Maior avião de carga do mundo visita o Brasil

O avião cargueiro Antonov AN 225, que já mostramos neste vídeo de uma decolagem de risco aqui no logística Descomplicada, visitou a América Latina pela primeira vez neste final de semana (14 de fevereiro).

O avião chegou no dia 14 de fevereiro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, transportando três válvulas para a Petrobrás.

O Antonov An-225 Mriya é um avião cargueiro fabricado na Ucrânia e operado pela Antonov Airlines (também Ucraniana). Ele foi desenvolvido antonov an 225 mriyapara transportar cargas enormes e pesadas que jamais poderiam ser transportadas por outros aviões de cargas convencionais como o Boeing 747 Large Cargo Freighter, o Antonov An-124 ou o C-5 Galaxy, o mais próximo da capacidade do An-225. Inaugurado em dezembro de 1988, ainda está em plena operação. Ele pousa em chão de terra (com ou sem chuva) e até na neve (incluindo regiões remotas e desérticas da Sibéria). Foi utilizado para transportar o ônibus espacial russo Buran.

Com uma tripulação de apenas 6 pessoas, consegue carregar até 250 toneladas de carga, que entram por suas portas que medem mais de 4 x 6 metros. Ele vazio pesa quase 300 tonaladas.

Seu sistema de propulsão conta com 6 turbinas ZMKB Progress Lotarev D-18T, e precisa de uma pista de decolagem de 3,5km se estiver com carga total.

A velocidade de cruzeiro é de 800 km/h e sua velocidade máxima é de 850 km/h, tendo independência de viagem de até 15.400 km ou de até 4.000 km se estiver com carga total.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).