Logística: arte ou ciência?

Logística: arte ou ciência?

 

Tenho me aprofundado em pesquisas na área da logística para compor minhas colunas, meus artigos, temperar minhas palestras e agregar valores à profissão na qual me dedico com um interesse ímpar e com um grande amor – como deveriam ser exercidas todas as profissões. Confesso que quanto mais pesquiso, mais me envolvo nessa maravilhosa possibilidade de enxergar melhor a importância dos atributos logísticos para soluções contemporâneas e futuras.

logística: arte ou ciênciaDiante disso, me chegam comentários, ora classificando a logística como ciência, ora como algo ainda mais profundo. Sem a intenção de colocar-me no sublime papel de educador ou mesmo contextualizar a logística, considero importante a absorção desses sentimentos e conhecimentos, os quais abordei também em “A logística em sua essência” para facilitar o cumprimento de tarefas e a fluidez de novas ideias. Compreender as diferenças entre suas características pessoais e as ações que elas refletem no mercado é o segredo para um “casamento” de sucesso. Muitas boas ideias nascem na arte e morrem na ciência.

Entendendo, resumidamente, a arte é uma expressão humana e a ciência é um sistema de conhecimentos lógicos. Se pudermos transformar esses dois substantivos em verbos vamos aproximar a arte (sentir, criar e fazer) da ciência (estudar, conhecer e evoluir).

Não há como negar que a arte precisa aflorar para dar consistência à ciência. Precisamos sentir, primeiramente. É aquele instinto, aquele planejamento… Afinal, somos preenchidos por sentimentos que, no mercado, algumas empresas sobrevivem deles enquanto outras desconhecem ou desprezam. No pessoal e no profissional, quando conduzidos da forma correta, são eles que nos movimentam, nos mantém motivados e nos são vitais à evolução.

A logística é holística. Ou seja, é própria do universo e sintetiza unidades em totalidades organizadas. Ela surge da simples necessidade de existir em nossas vidas. Dessa forma, podemos classificá-la como uma arte que complementa a ciência. Ela está entre as poucas profissões que necessitam extremamente dessa união.

Tenho visto muitos conceitos sobre logística e fico com dó dos alunos diante da necessidade de absorver quatro, cinco ou mais linhas sobre modelos que definem a logística. Em uma de minhas palestras, assumindo a necessidade de ser arte antes de ser ciência, defino a logística como “a arte de suprir com soluções todas as atividades de uma organização”. Simples e ao mesmo tempo complexa quando nos voltamos ao sentido de cada palavra. Experimente ver no “Aurélio” os significados de arte, suprir, solução, atividade e organização.

Com isso não venho afirmar que entrar no campo da logística é para um grupo seleto, pois na verdade, a necessidade já existe dentro de cada um e o desenvolvimento disso sim, lhe torna, com efeito, um privilegiado. Ou ultrapassar limites sem esquecer a ética, diminuir custos dentro de um cenário sem estrutura e apresentar soluções quando já era enxergado o fim, não é um privilégio?

Quando se percebe que a logística é uma necessidade do ser humano, não se consegue entender empresas que desprezam esse campo e perdem, e fecham, por não conseguirem enxergar que são a totalidade de um grande capital humano e, dessa forma, não valorizar e não desenvolver a arte da logística na essência de seus processos é negar sua formação e desprezar sua razão maior.

Com certeza, podemos afirmar que a logística tem sua representatividade no mercado afetada pela incapacidade crescente de se entender e de se respeitar os seres humanos e da cruel associação entre lucro e atendimento de necessidades. O lucro é uma consequência do atendimento das necessidades humanas e não uma razão. Estamos, há muito tempo, nos focando nas consequências e não nas razões. Disso, extraímos alguns questionamentos: Quanto tempo se perdeu por não apoiar um sistema logístico com uma melhor infraestrutura? Quanto se deixou de se desenvolver devido ao desprezo pela logística? Quanto perde o planeta pela demora da conscientização da nova e boa logística reversa?

Se enxergarmos a logística só como uma ciência ela não convencerá o planeta de que seus estudos apontam soluções para a diminuição de custos sustentavelmente. O mundo sabe e sente, há muito tempo, que a preservação do planeta está ligada a uma série de métodos e procedimentos de responsabilidade de todos e pouco vem sendo feito para estagnar essa situação. Enxergar a logística também como uma arte representa o impulso natural do ser humano para a real necessidade que nos obriga às mudanças. A logística é o melhor instrumento para isso. Por isso precisamos de profissionais que a sinta como uma arte e a desenvolva como ciência.

