Os maiores do mundo: navio e caminhão de carga

Seguindo com a série de matérias falando da estrutura de transportes, iniciamos uma matéria discutindo os meios de transporte utilizados na logística e quais os seus maiores expoentes mundiais.

Ontem vimos o post com os maiores aviões do mundo (Antonov e Airbus A380). Hoje veremos o maior navio cargueiro do mundo (um petroleiro), e o maior caminhão (usado em mineração).

Maior navio cargueiro do mundo – Knock Nevis

knock nevis maior navio cargueiro do mundo - petroleiroO Super-Petroleiro Knock Nevis , é o maior navio do mundo, sendo assim o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem. Depois de inúmeras reformas e mudanças de nome (já foi chamado de Seawise Giant, Happy Giant, Jahre Viking), hoje o Knock Nevis não navega mais. Ele atua como uma Base Flutuante de Armazenamento de Produtos Petrolíferos (ou FSO – Floating Storage and Offloading), pertencente à norueguesa Fred Olsen Production e está atualmente no Qatar para a Maersk Oil.

Poucos portos no mundo podiam receber o Knock Nevis (normalmente ele não atracava no porto, descarregava o petróleo em navios menores) e também devido ao seu grande calado não podia navegar no canal da Mancha, no canal do Panamá ou no canal de Suez.

Com um comprimento de mais de 458 m e um calado de quase 30m quando carregado, não podia se aproximar da costa.

Algumas informações sobre o Knock Nevis:

O Knock Nevis transportava petróleo do Golfo Pérsico para os Estados Unidos e são necessários alguns deles somente para suprir o consumo diário de petróleo americano. Enquanto um carro faz curva em um raio de 10 metros, o Jahre Viking só consegue fazer curvas em um raio de 3.7 km! Na velocidade máxima, para parar totalmente o Jahre Viking precisa de 10 km!

Para não perder tempo e se cansar, a tripulação anda de bicicleta no seu convés!

Se um motorista de carro ganhasse de presente um desses cheio de gasolina, poderia, gastando um tanque de gasolina de 50 litros por semana, rodar por 259.345 anos!

  • Comprimento: 458.4 metros (mais de 4 campos de futebol)
  • Largura: 68.9 metros (equivalente a um edifício de 23 andares)
  • Calado (Profundidade do Casco Submerso): 24.5 metros (equivalente a um edifício de 8 andares), o dobro de um super-transatlântico
  • Peso Carregado: 564.763 toneladas (mais de 5 vezes o peso de um porta-aviões classe Nimitz)
  • Capacidade de Carga: 674.297 metros cúbicos ou 4.240.865 barris de petróleo (+ de 18 mil caminhões tanque)
  • Valor da Carga: US$ 122 milhões
  • Espessura do Casco: 3.5 cm
  • Propulsão: Turbinas a Vapor (50 mil HP), 1 hélice de 9 metros de diâmetro (equivalente a um edifício de 3 andares) girando a 85 RPM
  • Velocidade Máxima: 29 Km/h
  • Tripulação: 40

Em dezembro de 2009, uma empresa de desmontagem de navios indiana comprou o petroleiro que foi renomeado como Mont para sua derradeira viagem. No começo de janeiro de 2010 o maior navio do mundo foi desmontado

Maior caminhão do mundo – Caterpillar 797B

catterpilar 797b maior caminhão do mundoQuem é dona desta incrível marca é a empresa norte-americana Caterpillar que fabricou o maior caminhão do planeta, desbancando o Terex Titan 33-19 que até então era o dono do título.

Um detalhe interessante é que o imenso motor a diesel não movimenta o caminhão. Ele serve de fonte de energia (3650-horsepower ou 2723-kilowatt) para dois motores elétricos, que estes sim, tracionam as enormes rodas. Custa apenas 3 milhões de dólares…

Características

Motor: 24 cilindros com potência máxima de 3.650 cavalos-força
Comprimento: 14,5 metros (Único quesito que perde para o Terex Titan)
Altura: 7,6 vazio
Peso vazio: 600 toneladas
Peso com carga: 945 toneladas
Total de carga suportada: 345 toneladas
Capacidade de combustível: 6.814 litros

Conhece algum super-equipamento que mereça entrar nesta lista? Deixe seu comentário abaixo.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).