Categorias
Desempenho Gestão Logística

Série: Administrando a Produção 1 – VMI e TOC

Em recentes matérias aqui no Logística Descomplicada vimos que diferentes sistemas produtivos e diferentes estratégias são utilizados pelas empresas, e que a identificação e a escolha adequada destes elementos define a vantagem competitiva da organização e pode resultar em grande sucesso (ou fracasso).

Hoje iniciamos a Série Administrando a Produção: serão três matérias que visam explicar um pouco mais sobre alguns sistemas ou tecnologias utilizadas para administrar a produção e agilizar o sistema logístico.

Começamos hoje explicando os sistemas VMI (Vender Managed Inventory) e TOC (Teoria das Restrições). Na quarta-feira o próximo artigo abordará os sistemas Just in Time e Kanban. O último artigo desta série vai ao ar na sexta-feira e trará explicações sobre a Pesquisa Operacional e a Teoria das Filas.

Aproveite! Veja agora o que são e pra que servem o Vendor Managed Inventory e a Teoria das Restrições.

Vendor Managed Inventory (VMI)

VMI significa Vendor-Managed Inventory, ou Estoque Gerenciado pelo Fornecedor. É um esquema de reposição de estoques em que o cliente não precisa controlar as quantidades disponíveis e fazer pedidos; esta responsabilidade é do vendedor, que tem acesso em tempo real ao nível de estoques em seus clientes e decide quando e quanto enviar para cada um. Os clientes economizam por não ter que alocar esforços (pessoas, tecnologia, tempo) para gerir alguns de seus produtos e os fornecedores podem tomar decisões em conjunto para vários clientes, aumentando a eficiência de processos produtivos e de sistemas de transportes.

Para funcionar adequadamente ele requer confiança entre os parceiros e sistemas de informação que possam “conversar” entre si (EDI – Eletronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados).

Teoria das Restrições (TOC)

A Teoria das Restrições (TOC – Theory of Constraints) foi desenvolvida pelo físico Eliyahu M. Goldratt, que procurou utilizar a lógica de raciocínio utilizada na Física para explicar os fenômenos que acontecem nas organizações, especialmente nas industriais. A maior contribuição de Goldratt foi dar destaque ao fato de que todo sistema produtivo contém uma restrição, e esta determina sua capacidade. A partir daí, ele concentrou-se em desenvolver ferramentas que permitissem o gerenciamento otimizado das restrições, e conseqüentemente do sistema.

As restrições podem ser de ordem física, como a demanda, o fornecimento de matérias-primas ou uma das estapas do processo produtivo, ou gerencial, como procedimentos, políticas e normas. Um dos pressupostos da TOC é de que todo sistema, tal como o de uma empresa que visa lucros, tem pelo menos uma restrição. Sendo assim, para melhorar o desempenho do sistema é preciso administrar a restrição. Se o sistema não possuísse uma limitação, ele poderia atingir resultados infinitos, o que não ocorre na prática.

Você já usou alguns desses sistemas? Conhece algum outro que mereça fazer parte desta série?

Deixe sua opinião nos comentários.

Por Leandro Callegari Coelho

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá.

3 respostas em “Série: Administrando a Produção 1 – VMI e TOC”

Gostei muito da matéria.

Achei interessante esta questão do VMI, porém o a empresa e o fornecedor devem ter um vinculo de confiançã muito grande para que nao aja nenhum tipo de sacanagem um com o outro.

VMI – A idéia do VMI é legal..mas exige um nível de organização alto de todas as partes (cliente e fornecedor) eu particularmente não conheço nenhuma empresa que utiliza este conceito com sucesso no ocidente. Na ásia sei que tem um conceito similar mas mais simples baseado em confiança e contratos de longo prazo e com objetivos claros entre as partes.

TOC – Estudamos alguns casos e fizemos uma comparação entre TOC e PL o qual o TOC apresentou resultados ligeiramente inferiores ao PL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *