Ranking do PIB mundial (Brasil e outros países comparados)

ATUALIZAÇÃO (maio de 2012): Leia o artigo

Brasil: 6ª potência econômica no ranking do PIB mundial

Atualização em dezembro/2011: Brasil torna-se a sexta potência econômica mundial 

lista do pib mundial por paísesDepois da recente crise econômica mundial, que em alguns países ainda continua a causar seus efeitos, vemos algumas mudanças no ranking das maiores economias do mundo.

Passando por um período de estabilidade, o Brasil tem ganho posições e é hoje a 8ª maior economia do mundo, com folga para o 9º colocado (Canadá) e muito perto de ultrapassar a Itália. A China ultrapassou o Japão para tornar-se a 2ª maior economia do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos, que continuam líderes absolutos.

Nos parágrafos abaixo você encontrará além da lista das maiores economias do mundo alguns gráficos que ajudarão a entender a dinâmica e que ajudam a colocar em perspectiva o tamanho das economias de diversos países.

Começamos pelo Brasil e com uma comparação com nossos vizinhos. Veja nas imagens abaixo (clique para ampliar e veja todas em sequência pelas setas abaixo da imagem; clique na imagem para fechar e voltar ao texto) como o PIB do Brasil (calculado em dólares americanos) evoluiu muito nos últimos anos, com uma pequena queda devido à crise. Esta arrancada também se deve à estabilidade econômica e controle do dólar.

Quando colocamos alguns de nossos vizinhos sul americanos, percebemos que o Brasil é a potência econômica local, e deve utilizar-se disto para tornar-se também uma potência política, sem se deixar influenciar ou abalar por presidentes ditadores que utilizam discurso forte.

[nggallery id=13]

Mesmo quando inserimos o México, que no início da década despontava como um grande concorrente do Brasil no cenário internacional, vemos que hoje a comparação econômica entre os dois países já favorece com folga o Brasil.

A comparação começa a ficar mais séria quando colocamos no mesmo gráfico os países que compõem o BRIC. Comparando o Brasil com Índia e Rússia mostra que são países que estão muito parecidos quanto ao tamanho de suas economias. No entanto quando incluímos a China, percebemos que o poder econômico é muito diferente deste último para os três primeiros. O gráfico mostra isso claramente e pode ajudá-lo a compreender se perceber que o PIB chinês é maior do que a soma dos PIBs brasileiro, russo e indiano.

[nggallery id=14]

Incluindo neste mesmo gráfico o PIB dos Estados Unidos faz com que os PIBs dos demais países percam a representatividade regional e passem a ser coadjuvantes no cenário mundial.

Confira na tabela abaixo a lista das 10 maiores economias do mundo, com dados do Fundo Monetário Internacional de 2010.

[table id=28 /]

Na imagem abaixo, veja a comparação dos gráficos do PIB dos 10 primeiros países desta tabela, e na segunda imagem a comparação do mesmo gráfico mas incluindo o total do PIB mundial.

[nggallery id=15]

Finalmente, na imagem abaixo, você tem a representação de cada país através de um círculo, e círculos maiores representam PIBs maiores. Assim, você consegue comparar no mapa mundi os países mais importantes do ponto de vista econômico.

[nggallery id=16]

* todos os gráficos utilizados nesta matéria foram obtidos através do banco de dados de Indicadores de Desenvolvimento Mundial do Google

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).