Categorias
Logística

Sustentabilidade na logística – exemplos reais

Já discutimos como a logística pode ajudar o meio ambiente, como por exemplo com embalagens mais sustentáveis ou através da logística reversa. Hoje veremos exemplos de grandes empresas que contribuem para esta tendência, como Walmart, PepsiCo e IBM. Estes exemplos vem do jornal LA Times e mostram como o Walmart e outras companhias têm se esforçado para melhorar sua sustentabilidade. Há alguns exemplos interessantes que se aplicam além da gigante do varejo.

exemplos e estudos de caso em logística reversa e sustentabilidadeA cervejaria Anheuser-Busch InBev disse querer reduzir em 30% o uso de água em seus processos produtivos em até 5 anos e reciclar 99% de seus resíduos até 2012. A varejista de ferramentas Lowe’s reciclou quase meio bilhão de quilos de pallets de madeira e papelão.

No ano que vem, a PepsiCo Inc. está planejando testar garrafas feitas a base de plantas – que incluiriam mais de meio milhão toneladas de cascas de aveia e de laranja, que normalmente são resíduos de outras atividades da empresa.

A IBM ficou em primeiro lugar dentre 100 empresas no quesito ambiental da lista da Corporate Responsability Magazine. Mas o ambientalismo não é somente “uma demonstração de virtude da empresa” ou uma forma de filantropismo, segundo o diretor executivo Samuel Palmisano. É uma estratégia de crescimento.

“As preocupações sobre nosso meio ambiente não se opõem às preocupações sobre nossas economias e sociedades – elas são uma só”.

Para o Walmart, algumas iniciativas vão diretamente para as operações do dia-a-dia. Mas por trás das prateleiras, as operações passaram por grandes mudanças sustentáveis. A empresa afirmou que 80% dos seus resíduos na Califórnia não vão mais para os aterros sanitários – eles são reciclados em novos produtos. Ela já economizou milhões de dólares reciclando embalagens de produtos.

Mas isto vem com uma advertência: o Walmart afirma que acompanha o processo cautelosamente, pois qualquer passo dado afeta milhares de fornecedores.

“Como uma grande empresa, temos a responsabilidade e uma oportunidade – as decisões que tomamos podem acelerar mudanças por toda a cadeia de suprimentos”, disse Leslie Dach, vice-presidente executiva de assuntos corporativos. “Mas nós temos que ser mais cautelosos devido ao nosso porte”.

É uma troca interessante. Por um lado, o Walmart pode fazer muitas empresas entrarem nesta corrida. Se eles decidem que algo deve ser feito, empresas e cadeias de suprimentos podem mudar rapidamente. Por outro lado, eles sabem que existem consequências severas se eles estiverem errados. Isto significa que empresas pequenas podem arriscar mais se encontrarem alguém disposto a arriscar com eles. O Walmart certamente encontrará alguém disposto a jogar o jogo deles, mas se estiverem errados isto custará muito dinheiro para muitas pessoas.

Baseado no texto “Green packaging” de Martin A. Lariviere, publicado no blog The Operations Room. Tradução e adaptação feitas por Leandro Callegari Coelho e autorizadas pelos autores exclusivamente para o Logística Descomplicada.

Por Leandro Callegari Coelho

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá.

8 respostas em “Sustentabilidade na logística – exemplos reais”

Como Técnica de Treinamento do Walmart, comprovo o comprometimento pois estamos aplicando o Mobiliza Geral 2011 (Plataforma de Sustentabilidade) em nossas unidades para todos os associados.

Dexter, os riscos estão associados principalmente pelo tamanho das consequências.
Se eles decidem comprar apenas material reciclado para alguma atividade, certamente muitos fornecedores irão quebrar. Por outro lado, uma cadeia de novos fabricantes irá se formar em torno do mercado reciclado.
Os fornecedores do Walmart são dependentes deles. Qualquer decisão do Walmart influencirá centenas de fornecedores e milhares de empregos ao longo das cadeias de distribuição.

Os riscos para o Walmart não são muito diferentes dos riscos para outras empresas: uma decisão errada leva ao prejuízo.

Sempre estou buscando me atualizar no assunto e gostei muito da matéria.

Parabéns pelo texto. Tenham uma ótima semana.

Gislene

Interessante este artigo. Realmente a Sustentabilidade é uma tendência, e não uma moda. A PepsiCo também utiliza de displays recicláveis, mais um exemplo de preocupação com o Meio Ambiente. Mas não basta ter uma atitude sustentável. É preciso fazer um marketing dessas atitudes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *