O profissional de logística – formação, mercado e atividades

livro introdução à logística - o perfil do profissionalPara tentar desvendar e deixar mais claro quem é e o que faz o profissional de logística, recentemente fizemos a Série carreira e profissão, onde oferecemos aos leitores entrevistas com diversos profissionais que explicaram suas áreas de atuações, sugeriram cursos e deram dicas para quem quer atuar naquela área.

Se pudéssemos colocar as visões de diferentes profissionais juntas, unir com a opinião de pesquisadores e levantarmos as necessidades do mercado, teríamos uma pesquisa que avaliaria a qualidade da mão-de-obra oferecida ao mercado – e como o mercado vê essa mão-de-obra, em todos os níveis – operacional, tático e gerencial.

Isto é o que o leitor encontrará no ótimo livro Introdução à Logística – o perfil do profissional. O livro é dividido em 5 módulos:

O primeiro módulo aborda a história e a evolução da logística – com ênfase para o desenvolvimento da logística no Brasil – com uma característica niveladora, para que todos os leitores estejam aptos a aproveitar da mesma forma o conteúdo apresentado nos módulos seguintes.

O módulo seguinte trata das características educacionais, com ênfase na relação entre o nível de estudos e os cargos que aquele profissional está apto a desenvolver com qualidade. Como exemplo, o profissional com nível secundário profissionalizante está apto a desenvolver atividades de assistente de suprimentos; a formação técnica torna o profissional habilitado para o cargo de técnico em logística, passando ainda pela graduação e os cursos de mestrado e doutorado. Este módulo destaca ainda o ensino da logística no Brasil, falando dos cursos de formação de profissionais (ajudante, almoxarife, assistente de suprimentos), além dos cursos técnicos, tecnólogos, e pós-graduações na área. Para cada um desses cargos e formações o autor comenta as possibilidades de ascensão profissional e qual o perfil que o formando deve ter ao concluir o curso.

Um capítulo é inteiramente dedicado aos cargos e funções da atividade logística: são detalhadas as tarefas, requisitos, ritmo e futuro de diversos cargos tais como ajudante de carga, conferente, estoquista, faturista, encarregado de almoxarifado, gestor de estoques, comprador, coordenador de almoxarifado e coordenador de compras.

Após descrever as atividades, é necessário compreender o que o mercado espera desses profissionais, o que é feito para diversos cargos, começando no auxiliar de serviços gerais e indo até o supervisor de logística, o coordenador de suprimentos e o gerente de logística.

O próximo módulo do livro trata da ciência logística – porque hoje tudo na área logística é estudado, planejado e pensado, tornando-a uma ciência. A logística é segmentada em diversas áreas de atuação tais como a logística empresarial, a logística industrial, a logística de manutenção, a logística hospitalar, dentre outras.

O último módulo do livro visa dar ao leitor uma visão mais técnica, apresentando o raciocínio lógico, conceitos importantes para a iniciação à logística e introdução à lógica matemática, que é fundamental para o bom desempenho das funções logísticas.

Em resumo: Introdução a Logística: o perfil do profissional é um livro técnico com linguagem simples e objetiva, que disponibiliza aos leitores (sejam leigos ou profissionais) uma visão ampla do campo de atuação do profissional de logística.

É mais um livro conhecido e recomendado pelo Logística Descomplicada que você deve colocar na sua biblioteca: compre-o no Submarino, na Cia dos Livros ou faça uma busca de preços neste link.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).