Categorias
Logística Transportes

Tipos de caminhões (tamanhos e capacidades)

tamanhos e tipos de caminhõesNesta matéria vamos apresentar os diferentes tipos de caminhões, suas especificações e capacidades, começando pelos pequenos veículos urbanos de carga, utilizado dentro de centros urbanos, até os grandes caminhões articulados que encontramos em rodovias, utilizados para transporte de grandes quantidades de carga por longas distâncias.

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) limita o peso máximo por eixo que pode ser carregado pelos veículos. Este limite deve-se ao fato que quanto maior a força que os pneus aplicam sobre a camada de asfalto, maior será a degradação deste asfalto. Assim, os caminhões podem levar muito peso, desde que ele esteja distribuído por vários eixos (maior número de rodas para distribuir o peso da carga).

Confira os tipos de caminhões e algumas especificações:

VUC - veículo urbano de cargaVeículo Urbano de Carga (VUC): O VUC é o caminhão de menor porte, mais apropriado para áreas urbanas. Esta característica de veículo deve respeitar as seguintes características: largura máxima de 2,2 metros; comprimento máximo de 6,3 metros e limite de emissão de poluentes.  A capacidade do VUC é de 3 toneladas.

caminhão tocoToco ou caminhão semi-pesado: caminhão que tem eixo simples na carroceria, ou seja,  um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples. Sua capacidade é de até 6 toneladas, tem peso bruto máximo de 16 toneladas e comprimento máximo de 14 metros.

caminhão truckTruck ou caminhão pesado: caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. O objetivo é poder carregar carga maior e proporcionar melhor desempenho ao veículo. Um dos eixos traseiros deve necessariamente receber a força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possui peso bruto máximo de 23 toneladas e seu comprimento é também de 14 metros, como no caminhão toco.

Carretas: são uma categoria em que uma parte possui a força motriz (motor), rodas de tração e a cabine do motorista e a outra parte recebe a carga. A parte motriz recebe o nome de cavalo mecânico, e este pode ser acoplado a diferentes tipos de módulos de carga, chamados de semi-reboque. Veja abaixo alguns modelos:

caminhão cavalo mecânicoCavalo Mecânico ou caminhão extra-pesado: é o conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo simples (apenas 2 rodas de tração). Pode-ser engatado em vários tipos de carretas e semi-reboques, para o transporte.

caminhão cavalo mecânico trucadoCavalo Mecânico Trucado ou LS: tem o mesmo conceito do cavalo mecânico, mas com o diferencial de ter eixo duplo em seu conjunto, para poder carregar mais peso. Assim o peso da carga do semi-reboque distribui-se por mais rodas, e a pressão exercida por cada uma no chão é menor.

caminhão carreta 2 eixosCarreta 2 eixos: utiliza um cavalo mecânico e um semi-reboque com 2 eixos cada. Possui peso bruto máximo de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

caminhão carreta 3 eixosCarreta 3 eixos: utiliza um cavalo mecânico simples (2 eixos) e um semi-reboque com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

caminhão carreta cavalo trucadoCarreta cavalo trucado: utiliza um cavalo mecânico trucado e um semi-reboque também com 3 eixos. Possui peso bruto máximo de 45 toneladas e comprimento máximo também de 18,15 metros.

caminhão bitremBitrem ou treminhão: é uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos, que permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas. Os semi-reboques dessa combinação podem ser tracionados por um cavalo-mecânico trucado.

Rodotrem: é uma combinação de veículos de carga (dois semi-reboques) composta por um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas. Os dois semi-reboques dessa combinação são interligados por um veículo intermediário denominado Dolly. Essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).

O bitrem é um conjunto que possui duas articulações (quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro) e o rodotrem é um conjunto que possui três articulações (quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly).

Aproveitem e vejam essa coletânea de imagens abaixo:

[nggallery id=10]

As fotos de número 5, 8, 11 e 12 têm os direitos autorais reservados ao site Logística na Veia e estão publicadas com autorização daquele site.

Por Leandro Callegari Coelho

Leandro C. Coelho, Ph.D., é Professor de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos na Université Laval, Québec, Canadá.

117 respostas em “Tipos de caminhões (tamanhos e capacidades)”

Acredito que atualmente temos alem de todos os modelos de veiculos de carga apresentados acima, algumas modificações que modificam a capacidade de carga dos caminhões tais como:

– Distanciamento entre eixos
– Posição do 4° Eixo em trucks
– Posição da Vanderleia em carretas
– Modelo de caminhões da mesma categoria.
– Posicionamento da carga

O mercado de pesados cada vez mais tende a carregar a maior quantidade de peso em um unico transporte, fato que nos implica em péssimas estradas uma vez que o terreno não esta preparado para receber a quantidade de carga que é transportada em um caminhão.

