Rede de contatos ativa é networking eficaz

Networking - rede de contatosVocê já parou para pensar no peso que tem uma indicação de alguém que você confia? Seja na compra de um produto, sugestão de restaurante ou indicação de um médico, confiamos muito nas indicações que recebemos de nossos amigos.

O mesmo raciocínio é válido para uma indicação profissional. Imagine o peso que tem a indicação de um funcionário ao RH ou direção da empresa, sugerindo um nome para uma vaga recém aberta pela organização.

Por isso é importante manter sua rede de contatos sempre ativa, sabendo daquele novo curso que você fez, o diploma que recebeu ou (infelizmente) sua nova condição de desempregado. Uma rede de contatos ativa, a qual damos o nome de networking, é peça chave para o sucesso profissional.

Pesquisas mostram que de 50% a 70% das pessoas acharam seu último emprego através de networking, ou seja, trabalhando a rede de contatos. Mas não se engane: networking ativo não é ter 1000 amigos no Orkut, Facebook ou Linkedin e atualizar seu status para dizer que você se formou ou que busca um novo emprego.

Se você se orgulha da coleção de cartões corporativos, também é melhor repensar sua estratégia de networking. Alguns estudos afirmam que qualidade é melhor que quantidade na hora de montar uma rede de contatos eficiente – aquela que de fato pode resolver problemas de negócios e a encontrar um novo emprego. Uma dessas pesquisas, de um pesquisador da Universidade de Oxford afirma que, assim como no mundo real, interagimos com no máximo 150 pessoas por ano no mundo virtual.

A maneira correta de fazer networking é investir em relacionamentos duradouros, especialmente quando você não precisa deles. Relacionamentos baseados em interesse, quando você procura a outra parte apenas quando precisa, não criam o engajamento necessário para motivar a ajuda.

Uma maneira de criar este engajamento é “oferecer algo de valor” sempre. Falo aqui de seu conhecimento, suas experiências, conselhos, sugestões. Quando você faz uma pesquisa na internet em busca de alguma ajuda ou informação, você deixa um comentário no site ou fórum de discussão onde encontrou o que precisava? Você participa de 50 (ou 500) comunidades no Orkut, mas você deixa sua opinião e pontos de vista por lá? Você está lendo esta matéria (e espero que já tenha lido várias aqui no site), mas quantas vezes você deixou um comentário para aumentar a comunicação, oferecer um outro ponto de vista e discutir com os outros leitores? Pratique a expressão de suas idéias, interaja e você verá como ficará mais fácil praticar o networking da maneira correta. Faça disso um hábito!

Tudo isso faz parte de um método trabalhoso, duradouro, mas que cria em você o espírito adequado para fazer um networking de qualidade.

Repense sua estratégia de interação, especialmente no mundo virtual. E se quiser interagir com outras pessoas da mesma área que você, o Logística Descomplicada oferece diferentes maneiras para que você conheça outras pessoas da sua área:

– os espaços abaixo para seus comentários são sempre fonte de novas ideias, diferentes pontos de vista e opiniões. Participe, pratique, escreva!

– temos uma comunidade no Orkut – se você está ligado nesta rede, entre lá e discuta, pergunte, responda…

– temos também um perfil no Facebook – que é menos utilizado no Brasil do que o Orkut, mas ainda assim reúne pessoas ligadas na logística.

– finalmente, estamos sempre presentes no Twitter, essa forma sensacional de comunicação. Conheça e adicione o perfil @Logistica_Desc (inclusive sempre tem promoções exclusivas por lá!).

Agora é com você!

[nggallery id=9]

Veja mais matérias na série especial sobre carreira e profissão na área de logística.

Para não perder nenhuma matéria, você tem várias opções para receber as notícias da maneira que achar mais conveniente: feed, email, Twitter… escolha seu jeito preferido de receber todas as atualizações do site automaticamente.

Gostou dessa matéria? Doe qualquer valor e ajude a manter o Logística Descomplicada gratuito:

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá. Conheça mais no menu Sobre (acima).