O mercado de petróleo e gás

O mercado de petróleo e gás

O mercado de petróleo e gás está em pleno crescimento, e no Brasil especialmente esta é uma área que recebe grande atenção e investimentos. Governo, empresas privadas nacionais e internacionais investem muito dinheiro pois temos um estoque que cresce a cada mês com novas descobertas de poços, alguns de difícil exploração.

Os cursos na área de petróleo e gás crescem e multiplicam-se na mesma medida, inclusive com vários cursos de logística voltados exclusivamente para este importante mercado. O profissional que atua nesta área, assim como outros, precisa de conhecimentos específicos mas precisa também entender e conhecer o resto do processo.

livro contabilidade de petróleo e gásParte deste processo é a contabilidade e a origem e destino dos investimentos, que são enormes. Por esta razão, hoje indicamos o livro Contabilidade de Petróleo e Gás, que aborda estas e outras questões. Este livro apresenta conteúdo relevante e estratégico para todos os interessados em estudar e compreender a indústria de petróleo e gás e a dinâmica das empresas que operam nesse setor.

É importante compreender que a indústria possui três grandes setores: exploração e produção, refino, e transporte, distribuição e estocagem. Neste último é onde a logística se faz mais presente. A correta escolha dos diferentes tipos de modais de transporte disponíveis pode viabilizar ou trazer grandes prejuízos a um negócio.

Trata-se de um livro inédito no Brasil e bastante oportuno em virtude do atual momento de mudanças vivido tanto no mercado nacional de petróleo e gás, com destaque para o novo marco regulatório do setor e as expectativas em torno da exploração do pré-sal, quanto na contabilidade brasileira, que está em pleno processo de conciliação com as normas internacionais de contabilidade. Nesse contexto, o livro aborda primeiramente o padrão contábil norte-americano, ou USGAAP (United States – Generally Accepted Accounting Principles), que é normatizado pelo FASB (Financial Accounting Standards Board), e, posteriormente, é abordado o padrão contábil internacional, ou IFRS (International Financial Reporting Standards), que é normatizado pelo IASB (International Accounting Standards Board). Por fim, apresenta-se ao leitor um estudo de caso da Petrobras.

O livro pode ser encontrado na Livraria Saraiva.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).