Categorias
Leitura Recomendada

O mercado de petróleo e gás

O mercado de petróleo e gás está em pleno crescimento, e no Brasil especialmente esta é uma área que recebe grande atenção e investimentos. Governo, empresas privadas nacionais e internacionais investem muito dinheiro pois temos um estoque que cresce a cada mês com novas descobertas de poços, alguns de difícil exploração.

Os cursos na área de petróleo e gás crescem e multiplicam-se na mesma medida, inclusive com vários cursos de logística voltados exclusivamente para este importante mercado. O profissional que atua nesta área, assim como outros, precisa de conhecimentos específicos mas precisa também entender e conhecer o resto do processo.

livro contabilidade de petróleo e gásParte deste processo é a contabilidade e a origem e destino dos investimentos, que são enormes. Por esta razão, hoje indicamos o livro Contabilidade de Petróleo e Gás, que aborda estas e outras questões. Este livro apresenta conteúdo relevante e estratégico para todos os interessados em estudar e compreender a indústria de petróleo e gás e a dinâmica das empresas que operam nesse setor.

É importante compreender que a indústria possui três grandes setores: exploração e produção, refino, e transporte, distribuição e estocagem. Neste último é onde a logística se faz mais presente. A correta escolha dos diferentes tipos de modais de transporte disponíveis pode viabilizar ou trazer grandes prejuízos a um negócio.

Trata-se de um livro inédito no Brasil e bastante oportuno em virtude do atual momento de mudanças vivido tanto no mercado nacional de petróleo e gás, com destaque para o novo marco regulatório do setor e as expectativas em torno da exploração do pré-sal, quanto na contabilidade brasileira, que está em pleno processo de conciliação com as normas internacionais de contabilidade. Nesse contexto, o livro aborda primeiramente o padrão contábil norte-americano, ou USGAAP (United States – Generally Accepted Accounting Principles), que é normatizado pelo FASB (Financial Accounting Standards Board), e, posteriormente, é abordado o padrão contábil internacional, ou IFRS (International Financial Reporting Standards), que é normatizado pelo IASB (International Accounting Standards Board). Por fim, apresenta-se ao leitor um estudo de caso da Petrobras.

O livro pode ser encontrado na Livraria Saraiva.

Por Leandro Callegari Coelho

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá.

10 respostas em “O mercado de petróleo e gás”

Olá tenho apenas 16 anos, e estou pensando em fazer Logistica para trabalhar na area de Petroleo e Gás, queria saber se ja existe curso de Logistica especifico para esta area, e se vale a pena ?.. e onde ?

bom dia estou fazendo um trabalho de logistica ,cujo o transporte e´duto ou poliduto vcs podem me  dar uma ideia sobre o setor,                         edio wilson

Boa tarde,

Estou pesquisanso sobre a situação do mercado de trabalho na área de logística.

Trabalho atualmente numa transportadora e desejo entrar no curso de logística. No texto à cima, vocês comentam sobre o crescimento da aréa de petróleo e gás e que a logística pode se engajar nesse ramo.

Tenho uma dúvida, como um profissional formado em logística pode atuar na aréa de petróleo e gás? Há algum curso que possa qualificar esse profissional nesse setor?

Att,

Bom dia Manuela!

Se vc pretende entrar para o curso de Logística, verás que ela envolve tudo, desde o início da extração da matéria prima até o a entrega ao consumidor final, qualquer atividade que facilite o fluxo de informações, capitais e materiais é Logística , portanto em qualquer lugar que vc vá trabalhar haverá algo a ser melhorado , seja no transporte, nos processos, na produção , etc. Evidente que vc terá de se aperfeiçoar em algo depois, pois o curso lhe traz noçoes de tudo.(Marketing, RH, PCP, Contabilidade, Finanças, Estratégias Organizacionais, Operadores Logísticos, Impostos , Importação e Exportação, etc.. ) Quanto a aplicação na área de petróleo torna-se muito vago, vc poderá sim atuar em empresa do ramo, mas vai depender se sua qualificação no que vc va atuar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *