Com o sucesso do último post sobre o viaduto de navios (veja aqui, se ainda não viu), mostro agora mais uma obra de arquitetura e engenharia: a Roda Falkirk (Falkirk Wheel), localizada na Escócia:
Esta “roda” funciona como um elevador para navios, uma alternativa às eclusas (como as do Canal do Panamá, que já mostrei aqui no blog).
O desnível é aproximadamente de 25 metros, e a roda consegue transportar 2 navios de cada vez: um que sobe, outro que desce. Os navios entram num compartimento fechado, enquanto toda a estrutura gira 180º, permitindo a continuidade da navegação.
O processo não leva mais do que 5 minutos, e usa muito pouca energia pois os dois compartimentos sempre têm o mesmo peso, não importa se há um navio dentro dele ou não. Quando um navio entra, um pouco de água sai e assim os 2 compartimentos estão sempre equilibrados.
Confira uma foto tirada durante a metade do percurso:
Coloquei dois vídeos desta obra na seção de vídeos, e você pode conferir clicando aqui.
Confira mais informações e mais fotos no resto deste post:
Até 1930, a navegação era feita através de uma série de eclusas, mas estas deixaram de ser usadas e foram aterradas. Em 2002, esta importante obra foi inaugurada, permitindo a continuidade da naveção nos arredores da cidade escocesa de Falkirk.
Veja algumas fotos:
Acesso pela parte de cima da roda
Parte do mecanismo que permite o giro da roda, e a estabilização dos navios dentro dos compartimentos
Vista superior
Animação do funcionamento:
E você, conhece alguma obra que mereça ser divulgada? Deixe um comentário!