra para que o erro amostral seja pequeno (tão pequeno quanto você especificar) e quais os tipos de estimativas e de confiabilidade que existem. Em seguida você conhecerá os testes de hipóteses (por exemplo, como mostrar matematicamente que uma máquina é mais eficiente que outra, ou que duas máquinas diferentes produzem produtos com qualidade equivalente).

No final, quando você já tiver bons conhecimentos de estatística, o livro apresenta (rapidamente) alguns modelos de previsão e noções de gráficos de controle (para estes assuntos você encontrará livros específicos aqui no site).

Se você precisa melhorar seus conhecimentos em matemática e estatística, este livro pode ser a sua chance. Ele pode ser encontrado no Submarino, na Saraiva e na Cia dos Livros.

Por Leandro Callegari Coelho

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá.

3 respostas em “Estatística e Logística: qual a relação?”

Conclui o curso de Logística em 2007, nunca exerci, gostaria de me requalificar para buscar vaga na área, estou com 44 anos, há alguma recomendação de cursos, palestras etc?

Olá, também estou adorando este site. Me formei agora em Estatística e estou me especializando na area de Logística, estou adorando! Este site tem me ajudado em muitas dúvidas.

Obrigada!

Carol

Olá, descobri este site a pouco tempo e estou adorando as postagens tenho aprendido muito com vc´s… Sou estudante de Engenharia de Produção e há 4 meses fui contratada em uma empresa de telecomunicações da minha cidade para fazer parte da equipe de Logistica e a cada dia que passa esta area me deixa mais encantada, e o LOGISTICA DESCOMPLICADA tem sido uma das minha ferramentas de estudo e trabalho.

Obgda.

Kisse

Criis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *