Pode parecer bobagem, mas nada incomoda mais do que alguém dizer que logística é só transporte. Tenho certeza de que muitos profissionais já experimentaram de perto aquele desinteresse ou mesmo o desdém dos ignorantes que preenchem os mercados com suas visões embaçadas e com suas opiniões parciais. E não incomoda o fato de não saberem sobre a Logística, afinal muitos profissionais também não conhecem muito sobre essa recente maravilha, mas é por sentir de perto aquilo que os governos fazem quando “planejam” seus orçamentos e desprezam um setor que é o caminho do emprego e da sustentabilidade.
Papeis como o que desempenhamos aqui no Logística Descomplicada ajudam muito a desconstruir a falta de importância sentida pelos profissionais da área, já que os desafios são reais, e tentam deixar outros setores mais próximos do verdadeiro significado da Logística através do conhecimento. Quando se lê algumas linhas, muitos não imaginam, nem de longe, quantas horas de pesquisa e de construção empírica foram dedicadas para lhes levar informação segura e isenta para que você possa construir sua opinião e encarar o mercado de uma forma mais clarificada.
Claro que hoje tudo é motivo para desconfiança. São muitas as informações que se desenham fantasiosas ou estrategicamente direcionadas para o alcance de um ideal ou meramente para “encher linguiça”. A Logística, por ser relativamente recente ante outras profissões, está repleta de informações que nos faz pensar que é um paraíso, ou por outro lado que é extremamente desanimadora, nos fazendo duvidar de tantos absurdos. Eu mesmo sempre duvidei do caos rodoviário logo que me encantei pela Logística, até conhecer de perto esse modal anos depois. Os apertos que passei em minhas jornadas para garantir uma pesquisa mercadológica sincera foram clarificadores, mas não desanimadores, pois eu já estava fisgado e com o pleno conhecimento do quão importante era a Logística.
Embora saibamos que as empresas olham melhor para aqueles setores que lhes proporcionam receita direta, também sabemos que o ambiente externo, ou seja, nossa falta de infraestrutura, não possibilita soluções mais impactantes na redução dos custos, outra menina-dos-olhos dos empresários, e assim enxergam a Logística como o sol quente do deserto pelo qual eles têm que caminhar. Porém, a visão está equivocada, pois a Logística não deve ser representada pelo “sol quente”, mas pela oportunidade de poder atravessar o deserto, e não apenas com o objeto do transporte, mas com um diversificado pacote de soluções.
E a Logística vem sendo, dessas e de outras formas, mal interpretada no mundo empresarial: ela vale o que pode dar de lucro ou o que pode reduzir nos custos, e nunca o que pode proporcionar num contexto empresarial e ambiental. Por isso é chato quando você propõe soluções logísticas que envolvem processos e pessoas para alguém que pensa que a Logística se resume em transportes. É como ouvir desse alguém que uma unha é mais importante do que um útero.
Está claro que temos um longo caminho pela frente. Mudar tais conceitos demanda tempo, mas esse tempo não pode ser esperado como algo que passe por si só, ele deve ser um tempo com dedicação e empenho daqueles que acreditam que tudo pode ser diferente, que todos os profissionais mereçam ser respeitados e valorizados e que a Logística seja enxergada como um pacote de soluções que vai além do que conhecemos hoje.
É para isso que trabalha o Logística Descomplicada: um instrumento sério, cujas informações contribuem para a construção do real entendimento e importância da Logística, para lhe ajudar em seu caminho profissional através da exploração de conteúdo para trabalhos acadêmicos, escolhas profissionais, meios e soluções para o mercado, na construção de um profissional voltado à excelência e de um cidadão mais consciente de seu papel na sociedade.
Precisamos de sua ajuda para continuarmos oferecendo qualidade na informação com a qual tudo podemos transformar. Opine, participe das discussões, sugira temas, seja um patrocinador ou doador. Tudo isso é feito para e por você.