Portanto, você participa da logística ao vê-la como ciência e se envolve ao vê-la como arte. Como já dito, ambas as formas são necessárias, pois uma complementa a outra: A arte produz ideias e a ciência as viabiliza emprestando seus conhecimentos.

Boas ideias logísticas para você.

 

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Foi Coordenador de Logística na Têxtil COTECE S.A.; Responsável pela Distribuição Logística Norte/Nordeste da Ipiranga Asfaltos; hoje é Consultor na CAP Logística em Asfaltos e Pavimentos (em SP) que, dentre outras atividades, faz pesquisa mercadológica e mapeamento de demanda no Nordeste para grande empresa do ramo; ministra palestras sobre Logística e Mercado de Trabalho.

There are 11 comments for this article
  1. Marcos Auréli at 22:05

    Minhas desculpas aos leitores pelo erro de digitação. Favor ler "VIABILIZAM" no último parágrafo do texto. Aproveito para agradecer pela repercussão desse e dos outros artigos, todos feitos com muita pesquisa e respeito à inteligência dos leitores. Sucesso a todos.

  2. Carlos Mendes at 18:16

    Maravilhoso texto. Sou muito fã do site e leio todos os artigos do Marcos Aurélio. Sabe o que diz na hora certa. Parabéns. Esse é o pensamento logístico.

  3. Célio Tr&oacu at 10:02

    Parabéns. Ótima abordagem!!

  4. Luiz Carlos at 8:13

    * Faltou o meu parabéns ao autor, bela dissertação!

  5. Luiz Carlos at 8:10

    Acredito que tratar a logística somente como ciência, acaba diminuindo a percepção dos reais benefícios que a mesma pode apresentar para uma organização (parece "mais do mesmo") quando bem planejada e elaborada, no entanto, tratar a logística primeiramente como arte antes de ciência, desperta em todo e qualquer profissional envolvido ideias, mesmo que ainda "cruas" e, o motiva para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

  6. Marcos Auréli at 18:42

    Fico feliz pela compreensão das mensagens mais profundas que as palavras mais orquestradas não revelam. Isso não quer dizer, nem de longe, que sou um insigne articulista. Isso se deve a vocês por serem exímios leitores. Cada um com sua absosção daquilo que escolhe para agregar. Desde o amigo Reginaldo com a poética até o Robert e o Gustavo com a prática. É isso mesmo. "Temos que influenciar o perfil logistico nas pessoas". Encantar, chamar à realidade. Envolver, chamar à participação. Ser arte, depois ciência. Obrigado e continuem prestigiando e deixando seus comentários enriquecedores. Sucesso a todos.

  7. Gustavo Araujo at 17:09

    Muito Legal, Temos que influenciar o perfil Logístico nas pessoas.

  8. Reginaldo Santos. at 10:28

    Acredito que o amor pelo que eu faço é muito mais importante do que o tempo destinado ao fazer. Isso é arte antes da ciência. Mas, é claro, preciso dos dois: do amor para justificar o tempo e do tempo para produzir mais amor. É magnífico ver um artigo sobre mercado tratado com poesia e verdade. Acho que as palavras do autor apontam pra isso em qualquer profissão. Na logística, isso é potencializado pois ela abraça uma série de outras profissões. Acho que é isso.

  9. Dexter at 9:02

    Mandou bem ótima materia! vou divulgar…

  10. Robert Sanches at 8:20

    Boa matéria!! Tá de parabéns, primeiramente os profissionais de logística tem que ter uma arte, "arte logístico" e depois vêm a ciência logística, hoje sem a arte inovadora de tentar solucionar problemas, á logística não teria empúlso para ciência, arte e ciência; Essas duas palavras têm que está enquadrado dentro da logística.

  11. Carlos Eduardo at 22:29

    Ciência: Conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos.
    Arte: Preceitos para fazer ou dizer como é devido; Manha; Astúcia…
    Logística: conjunto de Planejamento, Operação e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços, Informações e etc…
    Aí vai do ponto de vista de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *