
Termos de vendas internacionais – INCOTERMS
Todo profissional de logística ao menos já ouviu falar de algum dos INCOTERMS – nem que tenha sido só os mais conhecidos CIF e FOB. Se você não os conhece, ou se quer conhecer algo a mais sobre o assunto, continue lendo.
Os INCOTERMS (International Commerce Terms) são um conjunto de termos que servem para determinar quem arca com os custos e com as responsabilidades no comércio internacional. Eles são publicados pela ICC (International Chamber of Commerce, ou Câmara Internacional do Comércio). A última versão dos INCOTERMS foi atualizada em 2010 e você conhece abaixo a tabela completa:
Existem 4 grupos de termos, que variam desde a menor responsabilidade e custo ao comprador até a menor responsabilidade e custo ao vendedor.
O grupo E é aquele que oferece a menor responsabilidade e custo ao vendedor – o comprador deve buscar as mercadorias nos domínios do vendedor. O grupo F é caracterizado pela entrega das mercadorias a um transportador indicado pelo comprador. No grupo C, o vendedor contrata o transporte mas não assume outros riscos. FInalmente, no grupo D, o vendedor tem a maior responsabilidade dentre todos os grupos.
Confira em detalhes os termos na tabela abaixo:
[table id=33 /]
[table id=34 /]
[table id=35 /]
[table id=36 /]
Existem ainda outras condições de venda, mas estas devem ser evitadas pois não são disciplinadas pela ICC (em sua publicação nº 715E, de 2010, que regulamenta os INCOTERMS). Estas incluem:
C + F (COST PLUS FREIGHT / CUSTO MAIS FRETE): O vendedor arca com os custos e riscos das tarefas no país de exportação, bem como contrata e paga o transporte internacional convencional. Utilizável em qualquer modalidade de transporte.
C + I (COST PLUS INSURANCE / CUSTO MAIS SEGURO): O vendedor arca com os custos e riscos das tarefas no país de exportação, bem como contrata e paga o seguro de transporte internacional convencional. Utilizável em qualquer modalidade de transporte.
OCV (OUTRA CONDIÇÃO DE VENDA): Utilizável em operação que não se enquadre em qualquer das situações descritas na resolução citada.