Gerenciando negócios internacionais
Na gestão de negócios internacionais, apenas os conhecimentos técnicos em logística, transportes e comércio exterior não são suficientes para garantir o sucesso da operação. Questões de ordem econômico-financeira, jurídicas, marketing, comunicação e até mesmo diferenças entre as culturas dos países podem influenciar e definir (positiva ou negativamente) no desenrolar do negócio.
Pensando nisso, e complementando o sorteio do livro sobre Logística Internacional que ocorrerá no dia 11/fevereiro (inscreva-se, ainda é tempo!) hoje a indicação de leitura é para o livro Introdução à Gestão de Negócios Internacionais.
O livro foi escrito com base na experiência de diversos professores em programas de graduação e pós-graduação e visa ser um instrumento introdutório para esta ampla área do conhecimento, abordando temas que normalmente não são estudados em conjunto, mas que podem ser o diferencial do sucesso do negócio.
O livro aborda a questão histórica dos negócios internacionais do Brasil para depois focar em diferentes tópicos:
– economia e relações internacionais: abordando o comércio e as finanças internacionais além de uma visão sobre a economia brasileira no cenário internacional;
– direito internacional: o conflito de leis, os fatores de internacionalização dos contratos, as garantias internacionais, dentre outros;
– marketing internacional: mostrando os métodos de entrada em mercados globais e a gestão do marketing (promoção, comunicação, publicidade, praças, precificação, etc);
– cultura e comunicação: a necessidade de atenção a este fator, a resolução de problemas (choques) culturais;
– gestão de negócios internacionais: ao fim, é possível redefinir o que são negócios internacionais com base nos diferentes conhecimentos específicos abordados nos capítulos anteriores.
Se você se interessa pela área, não deixe de conferir este livro. Ele encontra-se disponível no Submarino e na Cia dos Livros.