O novo perfil do profissional de Logística e Supply Chain

qualificação profissionalNão é de hoje que dizemos que a logística passou de um centro de custos a um centro de agregação de valor nas empresas. Muitas delas tem na logística seu diferencial competitivo, e atualmente existem empresas cujo core business, sua razão de ser, é a própria logística – como é o caso dos operadores logísticos, ou em menor grau das transportadoras e empresas de armazenagem, além das empresas em consultoria na área.

Tudo isso levou a uma mudança no perfil do profissional que trabalha nesta área. Tradicionalmente eram administradores ou engenheiros que trabalhavam na logística, e buscavam conhecimentos específicos (além da experiência prática) em cursos de pós graduação e de curta duração. Hoje já existem bacharelados específicos em logística, tecnólogos, técnicos e os próprios cursos de administração e engenharia oferecem mais disciplinas nesta área.

Com isso, o mercado recebe profissionais mais qualificados, aptos a tornarem-se gestores do negócio. Pesquisas mostram que cada vez mais a logística ganha espaço dentro da empresa, já tendo departamento e/ou diretoria própria nas empresas de grande e médio porte.

A logística passando a ter mais influência na estratégia da organização vai exigir que seus diretores tenham formação e conhecimento em técnicas gerenciais, com capacidade de entender todas as interrelações dos diferentes setores da empresa, para que as decisões logísticas levem em consideração outros fatores: finanças, produção, estoques, capacidade da mão-de-obra, etc. Num futuro próximo, os atuais gestores da logística podem tornar-se os dirigentes da empresa.

Qual a implicação para os estudantes?

Para quem está estudando e buscando seu espaço no mercado de trabalho, isso significa que encontrará um mercado não somente mais concorrido, como também os concorrentes são mais qualificados do que eram antes. No entanto este não é motivo para desânimo: a logística está crescendo muito no mundo, e no Brasil temos muito espaço para melhorar. Existem investimentos públicos e privados em diversas áreas, desde infra-estrutura até tecnologias de gestão, e há espaço para quem for bem qualificado. Se você é estudante, aproveite as oportunidades de estágio, pois eles serão sua porta de entrada no mercado. Se você já terminou seus estudos básicos, considere a possibilidade de fazer uma pós-graduação ou alguns cursos de curta duração específicos para sua área de interesse e de trabalho. Aqui no Logística Descomplicada há uma seção dedicada apenas à Cursos e Eventos, vale a pena conferir.

Qual a implicação para as empresas?profissional destaque - como se destacar no mercado

As empresas só tem a ganhar: a logística consegue gerar mais lucro, agregar mais valor e melhorar a competitividade. Ao mesmo tempo, os dirigentes tem acesso a profissionais mais qualificados e com conhecimentos específicos nos processos logísticos, situação melhor do que a encontrada há alguns anos.

O panorama geral

A área deixou de ser meramente gerencial e passou a ter muita técnica envolvida. Não apenas é possível utilizar a matemática como apoio na tomada de decisões e diminuição dos custos, como a tecnologia que apóia a logística é praticamente sem fim. Existem sistemas automatizados para guardar e pegar produtos num armazém (picking), sistemas computacionais ERP completíssimos (que exigem meses de treinamentos e milhares de dólares na aquisição e implantação), a digitação do código do produto foi substituída pelo código de barras, código de barras 2D e pela etiqueta RFID, dentre outros avanços.

A logística também deixou de ser apenas uma função interna, tendo se expandido para a gestão da cadeia de suprimentos, e exige assim que os profissionais de diferentes empresas consigam se relacionar com sucesso. Credibilidade, parceria e flexibilidade entraram neste cenário como palavras-chave.

Assim, para atender as novas demandas, o novo profissional de logística e supply chain precisa ter conhecimentos técnicos da área, conhecimentos tecnológicos, conhecimentos comportamentais e tão importante quanto todos estes, também precisa de conhecimentos de gestão empresarial. O segredo para o sucesso é investir na sua qualificação.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).