Os maiores do mundo: aviões de carga e de passageiros (Antonov e A380)

Sem movimentação e transportes a logística não funciona. Assim, depois de várias matérias sobre infra-estrutura de transportes, vamos conhecer alguns dos monstros do transporte. Quais são os maiores do mundo em suas categorias: aviões, navios e caminhões.

Se você perdeu as matérias anteriores, confira:

Custo Brasil – a situação do transporte de cargas

Infra-estrutura das rodovias no Brasil

Infra-estrutura brasileira – transporte aéreo de passageiros

Logística brasileira: qual nossa situação?

Hoje veremos os maiores aviões do mundo: o maior avião de cargas e o maior avião de passageiros.

Amanhã o post trará o maior navio do mundo e também o maior caminhão do planeta. Prepare-se!

Maior avião cargueiro do mundo – Antonov An-225 Mriya

O antonov an 225 mriyaAntonov An-225 Mriya é um avião cargueiro fabricado na Ucrânia e operado pela Antonov Airlines (também Ucraniana). Ele foi desenvolvido para transportar cargas enormes e pesadas que jamais poderiam ser transportadas por outros aviões de cargas convencionais como o Boeing 747 Large Cargo Freighter, o Antonov An-124 ou o C-5 Galaxy, o mais próximo da capacidade do An-225. Inaugurado em dezembro de 1988, ainda está em plena operação. Ele pousa em chão de terra (com ou sem chuva) e até na neve (incluindo regiões remotas e desérticas da Sibéria). Foi utilizado para transportar o ônibus espacial russo Buran. Recentemente esteve no Brasil prestando serviço à Petrobras (Maior avião de carga do mundo visita o Brasil).

Com uma tripulação de apenas 6 pessoas, consegue carregar até 250 toneladas de carga, que entram por suas portas que medem mais de 4 x 6 metros. Ele vazio pesa quase 300 tonaladas.

Seu sistema de propulsão conta com 6 turbinas ZMKB Progress Lotarev D-18T, e precisa de uma pista de decolagem de 3,5km se estiver com carga total.

A velocidade de cruzeiro é de 800 km/h e sua velocidade máxima é de 850 km/h, tendo independência de viagem de até 15.400 km ou de até 4.000 se estiver com carga total.

Maior avião de passageiros do mundo – Airbus A380

airbus a380 - maior avião de passageiros do mundoO Airbus A380, desenvolvido e construído pela Airbus S.A.S. (EADS Systems), é o maior avião comercial de passageiros do mundo. O avião, chamado de Superjumbo, fez seu primeiro vôo experimental em 27 de Abril de 2005 em Toulouse, França. Compare o tamanho dele com o A340 na foto ao lado.

Características:

Tipo: Avião comercial
Fabricante: EADS Airbus
Primeiro vôo: 27 de Abril de 2005
Capacidade de: 555 a 845 passageiros
Comprimento: 72,75 metros
Envergadura: 79,80 metros
Altura: 24,08 metros
Velocidade máxima: 970 km/h
Peso máx. decolagem: 560.000 kg

Conhece algum super-equipamento que mereça entrar nesta lista? Deixe seu comentário abaixo.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).