Logística de transporte internacional – foco em competitividade

Logística de transporte internacional – foco em competitividade

Todo profissional de logística e comércio exterior sabe que encontrar o melhor meio de transporte internacional pode ser a garantia de ganhar um bom negócio. Negociar preços, prazos, formas de pagamento, responsabilidades e modais de transporte é essencial.

Os INCOTERMS, que foram revistos em 2010 , vem como bagagem fundamental nesta questão. Eles identificam de maneira clara e precisa quem paga e quem é responsável pela mercadoria em cada etapa do processo de transporte internacional. Conhecimentos sobre a infraestrutura logística também são importantes, como as privatizações dos portos no Brasil, o desenvolvimento e crescimento dos portos secos e a pouco utilizada (e pouco disponível) malha ferroviária no Brasil. Tudo isto faz parte de um processo logístico que pode tornar-se um diferencial.

livro logística de transporte internacionalPor estas razões hoje indico o livro Logística de Transporte Internacional: Veículo Prático de Competitividade. Ele apresenta o que é e como fazer logística internacional e a importância da globalização para o desenvolvimento deste ramo da logística. Todos os pontos destacados acima são tratados no livro, que aborda ainda dois bons estudos de caso de utilização da logística internacional. O primeiro mostra a maneira escolhida para distribuição do frango brasileiro no Iraque nos anos 80. O segundo case mostra uma exportação de São Paulo até Moscou.

Os estudos de caso tem como objetivo o entendimento do assunto, exemplificando diversos aspectos abordados na teoria que os antecedem.

Este livro pode ser encontrado na Saraiva e no Submarino.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).