Logística Reversa – um nicho repleto de oportunidades

Com o aumento da consciência ambiental entre os consumidores, o reforço do quadro jurídico para o cuidado ambiental e o desenvolvimento de materiais recicláveis, a logística reversa se destaca como oportunidade de sucesso para novos negócios

planeta verde - meio ambiente e logística reversaO contexto social e econômico do mercado sobre as questões ambientais globais tem impactado os processos logísticos da maioria das empresas. Recentemente, conceitos como Green Logistics e logística reversa têm sido estudados e postos em prática por algumas organizações, embora muitos países em desenvolvimento (e seus governantes) ainda acreditem que isto é assunto para os países já desenvolvidos, jogando a culpa para além de suas fronteiras. No entanto, parecem ignorar os benefícios da aplicação desses conceitos.

Logística Reversa é um item de moda?  As empresas estão prontas para adotar o conceito e colocá-lo em prática?

Ainda existe dúvida sobre a efetividade de ações de logística reversa e práticas ambientalmente corretas: é difícil mensurar as oportunidades criadas por aqueles que a adotaram, como a redução dos custos operacionais ou aumento dos lucros, a manutenção (e o número de novos) clientes, ou o aumento na competitividade. Mesmo sem os números que dêem suporte a esta tomada de decisão, qualquer esforço que vise melhorar a imagem da empresa, reduzir os custos e ganhar um novo mercado são válidos. Nota-se uma preocupação crescente das empresas para maximizar as vantagens que a logística reversa oferece, sempre diminuindo os custos da mesma.

A logística reversa deve ser vista como uma alternativa para a busca pela maior competitividade e pode tornar-se uma oportunidade de negócio – poderá tornar-se uma estratégia corporativa de sucesso ao mesmo tempo em que se recupera e preserva o meio ambiente. Esta oportunidade de negócio apresenta-se quando as empresas transformam os riscos ambientais em oportunidades de negócio.

Assim, criando uma consciência social nas empresas, governos e legisladores têm a oportunidade de direcionar esforços privados para o bem comum. É essencial que os responsáveis pelas funções de logística, tanto das empresas quanto do governo, estejam atentos para a criação de indústria de reciclagem e cooperativas de logística reversa. A estratégia para reduzir impacto ambiental gerado por uma empresa passa a ser vista como estratégia de sustentabilidade da própria empresa no momento em que o mercado consumidor estiver mais atento, como já é o caso de vários nichos no Brasil.

Da mesma forma, adicione-se a isto o interesse de pesquisas acadêmicas, governo, setor produtivo e comunidade em geral para criar uma consciência cultural para a logística reversa para ajudar a preservar o meio ambiente e seus ecossistemas.

Finalmente, com o aumento da consciência ambiental entre os consumidores, o reforço do quadro jurídico para o cuidado ambiental e desenvolvimento de materiais recicláveis, a logística reversa estará permanentemente instalada como um instrumento fundamental na gestão de canais de distribuição.

[nggallery id=5]

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).