Boa tarde amigo, Categoria “C” ou “D”, se o semirreboque não tiver mais de seis mil quilos, categoria “E” se tiver.

bom dia, estamos com problemas no meu predio de informação, houve compra de caminhões pipa e estamos achando estranhos as medidas, tipo 13.000 litros, 20.000 litros, 22.000 litros e até uma com 54.000 litros.
sabe me dizer qual a capacidade por veiculo deste tipo de material transpostado

Balanço, em arquitetura, e quando tem uma ponta de viga em que nao há um pilar de sustentação, (T) como na letra TÊ em que as pontas da haste horizontal estão “pendentes”. Nos caminhões o conceito é o mesmo. E a parte suspensa a partir do último ponto de ancoragem com o solo, ou seja, as rodas, o eixo. A partir do eixo em direção a extremidade, inicia-se o balanço, seja frontal ou traseiro. Nos automóveis de passeio e/ou carga observamos que o balanço traseiro nada mais é do que a parte do porta malas, maiores em sedãs e stations wagons e menos em hatches, como na segunda geração do Corsa se nao me engano a partir do modelo 1996, o qual tinha a traseira “achatada” na versão quatro portas, efeito causado pelo balanço traseiro curto.

Olá pessoal, ótimo dia! estamos lançando uma nova modalidade de marketing, é a MÍDIA SOBRE RODAS. Trata se da propaganda em caminhões bau. Para proprietários de caminhões e frotas, uma possibilidade de melhoria de rentabilidade! Para grandes anunciantes, uma alternativa de mídia de grande impacto, neste momento, estamos cadastrando caminhões para depois buscarmos os clientes anunciantes. quem tiver interesse favor nos contatar pelo email: otarlopes@gmail.com

É por eixo todos eles 6 toneladas os dianteiro e 10 toneladas o traseiro nos caminhoes mais novos e carreta 6 ton dianteiro 10 ton no traseiro do cavalo e 8,5 ton nas carretas. agora na carreta vanderleia aquela que o entre eixo é afastado um dooutro acima de 1 metro e 35 centimetro é de 10 toneladas por eixo.

Ola,
Tenho vw delivery 5-140 e gostaria de saber como faço para identificar na lateral as especificações do peso, se precisa pesa-lo para saber o total, se tem como comprar essa placa, sou novo nesse ramo, ele e bau classificado como vuc

Gerson, boa tarde!

Veículo VUC significa Veículo Utilitário/Urbano de Carga, é a denomição que abrange veículos com capacidade de carga de até 3.000kg e são autorizados à rodar em áreas urbanas.

É possível ver uma explicação ainda mais detalhada na publicação acima

Olha amigo como já vem ocorrendo grandes montadoras estão fabricando caminhões tipo VUC (veículo Urbano de carga) que ultrapassa as 3 toneladas de carga (são o casos do VW
8-160 que leva quase 4 tons
9-160 que leva quase 5 tons
10-160 que leva quase 6 tons
A Ford pela sua vez tem os cargos
816 que leva quase 4 tons
1119 que leva quase 6 tons
E a Mb também tem os seus cons os Acelos
816 que leva quase 4 tons
1016 que leva quase 6 tons)
Maioria deles que citei já são veículos com implemento ( somente carga útil os pesso q falei)

Bom dia,

esse valores aí são os regularizados viu, pela lei.
Na prática, colocamos muito mais peso.
Rodei num 8-150 e puxava uma média de 7,5t todo dia.

Gostariade Saber se o Modelo de Caminhão Axor 2536 6X2 para um semi reboque de três eixos,quanto ele pode carregar de carga liquida?

Olá Miguel o MB Axor 2536 6×2 possui capacidade máxima de tração de 60 toneladas dependendo da sua configuração. O modelo é ideal para tracionar combinações de 3 eixos, com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 48,5 ou 53 toneladas.

Conta: PBTC 53 Toneladas (-) Peso Axor 2536 Aproximado 10.000 (-) peso semi reboque 10.000 = 33 Toneladas de Carga livre (Obs: Valores Aproximado)

A Capacidade ira variar de acordo com o Semi Reboque! (Tipo, Peso, Disposição dos Eixos)

Att,
Erialdo Ramos – Consultor de Consórcio
*Caminhão * Vans * Carros * Imóveis *

Gostei da explicação, mas faltaram alguns modelos de carros como os Bi trucks e os carros menores que os Vucs e com capacidade que varia de 1500 kg até os 3000 kg.

gostaria de um esclarecimento to comprando um caminhao 24280 truco ano 2012 .gostaria de saber se um bau de 8.6 m suporta uma carga de 14 toneladas , mais uma coisa ate quntos tonelads esse caminhao suporta em peso liquido fico agradecido se alguem tirar minhas duvidas

gostaria d tirar uma duvida, e correto em uma decida d serra, eu usar a reduçao, ou melhor dizendo, desser com o cavalo reduzido? ja ouvi varias verçoes, ums diz q sim, outros diz q nao.
entao gostaria d ter um resposta . vou ficar no aguardo! meu email p/ respota. (leonelcarlos31@hotmail.com)

Amigo quando vc sobe a tau subida vc tem q trocara macha voltando aí vc usa a redução pois ( usando a faixa de rotações mais adequadas para tirá a força do caminhão e sem força-lo )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *