
Faça seu TCC em Logística Reversa!
O desenvolvimento de um TCC é um trabalho que deve fechar com chave de ouro um ciclo de estudos em nossas vidas. Digo um ciclo pois outros virão. É preciso estudar sempre e se manter atualizado em conceitos, ferramentas e discussões para se continuar ativo e destacado no mercado.
E sempre chega o momento critico de escolher o tema de pesquisa. A quantidade de temas é praticamente infinita e esse mar de escolhas nos deixa quase sempre atordoados. Nossa sugestão é que você escolha um tema que seja atual, mas que não esteja totalmente explorado. Falando assim, parece tarefa simples escolher um tema. Mas sabemos que não é! Por isso, a ideia nesse post é sugerir algumas linhas de pesquisa dentro de um dos temas economicamente e socialmente mais quentes dentro do ambiente logístico: a logística Reversa.
A logística reversa vai muito além do processo de reciclagem ou do descarte adequado de material. O conceito de logística reversa é responsável por “fechar o ciclo” nas cadeias de suprimento. Em um mundo onde os recursos são cada vez mais escassos, é preciso buscar alternativas para reaproveitar, reduzir e compartilhas fluxos (de material, pessoas, informações) dentro das cadeias logísticas. O fluxo, que antes tinha em sentido único, agora virou um loop. Essa é ideia básica da Logística reversa.
Anteriormente, havia um sentido único (preto). Hoje, há diversos loops na cadeia de suprimento (vermelho). Essa é a logística reversa
Mas e como explorar esse tema? Trabalhos “genéricos” sobre logística reversa , que fazem a definição básica dos seus conceitos e práticas, existem aos milhões na internet. É preciso então acertar a mão, e ter a capacidade propor uma abordagem para o problema que seja interessante e diferenciada. Portanto, propomos aqui algumas linhas de raciocínio que podem ajudar muito a identificar esse tipo de “abordagem diferenciada”:
- Já existem empresas no Brasil que tem a logística reversa como seu core business? Será que a logística reversa já deixou de ser uma operação de “apoio” e já ganhou força para se sustentar como negócio.
- Como está sendo planejada e qual a importância da logística reversa na cadeia de exploração do petróleo na costa brasileira. Trata-se de um mercado que está se preparando para um boom nos próximos 10 anos. Mas será que ele está totalmente preparado?
- Pesquisa : Quais são os reais motivos que levam as empresas a adotarem processos de logística reversa? Política interna? Mais receitas? Economia? Lucro? Forca de legislação? Preocupação com o meio ambiente? Ou uma grande combinação de tudo isso.
- Uma comparação entre as eficiências das políticas de logística reversa de diferentes tipos de indústria no Brasil. Certamente as indústrias não operam com a mesma vitalidade e eficiência suas atividades de logística reversa.
- Os impactos ambientais causados pelo lixo eletrônico e o uso da logística reversa para minimizar seus efeitos. O ciclo de vida de produtos eletrônicos é cada vez menor e menor. Como vamos tratar isso?
- Percepção do consumidor da importância da logística reversa. Será que consumidores de grandes empresas que tem programas consistentes de logística reversa agregam valor àquela marca ?
Bom, essa é só uma sugestão de linhas de raciocínio que fogem um pouco da “normalidade” da discussão do tema. Nos próximos tópicos vamos falar um pouco mais sobre o assunto, como pesquisá-los e outros.
Por Thiago Barros Brito: trabalha como consultor na Genoa Soluções Logística, especializa no planejamento, simulação e otimização de sistemas logísticos, de produção, de transporte e outros. É doutorando em Logística/Pesquisa Operacional pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Sistemas Logísticos e Cadeia de Suprimento pela USP e pelo Massachusetts Institute of Technology. É autor de diversos artigos em revistas cientificas e em revistas logísticas no Brasil.