Categorias
Notícias

Fracasso da logística online da Visa + Walmart

Vejam o que o planejamento (ou falta dele) fez com duas grandes empresas no Brasil nesta terça-feira (30 de março):

A Visa fez uma promoção com o Walmart, utilizando redes sociais e incentivando o público a participar. Muito interessante e muito inteligente. A idéia era fazer usuários do Twitter escreverem usando a palavra-chave “#JuntosPeloDescontoVisa”.

Quando essa palavra fosse “tuitada” 5.000 vezes, um jogo de vídeo-game entraria em promoção no Walmart para compra através do cartão de crédito, com um preço arrasador (de R$ 389 por R$ 189). Aficcionados por Play Station 3, amantes do jogo, e tuiteiros em geral aderiram, e rapidamente a visa ganhou popularidade, atingindo as cinco mil repetições.

O jogo realmente ganhou o desconto prometido. Mas o estoque acabou muito rápido, e deixou muita gente na mão. Pior: para comprar sem o desconto o jogo estava lá, disponível, com estoque.

E o que era para ser uma promoção virou um tiro no pé: tuiteiros enfurecidos mudaram a tag #JuntosPeloDescontoVisa para #FudidosPeloDescontoVisa e é um dos tópicos mais falados no Brasil no final desta tarde.

Tudo isso para mostrar que ao criar promoções, sejam elas online ou não, é preciso planejamento. Seja de distribuição, produção, estoque ou mesmo um simples acordo de quantidades entre os envolvidos. Foi justamente neste último quesito que uma excelente campanha tornou-se marketing negativo contra as duas empresas.

Tem coisas que o dinheiro não compra…

Por Leandro Callegari Coelho

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá.

7 respostas em “Fracasso da logística online da Visa + Walmart”

Leandro Callegari Coelho, gostaria de sua autorização para usar sua matéria Fracasso da logística online da Visa + Walmart

e Logística de transportes e distribuição – caso do Wal-Mart em um trabalho sobre custos de transportes e distribuição do curso técnico de Logística do Centro de Paula Souza. Aguardo sua resposta.

Isso é comum em nosso país…

Não acredito que seja somente falta de planejamento. Trata-se de falta de RESPEITO ao consumidor/Cliente !

Se repararmos, todos os dias milhares de consumidores estão sendo lesados e muito mal atendidos e respeitados nos seus direitos mínimos…

a justiça? muito lenta, muito mal reparada, muito boazinha com os leões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *